Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

1289885 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

Meios de cultura são preparações químicas que estimulam o cultivo de microrganismos a serem analisados em um determinado procedimento, permitindo que sejam estudados. Para isso, é indispensável que os meios de cultura possuam nutrientes básicos que alimentem os fungos e bactérias a serem analisados. Assinale a alternativa correspondente ao meio de cultura recomendado para a realização de antibiograma.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289884 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

Umas das reações imunológicas realizadas em laboratórios é o VDRL, indicado para sífilis. Assinale a alternativa que representa o princípio dessa reação.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289883 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

A tipagem sanguínea realizada em laboratórios geralmente pesquisa os sistemas ABO e Rh. A tipagem sanguínea em tubos é mais confiável que a realizada em lâminas. Todas as alternativas abaixo representam vantagens as quais aumentam a confiabilidade da tipagem em tudo em relação à tipagem em lâmina, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289882 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

O exame parasitológico de fezes consiste na pesquisa de formas evolutivas de parasitas intestinais. O quadro abaixo mostra alguns parasitas, cujas doenças podem ser diagnosticadas por esse tipo de exame. Analise-o.

I

Taenia sp

II

Schistosoma mansoni

III

Ascaris lumbricoides

IV

Entamoeba coli

V

Strongyloides stercorales

Considerando características como densidade de ovos e cistos e os princípios de sedimentação ou flutuação, assinale a alternativa que corresponde ao parasita mais indicado para ser pesquisado pelo método de FAUST.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289881 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

Os passos a seguir são muito utilizados em laboratório de microbiologia. Analise-os.

1. Preparar da lâmina com a fixação do esfregaço.

2. Cobrir o esfregaço com violeta de genciana por 1 minuto na lâmina preparada.

3. Aplicar a solução de iodo (mordente) por 1 minuto.

4. Lavar com agente descorante (álcool absoluto) por aproximadamente 15 segundos na lâmina preparada.

5. Aplicar agente contrastante safranina por 30 segundos, na lâmina preparada.

6. Observar no microscópio.

Assinale a alternativa correspondente ao nome do processo de coloração envolvido na sequência apresentada.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289880 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

O sangue é constituído de parte líquida e sólida. A parte líquida pode ser denominada de plasma ou soro, dependendo da presença de fibrinogênio e formação de coágulo. Para a obtenção do soro, o sangue é coletado sem anticoagulante. Dos equipamentos abaixo, assinale a alternativa que representa o equipamento utilizado para separar o soro do sangue total.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289879 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. Das alternativas a seguir, assinale a que representa uma solução sólida.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1289878 Ano: 2019
Disciplina: Biologia
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Brasília Minas-MG
Provas:

O processo de desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por agentes patogênicos e pode ser realizado através de meios físicos ou químicos. O esquema abaixo mostra algumas características de agentes químicos utilizados em laboratórios no processo de desinfecção. Analise-o.

Desinfetante de alto nível – concentração 2% Período de exposição – 20 a 30 minutos. Enxague abundante após imersão do material. Utilização de EPI. Vantagem: não produz corrosão de instrumentais, não altera componentes de borracha ou plástico. Desvantagem: impregna matéria orgânica e pode ser retido por materiais porosos. Irritante de vias aéreas, ocular e cutânea.

Desinfetante de nível médio ou intermediário – concentração de 2 a 5% Período de exposição – 20 a 30 minutos. Utilização de EPI. Vantagem: pouco afetados por matéria orgânica. Desvantagem: impregnam materiais porosos não sendo indicados para artigos que entrem em contato com o trato respiratório (borracha, látex). Contraindicados para uso em berços e incubadoras.

Desinfetante de nível intermediário – concentração a 70% Utilizado para artigos e superfícies por meio de fricção (repetir a operação 3 vezes) Vantagem: ação rápida, fácil uso, baixo custo, compatível com metais. Desvantagem: dilata e enrijece borracha e plástico, opacifica acrílico, danifica lentes e materiais com verniz, inflamável.

I II III

Considerando o assunto abordado e o esquema apresentado, assinale a alternativa que representa I, II e III, respectivamente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia as afirmações a seguir:

I - É registrada a data e a hora de envio da mensagem.

II - As mensagens devem ser lidas periodicamente para não acumular.

III - Não indicado para assuntos confidenciais.

IV - Utilizada para comunicações internacionais e regionais, economizando despesas com telefone e evitando problemas com fuso horário.

V - As mensagens podem ser arquivadas e armazenadas, permitindo-se fazer consultas posteriores.

São vantagens do correio eletrônico aquelas dispostas em apenas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Como cumprir promessas de ano novo, segundo a ciência

Guardar dinheiro, fazer as pazes com a balança, ler mais livros, arrumar um novo emprego, começar a fazer exercício. Qualquer pessoa que se preze carrega uma lista de resoluções de ano novo na ponta da língua. Segundo um levantamento divulgado pelo Google, 55% dos brasileiros buscavam na internet por alguma meta do tipo, ao final de 2017.

O problema é que tirar a vontade de mudança do papel costuma ser mais complicado do que parece. Uma pesquisa mostrou que 88% das pessoas costumam abandonar o novo hábito já em fevereiro do ano seguinte. Outro estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, foi além, cravou que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas. Isso faz com que certos desejos se repitam ano após ano, sem jamais deixar o rol de metas a cumprir.

Isso acontece porque costumamos superestimar nossa capacidade de mudança. Assim, acabamos traçando metas irreais. De tão comum, a coisa ganhou nome: “síndrome da falsa esperança”, como descreve uma dupla de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, nesse artigo científico. A boa notícia é que, além de apontar o dedo para a sua incapacidade de levantar o traseiro do sofá, a ciência também tem algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso. Vamos a elas.

Sua lista de promessas tem mais de 10 itens? Vale a pena quebrar a cabeça para reduzi-la. Como cada meta demanda boa dose de tempo e energia para vingar, acumular muitas aspirações pode significar não fazer nada direito. Uma boa pedida é simplificar as coisas, focando em uma meta só, específica, e, principalmente, razoável.

É melhor colocar na cabeça: “Vou correr 10 quilômetros” do que simplesmente “Vou começar a correr”, é claro. Só que, ao mesmo tempo, vale o questionamento: “Consigo mesmo correr 10 quilômetros sem morrer no processo?”. Começar com treinos mais curtos e, com o tempo, ir apertando o passo, tende a facilitar as coisas e a dar a impressão de que você está progredindo.

Autor do livro Smart Change, Art Markman ressalta a importância de tornar novos hábitos mais fáceis de se executar e, ao mesmo tempo, dificultar hábitos antigos. Quer começar a correr após o expediente? Deixe o tênis e a roupa de academia sempre na mochila. Deseja ser menos consumista? Evite gastar tanto tempo namorando aquela lojinha on-line ou passeando pelo shopping.

Contar a um amigo ou postar nas redes sociais sobre uma resolução de ano novo é como assumir um compromisso. Isso pode servir de motivação: ao ter uma recaída na dieta ou falhar em terminar a leitura programada para o mês, você pode pensar que estará decepcionando não só a si próprio, mas também alguém que te apoia. Um tanto dramático, talvez. Mas funciona.

Disponível em: super.abril.com.br/comportamento/como-cumprir-promessas-de-ano-novo-segundo-a-ciencia/. Acesso em 5 de jan. de 2020.Adaptado.

Considere o trecho: “Outro estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, foi além, cravou que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas.” (Linhas 6-8) O sinal indicativo de crase foi usado no trecho acima porque se verifica a ocorrência de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas