Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

845801 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com relação aos transtornos somatoformes, correlacione as características clínicas ao respectivo diagnóstico.

A → Transtorno de ansiedade de doença.

B → Transtorno de sintomas somáticos.

C → Simulação.

D → Transtorno factício.

( ) Presença de sintomas somáticos sem correlação com doença orgânica, relacionados à ansiedade e ao medo de estar doente.

( ) O indivíduo se submete a diversas consultas e a procedimentos médicos, em função de sintomas falsos, com a intenção de obter atenção.

( ) O indivíduo demonstra ansiedade significativa relacionada ao medo de ter uma doença, na vigência de sintomas somáticos ausentes ou mínimos.

( ) O indivíduo produz sintomas falsos, com a intenção de obter ganho direto, como receber aposentadoria, escapar de processo judicial, etc.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
841458 Ano: 2016
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Junta Oficial em Saúde é a perícia oficial em saúde realizada por grupo de três médicos ou três cirurgiões-dentistas e Perícia Oficial Singular em Saúde é a perícia oficial em saúde realizada por apenas um médico ou um cirurgião-dentista. Em relação às duas modalidades de perícia, assinale a alternativa que apresenta uma avaliação pericial de competência da Perícia Oficial Singular em Saúde, NÃO sendo necessária a avaliação por Junta Oficial em Saúde.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
841261 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Associe os transtornos de personalidade com os principais mecanismos de defesa utilizados.

A → Transtorno de personalidade borderline.

B → Transtorno de personalidade obsessivocompulsiva.

C → Transtorno de personalidade paranoide.

( ) Racionalização, intelectualização, bloqueio.

( ) Cisão, projeção, negação.

( ) Identificação projetiva, cisão, atuação.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
841197 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com relação ao transtorno conversivo, conforme o DSM-5, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
841113 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Quanto ao gênero no Transtorno Obsessivo-Compulsivo, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) A idade de início é mais precoce no sexo masculino.

( ) Existe maior probabilidade de haver transtornos de tiques comórbidos no sexo masculino.

( ) Existe maior probabilidade de sintomas nas dimensões de pensamentos proibidos e simetria no sexo masculino.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
840936 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Situações traumáticas extremas, como catástrofes naturais, acidentes de trânsito, guerra e violência urbana, são potencialmente desencadeantes de transtornos mentais. Entre eles, destaca-se o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). No contexto da classificação diagnóstica atual, o DSM-5, avalie as assertivas a seguir.

I → Os critérios A compreendem as formas de exposição a um episódio concreto, ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual, que incluem, entre outros, a exposição a fotos, filmes e relatos detalhados de eventos traumáticos, quando a exposição é repetitiva e relacionada ao trabalho (por exemplo, policiais, peritos, psicoterapeutas, etc).

II → A presença de sintomas dissociativos, como entorpecimento emocional, desrealização/despersonalização e amnésia dissociativa, é necessária para o diagnóstico de TEPT.

III → A presença de um estado emocional negativo persistente, comportamento imprudente ou autodestrutivo, assim como a irritabilidade e surtos de raiva, desencadeados por eventos traumáticos, apontam mais provavelmente para um diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, que pode se manifestar a qualquer momento da idade adulta.

IV → O TEPT costuma iniciar logo após a vivência de um evento traumático e o seu diagnóstico pode ser dado dentro das 4 primeiras semanas após a exposição.

V → A amnésia dissociativa pode ocorrer em indivíduos vítimas de traumas, mas, nesse caso, para o diagnóstico, é preciso primeiro excluir TEPT.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
834914 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A era da impaciência

Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário

A vida no século XXI pode não ser maravilhosa como sugerem as propagandas de telefones celulares, graças aos consideráveis impactos sociais provocados pela onipresença das novas tecnologias de comunicação e informação. Dois filmes recentes tratam do tema: Disconnect (2012) e Men, Women & Children (2014). As duas obras adoçam seu olhar crítico com uma visão humanista. O grande tema é a vida contemporânea, marcada pelo consumo de bens e estilos e povoada pelas doenças da sociedade moderna: bullying, identidades roubadas, comunicações mediadas e relações fragilizadas. No centro dos dramas, estão a internet e as mídias sociais.

Se determinados impactos sociais já são notáveis, alguns efeitos econômicos ainda estão sendo descobertos. No dia 17 de fevereiro de 2015, Andrew G. Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, realizou uma palestra para estudantes da University of East Anglia. O tema foi crescimento econômico.

Haldane iniciaA) mostrando que o crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade, começou há menos de 300 anos. Três fases de inovação marcaram essa breve história do crescimento: a Revolução Industrial, no século XVIII, a industrialização em massa, no século XIX, e a revolução da tecnologia da informação, na segunda metade do século XX. Qual a fonte primária do crescimento econômico? Em uma palavra, paciência. Na visão do economista, é a paciência que permite poupar, o que por sua vez financia os investimentos que resultam no crescimento. Combinada com a inovação tecnológica, a paciência move montanhas. Existem também, lembraB) Haldane, fatores endógenos, a exemplo de educação e habilidades, cultura e cooperação, infraestrutura e instituições. Todos se reforçam mutuamente e funcionam de forma cumulativa. Pobres os países que não conseguem desenvolvê-los.

De onde veio a paciência? Da invenção da impressão por tipos móveis, por Gutenberg, no século XV, que resultou na explosão da produção de livros, sugereC) Haldane. Os livros levaram a um salto no nível de alfabetização e, em termos neurológicos, “reformataram” nossas mentes, viabilizando raciocínios mais profundos, amplos e complexos. Neste caso, a tecnologia ampliou nossa capacidade mental, que, por sua vez, alavancou a tecnologia, criando um ciclo virtuoso.

E os avanços tecnológicos contemporâneos, terão o mesmo efeito? Haldane receiaD) que não. Assim como os livros expandiram nossa capacidade cerebral, as tecnologias atuais podem gerar o efeito contrário. Maior o acesso a informações, menor nossa capacidade de atenção, e menor nossa capacidade de análise. E nossa paciência sofre com o processo.

Hipnotizados por tablets e smart phones, vivemos em uma sociedade assolada pelo transtorno do déficit de atenção e pela impaciência crônica. Não faltam exemplos: alunos lacrimejam e bocejam depois de 20 minutos de aula; leitores parecem querer textos cada vez mais curtos, fúteis e ilustrados; executivos saltam furiosamente sobre diagnósticos e análises e tomam decisões na velocidade do som; projetos são iniciados e rapidamente esquecidos; reuniões iniciam sem pauta e terminam sem rumo.

Haldane concluiE) que os ingredientes do crescimento ainda são misteriosos, mas que a história aponta para uma combinação complexa de fatores tecnológicos e sociológicos. É prudente observar que o autor não está sugerindo uma relação direta entre o crescimento das mídias sociais e a estagnação econômica que vem ocorrendo em muitos países. Sua análise é temporalmente mais ampla, profunda e especulativa. Entretanto, há uma preocupação clara com os custos cognitivos da “revolução” da informação, que se somam aos custos sociais tratados nos dois filmes que abriram esta coluna. Não é pouco.

Fonte: Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/840/a-era-da-impaciencia-5039.html>.
Acesso em: 6 de maio de 2016. (Adaptado)

Observando os verbos introdutores do discurso indireto, mecanismo usado para a articulação do conteúdo da fala de Haldane ao texto, nota-se que eles preenchem diferentes funções, sendo uma delas a de indicar a provisoriedade do argumento e outra a de organizar um momento (princípio, meio, fim) no conjunto da argumentação do discurso. Qual verbo desempenha a primeira função?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
695306 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

São contraindicações absolutas ao uso do lítio, EXCETO,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1470192 Ano: 2016
Disciplina: Psiquiatria
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considere o tratamento de um episódio depressivo em paciente com Transtorno Bipolar e assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada assertiva a seguir.

( ) Bupropiona associado a estabilizador do humor.

( ) Monoterapia com Quetiapina.

( ) Monoterapia com Olanzapina.

A sequência correta é

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1470089 Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Acerca da Lei n. 8.112/90, que regulamenta o regime dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das fundações públicas federais, e suas alterações, assinale a alternativa correta.

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas