Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

1289829 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

Marque a opção relacionada à tendência pedagógica Crítico Emancipatória da Educação Física.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289828 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

Analise atentamente as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras, e F para as falsas.

( ) As Unidades Temáticas do componente curricular Educação Física são: Brincadeiras e jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Práticas corporais de aventura; Conhecimento sobre o corpo.

( ) Jogos eletrônicos são objetos de conhecimentos da Unidade Temática “Brincadeiras e jogos” para os anos finais do Ensino Fundamental.

( ) As Unidades Temáticas do componente curricular Educação Física são: Brincadeiras e jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura.

( ) Esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão e esportes técnico-combinatórios são objetos de conhecimento da Unidade Temática “Esportes” para os 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental.

( ) A Unidade Temática “Práticas corporais de aventuras” não é aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental.

Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (2018), marque a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289827 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

Durante as aulas de Educação Física, os professores devem passar alguns educativos que facilitem a iniciação esportiva dos seus alunos, como este: “1.º EDUCATIVO:

Os alunos irão até a rede e ficarão um de frente para o outro formando duplas entre a divisão da rede. Após o posicionamento, os alunos irão saltar na altura da rede com braços estendidos e punho firme e tocarão a mão do colega que é o respectivo a sua dupla.”

Esse educativo refere-se a qual fundamento técnico do voleibol?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289826 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

“Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.”

(BRASIL, 2018, p. 214)

Com esse modo de entender a Educação Física no Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular a articula na área de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289825 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

“[...] o papel da Educação Física ultrapassa o ensinar o esporte, ginástica, dança, jogos, atividades rítmicas, expressivas, e o passar conhecimentos sobre o próprio corpo para todos, em seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental), mas inclui também os seus valores subjacentes, ou seja, quais atitudes os alunos devem ter nas e para as atividades corporais (dimensão atitudinal). E, finalmente, busca garantir o direito do aluno de saber por que ele está realizando este ou aquele movimento, isto é, quais conceitos estão ligados àqueles procedimentos (dimensão conceitual).”

(DARIDO; SOUZA JUNIOR, 2011, p. 17)

Assinale um exemplo de avaliação na dimensão atitudinal:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289824 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

Leia os dois casos a seguir:

Caso 1 – João é um aluno assíduo do 7.º ano do Ensino Fundamental, no início do ano, ele foi informado pela professora de Educação Física que as avaliações seriam feitas no decorrer de todas as aulas através de observações avaliadoras no âmbito conceitual, procedimental e atitudinal. João compreende que esse formato de avaliação possibilita a aprendizagem durante o percurso.

Caso 2 – Maria é uma aluna do 9.º ano do Ensino Fundamental, ela possui um professor de Educação Física que passa avaliações exclusivamente no final do processo de ensino. Esse professor utiliza as avaliações com o intuito somativo de cada proposta, para saber se Maria e seus colegas aprenderam o que foi ensinado, sem chance de aprendizagem durante o processo no âmbito conceitual, procedimental e atitudinal.

Podemos nominar o tipo de avaliação realizada pela professora de João como:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289823 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

Analise as tabelas A e B.

Tabela A

Tabela B

Para que o objetivo de cada um seja alcançado, o objetivo de todos também deve sê-lo.

Para que o objetivo de alguém seja alcançado, todos os outros devem ser incapazes de conseguir seus objetivos.

Os jogos são divertidos para todos que têm um sentimento de vitória.

São divertidos apenas para alguns, e a maioria tem o sentimento de derrota.

Os jogadores aprendem a ter senso de unidade e a compartilhar o sucesso.

Os perdedores ficam de fora do jogo e simplesmente se tornam observadores.

O jogo é possível para todos.

O jogo é possível só para um ou poucos.

Para cada um, o jogo é um caminho coletivo de evolução (coevolução).

Poucos se tornam bem-sucedidos nos jogos.

Fonte: Adaptado de Brotto (1995)

Ao observarmos as tabelas A e B, podemos dizer que a tabela A é referente aos jogos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289822 Ano: 2019
Disciplina: Educação Física
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG

“Todo movimento é um ritmo em potencial. Se observarmos com atenção, vamos perceber que quase tudo a nossa volta tem um ritmo: ritmo do coração, da música ou da dança. O ritmo se faz presente na natureza, na vida humana, vegetal ou animal, nas funções orgânicas do homem, em suas manifestações corporais, no seu gesto, no movimento, qualquer que ele seja.”

(DARIDO; SOUZA JUNIOR, 2011, p. 207)

Compreendendo como é importante trabalharmos atividades que envolvam atividades rítmicas e expressivas, marque a opção que traz uma dança típica largamente praticada em Minas Gerais:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia as afirmações a seguir:

I - É registrada a data e a hora de envio da mensagem.

II - As mensagens devem ser lidas periodicamente para não acumular.

III - Não indicado para assuntos confidenciais.

IV - Utilizada para comunicações internacionais e regionais, economizando despesas com telefone e evitando problemas com fuso horário.

V - As mensagens podem ser arquivadas e armazenadas, permitindo-se fazer consultas posteriores.

São vantagens do correio eletrônico aquelas dispostas em apenas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Como cumprir promessas de ano novo, segundo a ciência

Guardar dinheiro, fazer as pazes com a balança, ler mais livros, arrumar um novo emprego, começar a fazer exercício. Qualquer pessoa que se preze carrega uma lista de resoluções de ano novo na ponta da língua. Segundo um levantamento divulgado pelo Google, 55% dos brasileiros buscavam na internet por alguma meta do tipo, ao final de 2017.

O problema é que tirar a vontade de mudança do papel costuma ser mais complicado do que parece. Uma pesquisa mostrou que 88% das pessoas costumam abandonar o novo hábito já em fevereiro do ano seguinte. Outro estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, foi além, cravou que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas. Isso faz com que certos desejos se repitam ano após ano, sem jamais deixar o rol de metas a cumprir.

Isso acontece porque costumamos superestimar nossa capacidade de mudança. Assim, acabamos traçando metas irreais. De tão comum, a coisa ganhou nome: “síndrome da falsa esperança”, como descreve uma dupla de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, nesse artigo científico. A boa notícia é que, além de apontar o dedo para a sua incapacidade de levantar o traseiro do sofá, a ciência também tem algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso. Vamos a elas.

Sua lista de promessas tem mais de 10 itens? Vale a pena quebrar a cabeça para reduzi-la. Como cada meta demanda boa dose de tempo e energia para vingar, acumular muitas aspirações pode significar não fazer nada direito. Uma boa pedida é simplificar as coisas, focando em uma meta só, específica, e, principalmente, razoável.

É melhor colocar na cabeça: “Vou correr 10 quilômetros” do que simplesmente “Vou começar a correr”, é claro. Só que, ao mesmo tempo, vale o questionamento: “Consigo mesmo correr 10 quilômetros sem morrer no processo?”. Começar com treinos mais curtos e, com o tempo, ir apertando o passo, tende a facilitar as coisas e a dar a impressão de que você está progredindo.

Autor do livro Smart Change, Art Markman ressalta a importância de tornar novos hábitos mais fáceis de se executar e, ao mesmo tempo, dificultar hábitos antigos. Quer começar a correr após o expediente? Deixe o tênis e a roupa de academia sempre na mochila. Deseja ser menos consumista? Evite gastar tanto tempo namorando aquela lojinha on-line ou passeando pelo shopping.

Contar a um amigo ou postar nas redes sociais sobre uma resolução de ano novo é como assumir um compromisso. Isso pode servir de motivação: ao ter uma recaída na dieta ou falhar em terminar a leitura programada para o mês, você pode pensar que estará decepcionando não só a si próprio, mas também alguém que te apoia. Um tanto dramático, talvez. Mas funciona.

Disponível em: super.abril.com.br/comportamento/como-cumprir-promessas-de-ano-novo-segundo-a-ciencia/. Acesso em 5 de jan. de 2020.Adaptado.

Considere o trecho: “Outro estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, foi além, cravou que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas.” (Linhas 6-8) O sinal indicativo de crase foi usado no trecho acima porque se verifica a ocorrência de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas