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Foram encontradas 100 questões.

2642437 Ano: 2012
Disciplina: Contabilidade Pública
Banca: UFBA
Orgão: UFBA
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Para o reconhecimento de uma despesa orçamentária é necessário que haja a liquidação de empenhos, regra usada durante o exercício financeiro. No final do ano, empenhos não liquidados também podem ser registrados como despesa. Essas regras fazem com que algumas despesas orçamentárias sejam reconhecidas antes ou depois do reconhecimento da despesa contábil. Em outros casos, pode haver coincidência entre o momento de reconhecimento da despesa orçamentária e o da despesa contábil.

Operações envolvendo desembolso financeiro não constituem despesa contábil nem despesa orçamentária, pois, não há o fato gerador da despesa contábil nem liquidação de empenhos, têm o lançamento contábil não envolvendo variação patrimonial, mas, apenas, contas financeiras de ativo e passivo circulante conforme o seguinte lançamento:

D – Ativo Circulante (depósitos de terceiros)

C – Passivo Circulante (bancos)

 

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FOTOGRAFIA

Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

Nos versos “Seria um retrato triste/se não visse em seus olhos um jardim.”, as formas verbais expressam uma qualidade possível e uma ação condicional.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

O termo “contido” funciona como elemento adjetivador de “rosto”.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

As expressões “seu rosto” e “seu semblante” apresentam proximidade semântica no poema.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

O termo “mal” denota ideia de tempo.

 

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para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

Os olhos silenciosos da figura feminina retratada sugerem a existência de uma realidade idealizada.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

Está implícita no poema a ideia da mulher em seu comedimento, em suas limitações como ser feminino.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

A doutrina religiosa à qual a figura materna se submete ofusca o seu “desejo de beleza”.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

A filha, no poema, estabelece, com a figura da mãe, um contato visual.

 

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Quando minha mãe posou
para este que foi seu único retrato,
mal consentiu em ter as têmporas curvas.
Contudo, há um desejo de beleza no seu rosto
que uma doutrina dura fez contido.
A boca é conspícua,
mas as orelhas se mostram.
O vestido é preto e fechado.
O temor de Deus circunda seu semblante,
como cadeia. Luminosa. Mas cadeia.
Seria um retrato triste
se não visse em seus olhos um jardim.
Não daqui. Mas jardim.

PRADO, Adélia. Fotografia. O coração disparado. Rio de Janeiro / S. Paulo: Record, 2006. p. 45.

A imagem da mãe emoldurada na fotografia é, simbolicamente, a da mulher limitada no seu silêncio.

 

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