Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1322712 Ano: 2011
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
O _________ foi o movimento artístico representativo do modernismo em Santa Catarina na década de 1950.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1318861 Ano: 2011
Disciplina: Museologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Com relação aos acervos museológicos, estes são compostos de distintas matérias-primas e confeccionados por meio de técnicas diferenciadas, sofrendo degradações ocasionadas por fatores diferentes e em graus variados.
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação aos fatores deteriorantes.
( ) Físicos: temperatura, umidade relativa do ar, incêndio e luz natural e artificial.
( ) Químicos: poeira, poluição e contato com outros materiais instáveis quimicamente.
( ) Biológicos: roedores, insetos, homem e outros animais.
( ) Humanos: manuseio incorreto, guarda e exposição inadequadas, restauração inabilitada, vandalismo, guerras e outros conflitos.
( ) Naturais: catástrofe, incêndio e ação do tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313881 Ano: 2011
Disciplina: Arqueologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Com relação aos usos dos produtos utilizados nas ações de conservação-restauração de bens culturais móveis e integrados, descritos na literatura especializada, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) O Varsol é um solvente utilizado como diluente de pinturas e vernizes, desengraxante e limpezas; em soluções é usado na remoção de vernizes e repinturas e na limpeza de policromia.
( ) O Mowiol 8-88 é um solvente utilizado na remoção de fitas adesivas, manchas de gordura, óleos e graxas.
( ) A Metilcelulose é um adesivo indicado para reparar rasgos em papéis.
( ) O Timol é um fungicida utilizado na desinfecção de documentos por pulverização, pinturas e têxteis, na forma de tratamentos fumigantes ou soluções alcoólicas para impregnações. Também utilizado em couro, peles e pergaminho.
( ) O Hidróxido de magnésio é um solvente utilizado como agente desacidificante (alcalinizante) de tecidos e papéis. Também utilizado como carga em pinturas, emassamento de áreas de camadas pictóricas perdidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313709 Ano: 2011
Disciplina: Arqueologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Sobre a trajetória da ciência da restauração, é CORRETO afirmar que:
I. Viollet-le-Duc é considerado um dos arquitetos-restauradores responsáveis pela reconstrução de muitos monumentos, acredita que a restauração como imitação e reconstrução “no estilo do original” é permissível e utiliza como parâmetro padrões estéticos firmemente estabelecidos.
II. Camillo Boito entendia que a restauração só deveria ser praticada in extremis, quando todos os outros meios de salvaguarda (manutenção, consolidação, intervenções imperceptíveis) tivessem fracassado.
III. Cesare Brandi publica em 1963 sua tese “Teoria del restauro” e que constitui-se um marco da restauração moderna, sendo um dos fundares do ICCROM.
IV. a década de oitenta será marcada pelas teorias de Garry Thomson, estruturadas a partir de uma série de artigos que introduzem os princípios do controle climático em museus, arquivos e bibliotecas, e que culminaram com a obra The Museum Environment (1982).
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1313350 Ano: 2011
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa CORRETA.
Opera com o conceito de monumento histórico, qualificado em suas relações com o meio e com a história de que é testemunho. Qualifica a restauração como uma operação de caráter necessariamente extraordinário. Recomenda que a restauração seja inicialmente pensada a partir da utilização de técnicas tradicionais e, somente quando estas se revelarem inadequadas, a consolidação do monumento sob restauro poderá ser feita mediante o emprego de técnicas modernas, desde que amplamente testadas e documentadas.
O texto acima refere-se ao documento conhecido como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Indique com (V) a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s), de acordo com o Texto.
( ) Entre as estratégias argumentativas a que o autor recorre para reforçar seu ponto de vista de que os seres humanos não nascem como uma tábula rasa está o uso da expressão “pesquisadores das ciências humanas”.
( ) Somente as ciências humanas, na contemporaneidade, acreditam que a mente humana é dotada de uma estrutura universal complexa.
( ) O título da obra “Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana” já marca a posição contrária do autor em relação à tese de que o ser humano é moldado pela “cultura circundante”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1306430 Ano: 2011
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo.
Na contemporaneidade, o epicentro do patrimônio...
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1306140 Ano: 2011
Disciplina: Museologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Alguns materiais de armazenamento e de exposição são classificados como potencialmente nocivos.
Numere a Coluna 2, identificando as características nocivas desses materiais, de acordo com a Coluna 1.
COLUNA 1
I - PVC
II - madeira feita de carvalho
III - lã
IV - papelão
V - produto têxtil submetido ao branqueamento
COLUNA 2
( ) material que libera composto de enxofre
( ) material que libera formaldeído
( ) material que libera peróxido de hidrogênio
( ) material que contêm plastificante
( ) material que libera ácido
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303541 Ano: 2011
Disciplina: Museologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Sobre segurança em museus, analise as seguintes afirmativas abaixo.
I - O uso de um sistema automático de sprinklers para reduzir as probabilidades de sinistro devido a incêndios não é recomendado nas áreas de exposição, ateliês e laboratórios, pois danificam o acervo e outros bens do patrimônio acidentalmente ou quando disparados para eliminar o incêndio.
II - Para definir as necessidades de segurança de um museu deve se levar em conta o valor, a qualidade e o tipo de objetos do acervo.
III - O material mais resistente para vitrine é o alumínio.
IV - As salas de exposição mais seguras são situadas longe de paredes externas e acima do nível do chão.
V - O Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos é parte integrante do conjunto de ações do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC) implantadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e voltadas ao aperfeiçoamento das medidas de segurança nos museus brasileiros. As informações do Cadastro serão compartilhadas com organismos de segurança pública e de controle aduaneiro, e com comerciantes de antiguidades, de artes e de artefatos culturais em geral.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Enunciado 564706-1
Fonte: Ministério da Saúde, disponível em www.saude.gov.br. Acesso em maio de 2011.
Com base no Texto, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas