Magna Concursos

Foram encontradas 57 questões.

Segundo a Portaria nº 1600/11, que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências, cabe ao componente Sala de Estabilização:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sabendo que a RDC nº 63 de 25 de novembro de 2011 da ANVISA dispõe sobre as boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde. Analise às assertivas assinalando V as assertivas verdadeiras e F às assertivas falsas.

( ) O serviço de saúde deve possuir equipe multiprofissional dimensionada de acordo com seu perfil de demanda.

( ) O serviço de saúde deve estar inscrito e manter seus dados atualizados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

( ) Os dados que compõem o prontuário pertencem ao serviço de saúde, mas devem estar permanentemente disponíveis ao paciente, aos respectivos representantes legais e à autoridade sanitária, quando necessário.

( ) O serviço de saúde deve garantir mecanismos de identificação dos trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

São parâmetros utilizados, a fim de orientar a implementação de ações de Humanização na atenção hospitalar, EXCETO,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte das diretrizes da Política Nacional de Humanização?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) ou HumanizaSUS podemos afirmar que:

I. O cuidado e a assistência se restringem às responsabilidades da equipe de saúde.

II. Os trabalhadores e os usuários devem conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde e participar ativamente da tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.

III. A PNH atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas.

IV. A PNH destaca dois grupos de dispositivos de cogestão: os que dizem respeito à organização de um espaço coletivo de gestão e os que se referem aos mecanismos que garantem a participação ativa de usuários e familiares no cotidiano das unidades de saúde.

V. A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo de adoecimento.

Assinale a alternativa CORRETA

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Humanização (PNH) com o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre essa política, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em relação aos preceitos da Política Nacional de Humanização (PNH), analise os itens:

I. O programa de educação permanente é um projeto consolidado no Brasil, dispensando-se a necessidade de se investir mais nesse setor.

II. A gestão dos processos de produção de saúde deve ser conduzida de forma autônoma e objetiva, priorizando-se sua função institucional.

III. Os sujeitos usuários são os protagonistas dos processos de gestão e de atenção do SUS, seguidos em importância pelos trabalhadores dos serviços de saúde.

IV. A humanização do sistema de saúde deve ser compreendida como um programa de metas específicas a serem cumpridas em prazos determinados.

V. A PNH define a humanização como um modo de fazer inclusão, como uma prática social ampliadora dos vínculos de solidariedade e corresponsabilidade, uma prática que se estende seguindo o Método da Tríplice Inclusão.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo as diretrizes do HumanizaSUS, definidas pelo Ministério da Saúde, o acolhimento refere-se:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De modo geral, a hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes se encontram em ambientes que não lhes são familiares, muitas vezes são portadores de doenças que predispõem à queda e muitos dos procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos, podem aumentar esse risco. Estudos indicam que a taxa de queda de pacientes em hospitais de países desenvolvidos variou entre 3 a 5 quedas por 1.000 pacientes-dia. As quedas não se distribuem uniformemente nos hospitais, sendo mais frequentes nas unidades com concentração de pacientes idosos, na neurologia e na reabilitação. No que diz respeito a esse incidente associado ao cuidado de saúde, marque V para verdadeiro e F para falso, assinalando a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.

( ) Dentre os fatores de risco para queda, os ambientais constituem em importante responsabilidade das instituições de saúde, incluindo a adequação da infraestrutura.

( ) O momento adequado para realização da avaliação do risco para queda do paciente é no segundo dia de internação hospitalar.

( ) O risco para queda deve ser reavaliado diariamente e, também, sempre que houver transferências de setor, mudança do quadro clínico, episódio de queda durante a internação, ajustando as medidas preventivas implantadas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estima-se que os erros de medicação em hospitais provoquem mais de 7.000 mortes por ano nos Estados Unidos da América, acarretando importantes custos tangíveis e intangíveis. No Brasil ainda não estão disponíveis estatísticas de óbitos relacionados a erros de medicação. Diante da possibilidade de prevenção dos erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência, torna-se relevante identificar a natureza e determinantes dos erros, como forma de dirigir ações para a prevenção. As falhas no processo de utilização de medicamentos são consideradas importantes fatores contribuintes para a redução da segurança do paciente. Dentro desse contexto, são ações capazes de prevenir erros associados ao uso de medicamentos nos serviços de saúde, EXCETO,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas