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TEXTO I


O texto a seguir é um fragmento extraído do romance Casa de pensão, de Aluísio Azevedo.


Era muito bem feita de quadris e de ombros. Espartilhada, como estava naquele momento, a volta enérgica da cintura e a suave protuberância dos seios produziam nos sentidos de quem a contemplava de perto uma deliciosa impressão artística.


Sentia-se lhe dentro das mangas do vestido a trêmula carnadura dos braços/ e os pulsos apareciam nus, muitos brancos, chamalotados de veiazinhas sutis, que se prolongavam serpenteando. Tinha as mãos finas e bem tratadas, os dedos longos e roliços, a palma cor-de-rosa e as unhas curvas como o bico de um papagaio.


Sem ser verdadeiramente bonita de rosto, era muito simpática e graciosa. Tez macia, de uma palidez fresca de camélia; olhos escuros, um pouco preguiçosos, bem guarnecidos e penetrantes/ nariz curto, um nadinha arrebitado, beiços polpudos e viçosos, à maneira de uma fruta que provoca o apetite e dá vontade de morder. Usava o cabelo cofiado em franjas sobre a testa, e, quando queria ver ao longe, tinha de costume apertar as pálpebras e abrir ligeiramente a boca.


Aluísio Azevedo. Casa de pensão. 7ª ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 78.

Do ponto da formação de palavras, de classes gramaticais ligadas a nome, os sufixos – inho(a) são descritos em manuais linguísticos como aqueles que dão a ideia de diminutivos. Contudo é possível também associar esse afixo a outros usos, com matizes significativos de positividades, a exemplo do que ocorre no excerto junto ao texto I, ao falar do nariz, o narrador diz: “[...] nariz curto, um nadinha arrebitado...” em que o autor cria com ela uma relação de intimidade e afeição. Esse sentido positivado pode ser percebido em construções como:
 

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TEXTO I


O texto a seguir é um fragmento extraído do romance Casa de pensão, de Aluísio Azevedo.


Era muito bem feita de quadris e de ombros. Espartilhada, como estava naquele momento, a volta enérgica da cintura e a suave protuberância dos seios produziam nos sentidos de quem a contemplava de perto uma deliciosa impressão artística.


Sentia-se lhe dentro das mangas do vestido a trêmula carnadura dos braços/ e os pulsos apareciam nus, muitos brancos, chamalotados de veiazinhas sutis, que se prolongavam serpenteando. Tinha as mãos finas e bem tratadas, os dedos longos e roliços, a palma cor-de-rosa e as unhas curvas como o bico de um papagaio.


Sem ser verdadeiramente bonita de rosto, era muito simpática e graciosa. Tez macia, de uma palidez fresca de camélia; olhos escuros, um pouco preguiçosos, bem guarnecidos e penetrantes/ nariz curto, um nadinha arrebitado, beiços polpudos e viçosos, à maneira de uma fruta que provoca o apetite e dá vontade de morder. Usava o cabelo cofiado em franjas sobre a testa, e, quando queria ver ao longe, tinha de costume apertar as pálpebras e abrir ligeiramente a boca.


Aluísio Azevedo. Casa de pensão. 7ª ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 78.

A figura feminina descrita é atraente, constituindo uma temática subjacente que se manifesta no texto, de modo que o tema que se sobressai é:
 

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Dado o diagrama a seguir. Os conjuntos X, Y e Z não são vazios. Analise o diagrama e assinale a alternativa FALSA:
enunciado 2089624-1
 

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2010436 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), que estabelecem a elaboração de uma proposta pedagógica para o Ensino Religioso, tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso, sem proselitismo, mediante amplo processo de reflexão sobre os fundamentos sociohistóricos, epistemológicos e didáticos dessa área, explicitando seu objeto de estudo, seus objetivos, seus eixos organizadores e seu percurso didático, marca um avanço histórico para a educação brasileira. Sobre o PCNER, assinale a alternativa INCORRETA:

 

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2010435 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

Em março de 2001, dois monumentos representando Buda, esculpidos na rocha há mil e seiscentos anos, foram destruídos no Afeganistão. Assinale os autores desta demonstração de fanatismo:

 

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2010434 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

“A maior e mais antiga festividade religiosa da cidade de Florianópolis (SC), a Procissão do Senhor dos Passos, agora é Patrimônio Cultural do Brasil. Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu pelo reconhecimento dessa importante celebração para a cultura nacional. A decisão aconteceu durante a reunião do colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. (...) A Procissão do Senhor dos Passos é o ápice de um ciclo ritual que reproduz os momentos finais da vida de Jesus: recorda a perseguição, a condenação e flagelação sofrida por Jesus e o encontro entre mãe e filho a caminho do Calvário. É antecedida por uma sequência de eventos e procissões que se sucedem ao longo da terceira semana da Quaresma.”.

(20/09/2018. Procissão do Senhor dos Passos é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4837).

Marque a única característica incorreta em relação ao tipo de reconhecimento que a Procissão recebeu:

 

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2010433 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

No dia 15 de dezembro de 2019, a Polícia Civil de Santa Catarina indiciou uma “mulher suspeita de ter quebrado uma imagem de Iemanjá pelo crime de discriminação ou preconceito à religião. O fato ocorreu em Florianópolis. Na casa dela, os policiais encontraram uma marreta”. 15/10/2019. Suspeita de quebrar imagem de Iemanjá em Florianopólis é indiciada por discriminação religiosa.

(Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/10/15/suspeita-de-quebrar-imagem-de-iemanja-em-florianopolis-e-indiciada-por-discriminacao-religiosa.ghtml).

Diante desse caso, em que o ensino religioso pode intervir considerando seus objetivos, assinale a alternativa mais incoerente:

 

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2010432 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

A maior contribuição do Ensino Religioso está ligada a tarefa de formar integralmente o estudante, o que inclui a reflexão sobre aspectos como: autoconhecimento, indagação sobre o sentido da vida, socialização, cidadania e ética. Sobre o ensino religioso, assinale a alternativa INCORRETA:

 

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2010431 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

“As redes sociais podem ser usadas para coisas boas e coisas ruins. Eu procuro usar a influência que tenho para compartilhar um conteúdo relevante, vinculado ao evangelho de Jesus, o compromisso com os pobres e os oprimidos, para enfrentar a narrativa fundamentalista. Então eu uso as redes sociais com esse intuito e esse objetivo. Mas sempre na relação rede e rua. As redes são importantes, mas nada substitui o debate presencial, o encontro com o povo. Eu caminho por escolas públicas, movimentos populares, igrejas, sempre buscando estar em espaços coletivos de resistência, de militância, de luta por uma sociedade justa, solidária e fraterna. Então, redes usadas com responsabilidade e os pés na rua onde o povo luta por direitos, por cidadania, por vida plena.”

(30/09/2019. Pastor Henrique Vieira: As redes são importantes, mas nada substitui o encontro com o povo, que luta por direitos e cidadania. Disponível em: https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pastor-henrique-vieira-as-redes-sao-importantes-mas-nada-substitui-o-encontro-com-o-povo-que-luta-por-direitos-cidadania-vida-plena.html).

O relato do líder religioso Pastor Henrique Vieira parte de uma intenção de difusão de qual tipo de cultura?

 

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2010430 Ano: 2020
Disciplina: Teologia
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC

Entendido como uma área de conhecimento, o Ensino Religioso precisa constituir um referencial estruturado de leitura e compreensão da realidade, elencando os elementos com os quais constrói condições para garantir a participação dos educandos como cidadãos na sociedade de forma autônoma. A metodologia do Ensino Religioso se definirá a partir de: uma matriz teórica (Tradições e Culturas Teologias, Textos Orais e Escritos Sagrados, Ritos e Ethos); adequação ao contexto (comunidade escolar) e do exercício pedagógico na relação ensino-aprendizagem. Analise as afirmativas seguintes:

I. Este processo se realizará pela releitura e compreensão do religioso na sociedade, apropriando-se de uma metodologia que, a partir dos conteúdos programáticos, possibilita realizar a observação do fenômeno religioso em suas múltiplas dimensões, destacando-se desta observação a análise da ação, falta ou parte dela em seu contexto e em suas relações, para explorar e trabalhar os conceitos básicos do Ensino Religioso.

II. Este processo exigirá a assimilação de conteúdos de conhecimentos religiosos a partir do qual se torna possível ao educando obter seu conhecimento e aceitação dos referenciais de interpretação ou análise, efetivando-se a ressignificação de conceitos.

III. Este processo utiliza a reflexão como aspecto que oportuniza o confronto pedagógico do conhecimento teórico com a prática. É a partir da reflexão que se exercitam e gerenciam as observações e informações, mensurando os elementos, aspectos, fatos e outros necessários à construção do conhecimento.

IV. Isso mobiliza o educando a dominar linguagens, compreender os fenômenos, construir argumentações para enfrentar situações e elaborar propostas para uma convivência fraterna e de respeito.

Está INCORRETA a afirmativa:

 

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