Foram encontradas 60 questões.
“Existe uma semiologia do olhar que não é sempre a mesma: dependendo do lugar (ou contexto) em que se encontra a obra de arte, o olhar que ela vai exigir (ou não) do contemplador será diferente”. Diversificar espaços é estabelecer à obra um(a) novo(a):
Provas
O acesso aos bens culturais é um meio de sensibilização pessoal, por isso possibilita ao sujeito:
Provas
No segundo movimento expressivo da criança, denominado por Gardner como “simbólico”, a criança inicia a construção de símbolos (representações sobre representações). Nas artes plásticas, esse movimento se dá por meio do:
Provas
Edmund Burke Feldman, em 1970, propôs um método de análise e leitura de obras de arte. Seu processo de leitura envolve a descrição, análise, interpretação e julgamento da obra. Esse método ficou conhecido como:
Provas
Para aprender a ler e escrever, é preciso ser alfabetizado na linguagem verbal. Na arte, a leitura de uma obra artística ocorre da mesma maneira. Uma das formas de leitura de uma obra de arte, focada na abordagem de Robert Saunders, orienta essencialmente:
Provas
A peça dramática intitulada , foi escrita em 1601 por:
Provas
Três campos conceituais são fundamentais para o ensino da arte. São eles:
Provas
“Termo aplicado hoje, na maioria dos casos, a um desenho ou a uma inscrição gravados, pintados ou desenhados em uma parede.” Esta é a definição de Ian Chilvers para a seguinte técnica:
Provas
Um exemplo de litografia (técnica de gravura que utiliza como matriz a pedra) é encontrada na seguinte obra:
Provas
- PsicopedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagemPiaget: Psicologia Genética
- Temas Educacionais PedagógicosProcesso de Ensino e Aprendizagem
“Não há docência, sem discência” (FREIRE,P. Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.p.23.), porque:
Provas
Caderno Container