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Respondida
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta definição e/ou conceituação CORRETAS, do que é um projetor de slides, um retroprojetor, e a diferença entre ambos:
Respondida
A placa de sinalização indica que:
Respondida
Sobre arquivos de áudio comprimidos como, por exemplo, MP3, WMA, OGG e arquivos de áudio não comprimidos como, por exemplo WAV, assinale a alternativa CORRETA, dentre as alternativas abaixo:
A
Em geral, arquivos de áudio comprimidos e não comprimidos só se diferenciam pelo tamanho do arquivo. O resultado final, em termos de qualidade sonora, é idêntico quando se considera até o limite de 128 kbps (bitrate ou taxa de fluxo de bits no período de 1 segundo). Somente em taxas mais baixas (raramente usadas) do que 128 kbps, a degradação do áudio é perceptível.
B
Há diferença, sim, na qualidade sonora, entre arquivos comprimidos e não comprimidos, não importando a taxa de bits (bitrate), mas tal diferença somente é perceptível em caixas acústicas especiais de laboratório ou em fones de ouvido de alta-fidelidade e para ouvidos muito aguçados e/ou treinados.
C
Há diferença, sim, entre arquivos de áudio comprimidos e não comprimidos, tanto em qualidade sonora (determinada pela bitrate em kbps - quanto mais alta melhor o áudio) como em relação ao tamanho dos arquivos. Tipicamente arquivos descomprimidos (no padrão do CD) possuem bitrate igual ou superior a 1,4 kbps e arquivos comprimidos possuem taxas ajustáveis de 32 a 320 kbps (conforme o formato). Qualquer pessoa pode perceber essa diferença de qualidade sonora, desde que em condições adequadas ao modo de funcionamento da percepção sonora, e que sejam usados fones de ouvido e/ou caixas acústicas de boa qualidade, mesmo sendo de microsystems domésticos.
D
Há diferença, sim, entre arquivos de áudio comprimidos e não comprimidos, que é pouco significativa na qualidade sonora (determinada pela bitrate em kbps - quanto mais baixa melhor o áudio) como em relação ao tamanho dos arquivos. Qualquer pessoa pode perceber essa diferença de qualidade sonora, mesmo em caixas de som multimídia de computador ou fones de ouvido de baixo custo.
E
Não há nenhuma diferença na qualidade sonora de arquivos de áudio comprimidos e não comprimidos, já que ambos são digitais. A compressão é baseada no descarte de informação redundante que o ouvido ignoraria de qualquer maneira. A diferença perceptível está exatamente na redução do tamanho dos arquivos.
Respondida
Conforme se pode observar, na fig. 4 (abaixo ou adiante), várias consoles de mixagem, de diversos portes e/ou tamanhos, com poucos ou muitos canais de entrada, digitais ou analógicas, dispõem de dois (ou mais) jacks ou conectores de entrada, nos canais especialmente dedicados a entradas de sinal de microfones. Com relação à finalidade ou aplicação desse recurso assinale, dentre as alternativas, abaixo, a INCORRETA:
A
Não há nenhuma razão especial na oferta desse recurso, a não ser a intenção de facilitar a conexão de qualquer tipo de sinal, balanceado ou não, com plugues P10 TS. P10 TRS e XLR. O resultado, em termos de pré-amplificação, é idêntico em qualquer caso. Mesmo estando escrito no painel, que uma entrada é destinada a microfones (XENIX MIC PREAMP - ou apenas pela presença do conector XLR3 fêmea de painel), e que a outra é destinada à entrada de linha (LINE IN), pode-se conectar sinal de linha balanceado na entrada de microfone, e também, sinal de microfone na entrada de linha, claro, tomando-se os devidos cuidados quanto ao ganho exagerado de sinal, que ocorre, nas entradas de microfone, em sinal balanceado.
B
Conectores XLR3 fêmea de painel, via de regra são sempre destinados a sinal de microfones, embora se possa conectar neles, também, sinais de linha, tomando-se os devidos cuidados com o ganho, e estando a PHANTOM POWER (alimentação para microfones de condensador) desligada. Exatamente pela presença de uma fonte de alimentação específica para microfones, nas entradas XLR, é que elas não devem ser usadas para sinais de linha, a não ser, é claro, se tomadas as devidas precauções com o ganho (que é sempre maior nas entradas de microfone) exagerado e desligando a alimentação PHANTOM.
C
Os Jacks PF10 de três contatos (para plugues P10 TRS) são sempre destinados a entradas de linha, principalmente porque esse tipo de conexão é mais comum em processadores de áudio diversos e também em instrumentos musicais que são frequentemente plugados direto nas consoles. Se for usado um plugue P10 TS, não será uma conexão balanceada, visto que os contatos (nos jacks) para o anel e corpo estarão recebendo o mesmo sinal, mas a maioria das consoles é feita para suportar isso sem qualquer problema.
D
A alternativa de conectores XLR3 e Jacks PF10 de três contatos (para plugues P10 TRS) tem a função de facilitar o trabalho de conexão, mas também, uma função de proteção, tanto dos amplificadores e caixas acústicas como dos demais equipamentos conectados às consoles de mixagem. Sinais de linha são naturalmente mais fortes e, se conectados às entradas de microfones, resultam em sinal de intensidade extremamente elevada; por isso é prudente, para proteção de amplificadores e caixas acústicas, se dispor de uma entrada com menor ganho. A proteção de outros equipamentos nessas entradas, é feita não disponibilizando a alimentação PHANTOM (exclusiva para microfones que requerem alimentação externa), nos jacks, o que poderia danificar alguns equipamentos, especialmente se conectados com um plugue P10 TS, colocando em curto o anel com o corpo do plugue.
E
Excetuando-se o risco da alimentação PHANTOM (especial para microfones que precisam de alimentação externa ) danificar equipamentos diversos, que não precisam dela, procedendo-se cuidadosamente, pode-se conectar um sinal de linha balanceado numa entrada de microfone (respeitando as polaridades) sem susto, que por acaso precise de ganho extra... O que será obtido, mais facilmente, nessa entrada. É possível também (num caso extremo, sem outras alternativas) se conectar um microfone, à entrada de linha, com um plugue P10 TS (desbalanceado). Embora o sinal vá receber menos ganho do que o necessário para um microfone... Mas não haverá nenhum dano. É incorreto, inadequado, mas é uma possibilidade para uma emergência.
Respondida
As palavras expressam início e fim em:
Respondida
De acordo com os conectores utilizados para vídeo (alguns também para áudio), mostrados nas figuras 5A a 5F, identifique o tipo de sinal de vídeo e/ou protocolo de transmissão de dados para vídeo analógico e/ou digital. Assinale a alternativa que contém a identificação CORRETA, dentre as apresentadas adiante:
Respondida
Sobre associação de alto-falantes em série, paralelo ou série-paralelo, observe as figuras abaixo e assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA para a impedância resultante (Z1, Z2, Z3 e Z4) em cada tipo de associação mostrada na figura 7:
Respondida
Uma mesma prova foi aplicada a duas turmas, A e B, de uma escola. A média aritmética das notas dos alunos da turma A foi 4,0. A média aritmética das notas de todos os alunos de ambas as turmas A e B foi 6,0. O número de alunos da turma B é 25% maior do que o número de alunos da turma A. Nessas condições, a média aritmética das notas dos alunos da turma B foi:
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A diretora de uma biblioteca dispõe de 926 reais para comprar livros de Matemática e de Geografia. Cada livro de Matemática custa 29 reais e cada livro de Geografia custa 27 reais. O maior valor possível para o número total de livros de Matemática e Geografia que ela pode comprar, sem receber troco, é de:
Respondida
Observe as figuras 3A e 3B abaixo (ou adiante, mas na mesma questão) as quais contêm plugues para uso em equipamentos de áudio.
Dentre as alternativas abaixo/adiante assinale a INCORRETA no que diz respeito a aplicações mais comuns e/ou recomendadas que aparecem nas fotos, bem como a polaridade correta do sinal (de acordo com normas internacionais) em cada pino ou área de contato deles:
A
Fig. 3A - Plugue ¼” (plugue de ¼ de polegada) ou P10 estéreo ou P10 TRS (tip, ring, sleeve ou ponta anel e corpo). Embora seja mais conhecido popularmente como P10 estéreo ou até plugue “banana” estéreo, não é um plugue específico para uso em estéreo, de modo que essa denominação de estéreo é imprópria. Atualmente se usa para envio/retorno (SEND/RETURN ) de sinal no mesmo cabo/plugue, como por exemplo nos jacks de inserções (INSERT), presentes nos canais de entrada das consoles de mixagem.
Também é usado para conexões de sinal balanceado, exceto para sinal microfones.
B
Fig. 3A - ¼” Phone Plug (ou plugue telefônico de ¼ de polegada). Esse tipo de plugue, de acordo com o conhecimento popular (por tradução incorreta) frequentemente é destinado ao uso em fones de ouvido. Embora sejam usados, mesmo, nesses dispositivos, eles têm esse nome porque foram desenvolvidos para serem usados em centrais telefônicas, há muito tempo, onde uma telefonista, ao receber uma chamada, conectava manualmente a chamada recebida ao ramal solicitado.
C
Fig. 3B - Plugue ¼” (plugue de ¼ de polegada) ou P10 ou P10 TS (tip, sleeve ou ponta e corpo), embora seja mais conhecido popularmente como P10 mono ou até plugue “banana” mono. Esse plugue é o mais adequado para se conectar sinal de linha entre equipamentos (por exemplo: saída de áudio de um notebook à entrada de uma mesa de som, usando dois desses (num dos lados do cabo): um para o canal L (left ou esquerdo) e outro para o canal R (right ou direito). Normalmente a saída de áudio de um notebook é enviada para um jack P3, estéreo, de modo que tal cabo teria, numa ponta, o plugue p3 estéreo, e na outra, dois P10 TS.
D
Fig 3B - Plugue P10 Mono. Embora seja recomendado, e largamente usado, para interconexão de instrumentos musicais, mixers e consoles de mixagem e, também, para interconectar processadores de áudio diversos, é o conector adequado para se conectar microfones a entradas balanceadas (nas consoles, através de jacks PF10 TRS) mesmo colocando em curto o ANEL com o CORPO, que tem a utilidade de reduzir ruído e de obter um sinal mais forte do microfone. Outra aplicação de enorme valor é a conexão de caixas acústicas passivas às saídas dos amplificadores. Nesse caso, usa-se o P10 MONO para uma caixa totalmente passiva (com divisor passivo interno) e o P10 Estéreo, para uma caixa passiva, mas em multiamplificação (por exemplo bi-amplificação: vias de graves e agudos amplificadas separadamente).
E
Quanto à polaridade no plugue P10 TRS (fig. 3A) para uso em conexão balanceada: A ponta é destinada ao sinal Positivo; o anel, ao negativo no caso de sinal balanceado; e O CORPO à referência de terra do circuito. Para uso em conexão desbalanceada, no modo estéreo, A ponta é destinada ao sinal positivo de um canal; o anel ao positivo de outro canal; e O CORPO à referência de terra do circuito, para ambos os canais. Para uso em SEND/RETURN (envio/retorno), para processar um sinal de entrada de um canal da mesa de som, externamente (por exemplo passar por um compressor ou equalizador), A ponta é destinada ao sinal positivo de um canal; o anel ao positivo de outro canal; e O CORPO à referência de terra do circuito, para ambos os canais (qual contato é usado para enviar e/ou receber, pode variar de fabricante para fabricante). Quanto à polaridade, no plugue P10 TS (fig. 3B) em qualquer caso: A ponta é sempre destinada ao sinal positivo; e o anel à referência de terra do circuito, seja para instrumentos musicais ou sinal de linha.