Foram encontradas 50 questões.
Texto 1:
O Leãozinho
Composição: Caetano Veloso
Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho(I)
Para desentristecer, leãozinho(II)
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
(Refrão)
E um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã(III)
E o meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu(IV)
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/armandinho/112489.
Acesso em 13/05/2010
Texto 2:
![Enunciado 245235-1](/images/concursos/b/c/2/bc24e99a-f1f7-2ee9-ac7b-0eb055eddb8f.png)
Entre no ritmo da Hortifruti
Disponível em: http://www.mppublicidade.com.br/.
Acesso em 23/03/2010.
Identifique as relações de sentido que as palavras muito, para, como e quando estabelecem nas frases extraídas do texto, marcando a seqüência adequada.
I) Gosto muito de você, leãozinho
II) Para desentristecer, leãozinho
III) Arrastando o meu olhar como um ímã
IV) Quando ele lhe doura a pele ao léu
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“...uma das razões para a alta no desemprego no ano passado foi a crise financeira mundial, que levou vários países à recessão e obrigou grandes empresas a cortar postos de trabalho. O documento destaca ainda que o total de jovens sem emprego chegou ao maior nível desde 1991”.
Época, fevereiro de 2010
O uso da palavra recessão, no texto, pode ser interpretado como
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Sejam !$ x_1 \, e \, x_2 !$ com !$ x_1 \, \ge \, x_2 \, \ge \, 0 !$, os valores assumidos por uma variável quantitativa discreta. Seja M a média aritmética de !$ x_1 \, e \, x_2 !$. Após elevar !$ x_1 \, e \, x_2 !$ ao quadrado, o desvio-padrão dos novos valores obtidos é
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![Enunciado 240071-1](/images/concursos/e/b/0/eb0683d3-9a4f-b279-967a-b42ca740cbe5.png)
A linguagem utilizada na capa da revista Época se constitui de símbolos verbais e não-verbais. Um desses símbolos não-verbais expressa
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Uma loja de eletrodomésticos vende uma geladeira em 12 parcelas mensais, sendo cada prestação igual a 10% do preço de venda à vista da geladeira. A primeira parcela é paga 1 mês após a data da compra. A taxa mensal de juros simples praticada é igual a
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“Os acidentados foram socorridos num pronto-socorro do SUS, mas saíram de lá sãos e salvos”. Esse enunciado NÃO teria o efeito de humor e o tom satírico desejado por seu autor, se a relação entre as orações fosse de:
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Texto 1
Tão delicados (mais que um arbusto) e correm e correm(a) de um para outro lado, sempre esquecidos de alguma coisa. Certamente, falta-lhes não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres e graves, por vezes.(b) Ah, espantosamente graves, até sinistros.(c)
Coitados, dir-se-ia não escutam nem o canto do ar nem os segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível e comum a cada um de nós, no espaço.(d) E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade.(e) Toda expressão deles mora nos olhos – e perde-se a um simples baixar de cílios, a uma sombra. Nada nos pêlos, nos extremos de inconcebível fragilidade, e como neles há pouca montanha, e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e necessárias. Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o translúcido vazio interior que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme (que sabemos nós?), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água, e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.
(Carlos Drummond de Andrade, Um boi vê os homens,
Claro Enigma).
São possíveis as seguintes alterações, sem prejuízo de sentido, nos recursos gráficos do texto, EXCETO:
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Texto 1:
O Leãozinho
Composição: Caetano Veloso
Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
(Refrão)
E um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
E o meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/armandinho/112489.
Acesso em 13/05/2010
Texto 2:
![Enunciado 220762-1](/images/concursos/b/c/2/bc24e99a-f1f7-2ee9-ac7b-0eb055eddb8f.png)
Entre no ritmo da Hortifruti
Disponível em: http://www.mppublicidade.com.br/.
Acesso em 23/03/2010.
Segundo Kristeva (1974, p. 60), “qualquer texto se constrói como um mosaico de citações e é a absorção e transformação de um outro texto”. Isto é, os textos são construídos, dialogando com outros textos. Esse recurso de textualidade pode ser observado entre os textos 1 e 2 e denomina-se
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Texto 1
Tão delicados (mais que(b) um(a) arbusto) e correm e correm de um(a) para outro lado, sempre esquecidos de alguma coisa. Certamente, falta-lhes não sei que(b) atributo essencial, posto se(c) apresentem nobres e graves, por vezes. Ah, espantosamente graves, até sinistros.
Coitados, dir-se(c)-ia não escutam nem o canto do ar nem os(e) segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível e comum a(d) cada um de nós, no espaço. E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade. Toda expressão deles mora nos olhos – e perde-se a um simples baixar de cílios, a uma sombra. Nada nos pêlos, nos extremos de inconcebível fragilidade, e como neles há pouca montanha, e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e necessárias. Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem perdoar a(d) agitação incômoda e o translúcido vazio interior que os(e) torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme (que sabemos nós?), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água, e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.
(Carlos Drummond de Andrade, Um boi vê os homens,
Claro Enigma).
Pertencem à mesma categoria gramatical APENAS os elementos lingüísticos do par:
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“Pode escrever: caderno é Tilibra”. Os dois-pontos (:) desse período poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações através da conjunção:
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