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TEXTO I


O texto a seguir é um fragmento extraído do romance Casa de pensão, de Aluísio Azevedo.


Era muito bem feita de quadris e de ombros. Espartilhada, como estava naquele momento, a volta enérgica da cintura e a suave protuberância dos seios produziam nos sentidos de quem a contemplava de perto uma deliciosa impressão artística.


Sentia-se lhe dentro das mangas do vestido a trêmula carnadura dos braços/ e os pulsos apareciam nus, muitos brancos, chamalotados de veiazinhas sutis, que se prolongavam serpenteando. Tinha as mãos finas e bem tratadas, os dedos longos e roliços, a palma cor-de-rosa e as unhas curvas como o bico de um papagaio.


Sem ser verdadeiramente bonita de rosto, era muito simpática e graciosa. Tez macia, de uma palidez fresca de camélia; olhos escuros, um pouco preguiçosos, bem guarnecidos e penetrantes/ nariz curto, um nadinha arrebitado, beiços polpudos e viçosos, à maneira de uma fruta que provoca o apetite e dá vontade de morder. Usava o cabelo cofiado em franjas sobre a testa, e, quando queria ver ao longe, tinha de costume apertar as pálpebras e abrir ligeiramente a boca.


Aluísio Azevedo. Casa de pensão. 7ª ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 78.

Do ponto da formação de palavras, de classes gramaticais ligadas a nome, os sufixos – inho(a) são descritos em manuais linguísticos como aqueles que dão a ideia de diminutivos. Contudo é possível também associar esse afixo a outros usos, com matizes significativos de positividades, a exemplo do que ocorre no excerto junto ao texto I, ao falar do nariz, o narrador diz: “[...] nariz curto, um nadinha arrebitado...” em que o autor cria com ela uma relação de intimidade e afeição. Esse sentido positivado pode ser percebido em construções como:
 

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TEXTO I


O texto a seguir é um fragmento extraído do romance Casa de pensão, de Aluísio Azevedo.


Era muito bem feita de quadris e de ombros. Espartilhada, como estava naquele momento, a volta enérgica da cintura e a suave protuberância dos seios produziam nos sentidos de quem a contemplava de perto uma deliciosa impressão artística.


Sentia-se lhe dentro das mangas do vestido a trêmula carnadura dos braços/ e os pulsos apareciam nus, muitos brancos, chamalotados de veiazinhas sutis, que se prolongavam serpenteando. Tinha as mãos finas e bem tratadas, os dedos longos e roliços, a palma cor-de-rosa e as unhas curvas como o bico de um papagaio.


Sem ser verdadeiramente bonita de rosto, era muito simpática e graciosa. Tez macia, de uma palidez fresca de camélia; olhos escuros, um pouco preguiçosos, bem guarnecidos e penetrantes/ nariz curto, um nadinha arrebitado, beiços polpudos e viçosos, à maneira de uma fruta que provoca o apetite e dá vontade de morder. Usava o cabelo cofiado em franjas sobre a testa, e, quando queria ver ao longe, tinha de costume apertar as pálpebras e abrir ligeiramente a boca.


Aluísio Azevedo. Casa de pensão. 7ª ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 78.

A figura feminina descrita é atraente, constituindo uma temática subjacente que se manifesta no texto, de modo que o tema que se sobressai é:
 

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Dado o diagrama a seguir. Os conjuntos X, Y e Z não são vazios. Analise o diagrama e assinale a alternativa FALSA:
enunciado 2089624-1
 

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2010336 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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O início do século XX foi marcado pelo surgimento de inúmeros movimentos vanguardistas. O Dadaísmo, que ocorreu no período de 1916 a 1922, tem características especiais e marcantes. Assinale abaixo a única opção que NÃO caracteriza o Dadaísmo.

 

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2010335 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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Na arte musical os processos de hibridização cultural são constantes. O contato entre as diversas formas de fazer música enriquece a prática musical. A música, desde tempos imemoriais, apresenta características de estímulos à socialização. Baseado neste contexto, o que é INCORRETO afirmar:

 

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2010334 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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Propiciar conhecimento, no que diz respeito ao processo de construção de uma nação, é oferecer ao aluno a oportunidade de olhar o passado, bem com o presente. Considera-se fundamental que o povo brasileiro tenha conhecimento acerca do sofrimento que as sociedades africanas e indígenas foram expostas, favorecendo uma melhor compreensão das atitudes tomadas pelos índios no decorrer da história do Brasil, conhecimento que deve ser adquirido desde o início da fase escolar, especificamente para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. No intuito de propiciar ao professor uma exploração abrangente em relação à história indígena, nas escolas podemos afirmar que trabalhar a arte indígena nas aulas de Arte tem como objetivo:

 

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2010333 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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A avaliação em Arte, em consonância com a BNCC, traz em seus fundamentos para uma integração integral que o aprendizado em arte se dá durante o processo, assim como a aquisição do conhecimento nas dimensões:

 

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2010332 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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Sobre a avaliação, sabemos que há uma grande dificuldade em fazer a avaliação dos trabalhos de Arte e isso se deve ao grau de subjetividade que se estabelece na relação entre o professor, a produção artística e o estudante. A proposta de uma atividade gera expectativas quanto ao resultado. Essas expectativas decorrem do universo estético referencial dos participantes. É comum formular intenções e ideias que se espera que sejam expressas por meio de técnicas e materiais novos. Baseados nessa realidade, qual alternativa é a CORRETA em relação a avaliação em Arte de acordo com os documentos norteadores:

 

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2010331 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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Desde seu surgimento, o movimento hip-hop tem como um de seus objetivos denunciar a desigualdade social e racial. Nos Estados Unidos, ele se incorporou à luta pelos direitos civis e pelo fim da segregação racial no país. No entanto, ao longo do tempo, o movimento também se transformou e, em cada lugar onde se instalou, ganhou adeptos, propósitos e características nascidas do encontro com as culturas locais. Assinale a alternativa CORRETA.

I. O surgimento da cultura hip-hop nos Estados Unidos está ligado diretamente ao contexto vivido por habitantes da periferia da cidade de Nova York. A população, em bairros como o Bronx, era majoritariamente negra e latina, composta por descentes dos africanos escravizados entre os séculos XVII e XIX ou por imigrantes da América Central.

II. O surgimento da cultura hip-hop nos Estados Unidos iniciou em Nova Orleans na década de 1970 e está ligado diretamente ao contexto vivido de extrema pobreza dessa população, que eram descendentes de filhos de escravos africanos que, por meio do hip-hop, denunciavam o descaso e preconceito que viviam.

III. Alguns autores defendem que o movimento hip-hop nasceu nos anos 1970 como alternativa criativa de convívio social em face da situação econômica degradada, da gentrificação e da falta de recursos vividas por essas populações.

IV. Ao contrário do que muitos pensam, o hip-hop não se aglutina o rap, mesmo tendo como suas principais características a temática voltada aos problemas do gueto, o vocabulário também centrado no gueto e a rima marcando a linha rítmica que, mesmo hoje, sendo absorvido pela indústria cultural, ainda mantêm uma posição de marginalidade em muitos lugares do mundo.

 

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2010330 Ano: 2020
Disciplina: Educação Artística
Banca: Unesc
Orgão: Pref. Maracajá-SC
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Diferentemente de linguagens artísticas como as artes visuais e a música que, apesar das dificuldades, estiveram presentes no ensino básico desde as primeiras concepções do ensino da Arte na escola, a dança tem ainda histórico pouco relevante na educação escolar no Brasil. Sobre essa discussão podemos afirmar:

 

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