Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

547556 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEC
Orgão: Pref. Ponta Grossa-PR
A educação formal é um processo por meio do qual os indivíduos adquirem o conhecimento historicamente produzido, no ambiente escolar, como sendo o espaço privilegiado do saber sistematizado. Como toda ação intencional exige planejamento, com a escola isto não é diferente, pelo contrário, tem o currículo como elemento articulador dessas ideais e conteúdos. Segundo Veiga (1995), currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que este planejamento se efetive. Nesse sentido, o currículo refere-se à organização do conhecimento escolar, permeado pela questão da transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e pelas formas de como assimilá-los.
Sobre a concepção de currículo e organização curricular, o Projeto Político Pedagógico de uma escola deve considerar os alguns princípios como básicos para a construção e a efetivação dos mesmos. Selecione a alternativa que NÃO indica um desses princípios.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O texto a seguir – segmento de uma entrevista que o gramático Evanildo Bechara concedeu à VEJA, em 1 de junho de 2011 – serve de apoio à questão abaixo.
Por que tantos brasileiros falam e escrevem tão mal?
O domínio do idioma é resultado da educação de qualidade. Isso nos falta de maneira clamorosa. O ensino do português nas escolas é deficiente. Uma das razões recai sobre o evidente despreparo dos professores. É espantoso, mas, muitas vezes, antes de lecionarem a língua, eles não aprenderam o suficiente sobre a gramática. Além disso, não detêm uma cultura geral muito ampla nem tampouco costumam ler os grandes autores, como faziam os grandes mestres. A verdade é que a maioria não tem vocação para o magistério. Só escolhe essa carreira porque, quando chega o momento de ingressar na universidade, ela é uma das menos concorridas no vestibular. A situação do mercado de trabalho também conspira contra a permanência dos melhores professores nas salas de aula. Por falta de incentivos, muitos abandonam o magistério para se empregar na iniciativa privada como revisores, tradutores e editores.
Em relação ao período “Além disso, não detêm uma cultura geral muito ampla nem tampouco costumam ler os grandes autores, como faziam os grandes mestres”, julgue as proposições a seguir, marcando (C) para certo ou (F) para errado.
( ) O verbo “deter” está com acento circunflexo porque concorda, no plural, com o referente “os professores” ou “eles”.
( ) A segunda oração (“nem tampouco costumam ler os grandes autores.”) estabelece uma relação semântica de adversidade com a oração anterior.
( ) A expressão “tampouco”, no período em questão, admitiria a grafia “tão pouco”.
( ) O termo “os grandes mestres” tem a mesma função sintática de “uma cultura geral muito ampla”.
Assinale a alternativa que, de cima para baixo, apresenta a sequência correta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No que diz respeito à organização da Educação Nacional, muitos são os órgãos responsáveis por esta ação em regime de colaboração, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394/96. Relacione as responsabilidades e os órgãos competentes listados nas colunas. Em seguida, selecione a alternativa que relaciona as respostas na se- quência correta, de cima para baixo:
(1) União
(2) Estados
(3) Municípios
(4) Distrito Federal
(5) Estabelecimentos de ensino
(6) Docentes
(7) Sistemas de ensino
( )Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
( ) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
( ) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.
( ) Aplicar as mesmas competências referentes aos Estados e Municípios.
( ) Definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.
( ) Elaborar o Plano Nacional de Educação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
527787 Ano: 2014
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: CEC
Orgão: Pref. Ponta Grossa-PR

A Emenda Constitucional n.º 59/2009 trouxe alterações significativas para a Educação Básica no Brasil. Analise as três sentenças a seguir referentes às mudanças e assinale a alternativa que indica a(s) sentença(s) correta(s).

I. A educação básica e gratuita, como dever do Estado, contempla crianças a partir dos 05 (cinco) anos de idade até os 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive para todos aqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade própria.

II. Atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

III. A lei estabelecerá o Plano Nacional de educação com duração decenal, visando à articulação do Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração e definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades de ensino, por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
520594 Ano: 2014
Disciplina: Informática
Banca: CEC
Orgão: Pref. Ponta Grossa-PR
Na Prefeitura do Município de Ponta Grossa, um dos maiores problemas de segurança da área de informática consiste no acesso a páginas web não autorizadas, por parte dos servidores. Uma diretriz de segurança foi estabelecida pelos gestores de informática para controlar esses acessos indevidos à Internet. Para que esse controle fosse efetivo e o desempenho de acesso à Internet fosse otimizado, a equipe técnica resolveu instalar, na rede interna da Prefeitura, um servidor de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as intenções educativas dessa etapa da educação básica estão indicadas em termos de capacidades a serem desenvolvidas pela criança. O estabelecimento destes objetivos auxilia o professor no planejamento de sua docência ao ampliar sua área de ação e possibilidades de atuação. Isto se dá na medida em que o professor consegue categorizar as capacidades e habilidades dos alunos a serem desenvolvidas e, de maneira mais direcionada e objetiva, seleciona os conteúdos e dá um tratamento personalizado a cada um deles.
O RCNEI 1 (pg. 48-52, 1998) define 03 (três) categorias de conteúdos a serem trabalhados na educação infantil. Selecione a alternativa que contempla de forma correta as palavras que designam essas categorias, na sequência em que estão colocadas a seguir.
I. Os conteúdos referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem retribuir sentido à realidade.
II. Os conteúdos dizem respeito aos valores, atitudes e normas, tornando-os explícitos e passíveis de apreensão e planejamento.
III. Os conteúdos dizem respeito ao “saber fazer”, à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhes possibilitem a tomada de decisão e realização de suas ações.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O texto a seguir, de Richard Furst, relata alguns episódios da visita do Papa Francisco a Israel. Serve de apoio à questão abaixo.
O papa Francisco encerrou ontem sua visita de três dias pelo Oriente Médio. Antes de retornar a Roma, Francisco pediu que Jerusalém seja “a verdadeira cidade da paz, aberta a todas as pessoas que queiram visitá-la”. Ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres, ele fez um chamado à reconciliação e à paz.
“A construção da paz exige, antes de tudo, respeito à liberdade e à dignidade de cada ser humano que, segundo acreditam judeus, muçulmanos e cristãos, igualmente, foi criado por Deus e está destinado à vida eterna”, disse Francisco ao lado de Peres.
Ficou evidente durante a viagem que o papa e o presidente de Israel têm uma relação muito mais amistosa do que a do pontífice com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.
Durante o encontro, Francisco saudou Peres com beijos, enquanto trocou um protocolar aperto de mãos com Netanyahu. Ontem, o papa e o premiê divergiram sobre que língua falava Jesus dois milênios atrás. “Jesus esteve aqui, nesta terra. Ele falava hebraico”, disse Netanyahu a Francisco. “Aramaico”, corrigiu o papa. “Ele falava aramaico, mas sabia hebraico”, retrucou Netanyahu.
Também ontem, Francisco encontrou-se com Peres na residência presidencial. As poucas pessoas que tiveram acesso ao encontro viram os dois plantarem uma oliveira e acompanharam o fim do encontro ao som de crianças cantando a música Gracias a La Vida, conhecida na voz da argentina Mercedes Sosa.
Durante a viagem, o papa convidou Peres e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para visitarem o Vaticano e rezarem com ele pela paz. Apesar do forte aparato de segurança, a passagem de Francisco pela região registrou alguns incidentes.
Ontem, um incêncio ocorreu numa abadia localizada no Monte Sião. O porta-voz do convento, localizado ao lado do templo, o frei alemão Nikodemus Schnabel, disse que “um jovem desceu à cripta, pegou um livro utilizado por fiéis e o levou para uma pequena sala perto do órgão. “Lá, o livro foi incendiado, queimando também cruzes de madeira”, disse o frei. Momentos antes, o papa havia celebrado uma missa no edifício vizinho, no Cenáculo (espaço que é considerado o local da última Ceia e do Túmulo de Davi).
(O‘ Estado de S. Paulo, 27.05.2014, A13)
Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) presidente de Israel
( 2 ) pontífice
( 3 ) premiê
( 4 ) cantora argentina
( 5 ) autoridade palestina
( ) Francisco
( ) Abbas
( ) Peres
( ) Sosa
( ) Netanyahu
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo a LDB 9394/96, a Educação Infantil é classificada como sendo a primeira etapa da Educação Básica, e tem como principal objetivo o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
A criança de 0 (zero) a 06 (seis) anos de idade e a forma como ela é vista pela sociedade parte de uma concepção historicamente construída. Portanto, é mutável, conforme o tempo e o espaço que a define.
De acordo com a visão do RCNEI 1, assinale a alternativa cujos vocábulos completam respectiva e corretamente o texto a seguir.
“A criança como todo ser humano, é um sujeito e histórico e faz parte de uma organização que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de sociais que estabelece com outras instituições sociais”.
(Texto literal extraído do RCNEI 1, pg. 21, 1998, cujo texto é adaptado do documento “Política nacional de educação infantil”. MEC/SEF/DPE/COEDI, dez/1994, p. 16-17.)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394/96 define que a Educação Básica no Brasil é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Analise algumas das disposições gerais acerca das etapas da Educação Básica a seguir, e assinale a alternativa INCORRETA.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O novo Plano Nacional de Educação (PNE), um projeto de lei enviado ao Congresso Nacional pelo Governo Federal em 15 de Dezembro de 2010, prevê metas e diretrizes para melhoria da qualidade do ensino no Brasil. Classifique como V (Verdadeiro) ou F (Falso) as seguintes sentenças.
( ) O novo PNE deve vigorar de 2011 a 2021, e suas metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
( ) A erradicação do analfabetismo, a promoção da sustentabilidade socioambiental e a superação das desigualdades educacionais são algumas das diretrizes estabelecidas.
( ) A aplicação da avaliação da qualidade de ensino por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) somente através da obtenção dos dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica.
( ) No artigo 2.º do Projeto de Lei do novo PNE foram propostas 12 diretrizes objetivas e, na sequência, serão apresentadas 20 metas, ambas a serem cumpridas no período de vigência desse plano.
( ) Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica é uma das metas propostas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas