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O problema que se observa no enunciado Vi a cena do balcão da biblioteca é de
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Texto 1:
O Leãozinho
Composição: Caetano Veloso
Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
(Refrão)
E um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
E o meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/armandinho/112489.
Acesso em 13/05/2010
Texto 2:
Entre no ritmo da Hortifruti
Disponível em: http://www.mppublicidade.com.br/.
Acesso em 23/03/2010.
Na frase “E o meu coração é o sol, pai de toda cor”, o trecho “pai de toda cor” estabelece, com o trecho anterior, uma relação
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Texto 1
Tão delicados (mais que um arbusto) e correm e correm de um para outro lado, sempre esquecidos de alguma coisa. Certamente, falta-lhes (a) não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres e graves, por vezes. Ah, espantosamente graves, até sinistros.
Coitados, dir-se-ia não escutam nem o canto do ar nem os segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível e comum a cada um de nós, no espaço. E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade. Toda expressão deles(b) (c) mora nos olhos – e perde-se(b) a um simples baixar de cílios, a uma sombra. Nada nos pêlos, nos extremos(c) de inconcebível fragilidade, e como neles há pouca montanha, e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e necessárias. Têm, talvez, certa graça melancólica(d) (um minuto) e com isto(d) se(e) fazem perdoar a agitação incômoda e o translúcido vazio interior que os(e) torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme (que sabemos nós?), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água, e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.
(Carlos Drummond de Andrade, Um boi vê os homens,
Claro Enigma).
Os seguintes elementos apresentam relação de coesão no Texto, EXCETO:
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Texto 1:
O Leãozinho
Composição: Caetano Veloso
Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
(Refrão)
E um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
E o meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/armandinho/112489.
Acesso em 13/05/2010
Texto 2:
Entre no ritmo da Hortifruti
Disponível em: http://www.mppublicidade.com.br/.
Acesso em 23/03/2010.
Cunha e Cintra (2001, p. 477) afirmam que “[...] embora a palavra imperativo esteja ligada, pela origem, ao latim imperare, ‘comandar’, não é para ordem ou comando que, na maioria dos casos, nos servimos desse modo [...]”. Na frase “Entre no ritmo da hortifruti”, o uso do imperativo veicula o sentido de
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A ordenação das frases que se seguem, está proposta de forma adequada e coerente na alternativa
( ) Milhões de folhas foram inutilmente utilizadas para a procura da essência do direito, da ilicitude, da natureza jurídica de tudo o que era analisado, do Estado e do poder.
( ) Na verdade, tal fato não constituiu mais do que uma tentativa de apresentar, como pertencente à própria ordem da natureza as representações simbólicas que reasseguraram no plano da linguagem as relações de poder.
( ) São Tomáz de Aquino perguntou-se pela essência da lei. Esta pergunta foi respondida em termos jurídicos para todas as questões do direito.
( ) Começa-se, assim, por aceitar o caráter de todas as definições jurídicas e analisá-las a partir de uma perspectiva léxica ou estipulativa. Procura-se, dessa maneira, pesquisar os usos comunitários dos diferentes termos jurídicos e propor sentidos resultantes de processos de estipulação.
( ) Como já indicamos, essa tendência foi revertida a partir da projeção ao direito das modernas teorias sobre a definição.
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Texto 1:
O Leãozinho
Composição: Caetano Veloso
Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
(Refrão)
E um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
E o meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar no sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/armandinho/112489.
Acesso em 13/05/2010
Texto 2:
Entre no ritmo da Hortifruti
Disponível em: http://www.mppublicidade.com.br/.
Acesso em 23/03/2010.
A imagem é um fator de grande relevância para a construção de sentidos, pois tem uma linguagem própria, constituindo-se também em texto. Observando as imagens do texto 2 e sua relação com o texto verbal, pode-se afirmar que
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É necessário apelar para Aristóteles: a definição se faz pelo gênero próximo e pela diferença última. Exemplo: o homem é um animal racional. O gênero próximo é o animal; a diferença última é o racional. Aplicando a mesma definição ao jornalismo e à literatura, teríamos de encontrar a diferença última entre as duas expressões da comunicação humana.
O gênero próximo é o mesmo: o universo das letras. A diferença última é o tempo. Daí que a palavra crônica é segmento comum da literatura e do jornalismo. O jornalismo condiciona o espaço da letra ao tempo do tempo. O jornalismo distingue-se da literatura por ser uma expressão datada.
Não se trata de considerar o jornalismo como uma expressão inferior à literatura. São expressões diferentes, unidas pelo mesmo gênero. Utilizam o mesmo veículo, pretendem atingir o mesmo objetivo, mas em tempo próprio para cada um. Dois exemplos da diversidade de tempo que marca tanto o jornalismo como a literatura: o primeiro seria o de Castro Alves, essencialmente um poeta, e José do Patrocínio, essencialmente um jornalista. Ambos integram a cultura brasileira, ligados sobretudo à causa da abolição da escravatura. Patrocínio era o tigre, enchia a rua do Ouvidor, foi levado em triunfo, no ombro do povo, logo após a princesa Isabel ter assinado a Lei Áurea. O herói foi ele, não a princesa.
Castro Alves nunca teve triunfo igual, mas continua presente em nosso presente e estará presente em nosso futuro. “O Navio Negreiro” atravessa gerações, é declamado nas escolas, nos teatros, na TV, emplacou na história.
Patrocínio jornalista não foi menor, foi até maior do que Castro Alves no factual, no tempo, na data. Mas no tempo? Na permanência? O gênero próximo que unia os dois eram as palavras que despertavam emoções e apelos à razão, mas a diferença última foi o tempo – um escreveu para o dia; o outro, para sempre.
(Carlos Heitor Cony, “Jornalismo e literatura”,
Folha de São Paulo, 29/04/2005.
Da argumentação do autor, NÃO se conclui que:
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“O jornalista é acima de tudo um contemporâneo. É obrigado a sê-lo. Vive na esfera de questões que podem ser resolvidas em sua atualidade (ao menos num tempo próximo).
Participa de um diálogo que pode ser terminado e concluído, que pode passar à ação, pode tornar-se força empírica.” (Bakhtin, Estética da Criação Verbal, 388-89).
As formas verbais grifadas abaixo são típicas do discurso jornalístico, EXCETO:
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Uma amostra de combustível é composta de álcool e gasolina na proporção de 1 litro de álcool para 5 litros de gasolina. Outra amostra de combustível, com mesmo volume da primeira, é composta de álcool e gasolina na proporção de 2 litros de álcool para 3 litros de gasolina.
Após misturar as duas amostras de combustível, obtém-se uma nova amostra com proporção de
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- UniãoExecutivoDecreto 1.171/1994: Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, as seguintes condutas são proibidas ao servidor, EXCETO:
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