Magna Concursos

Foram encontradas 39 questões.

2426791 Ano: 2012
Disciplina: Direito Penal
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
Marque a alternativa CORRETA. Para que se possa concluir pelo concurso de pessoas, será preciso verificar a presença dos seguintes requisitos:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2426394 Ano: 2012
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:

Analise as assertivas abaixo. São funções institucionais do Ministério Público:

I - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.

II - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.

III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

IV - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior.

Marque a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2426164 Ano: 2012
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:

Marque a alternativa CORRETA. Pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2425569 Ano: 2012
Disciplina: Direito Penal
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
Um cidadão “A” adquire uma residência situada ao lado de uma rede de esgoto, sendo invadida, diariamente, no período noturno, pela fresta inferior da porta de sua cozinha, por ratos e camundongos. O sujeito se arma com um pedaço de madeira e, nos dias que se seguem, sempre por volta das 22h, com as luzes apagadas, obtém sucessivos êxitos na captura e morte desses roedores. Certo dia, na mesma hora de sempre, um vizinho do cidadão “A”, no intuito de depositar um convite de casamento nessa residência, passa sua mão direita por baixo da porta, a fim de depositar o envelope, momento em que recebe uma paulada no dorso do membro, provocando lesão corporal grave. Com o impacto, o vizinho bem intencionado deu um grito, causando uma reação de espanto no cidadão “A”, que ato contínuo, ascendeu as luzes da casa e abriu a porta, constatando que havia confundido a mão do infrator com um roedor. A polícia foi chamada, sendo o fato esclarecido e encerrado na delegacia.
O Delegado que recebeu a ocorrência, liberou todos, haja vista ter sido evidenciado que o proprietário da residência, cidadão “A”, agiu amparado pela excludente de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2428259 Ano: 2012
Disciplina: Direito Penal
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei n. 10.826/03, que dispõe sobre o Estatuto do Desarmamento, tem direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, nos termos regulamentares, com validade em âmbito nacional:
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2444608 Ano: 2012
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
De acordo com a Lei n. 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é CORRETO afirmar que:
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2441201 Ano: 2012
Disciplina: Direito Processual Penal Militar
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
Quanto à “menagem”, marque a alternativa INCORRETA.
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2432233 Ano: 2012
Disciplina: Direito Penal Militar
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:
Marque a alternativa CORRETA. Militar estadual ou federal, simulando doença mental, compra atestados médicos contendo informações falsas no Centro de Belo Horizonte. Apresenta-os perante a Administração Militar, permanecendo afastado, indevidamente, do serviço operacional e administrativo, por cerca de 15 (quinze) dias. A conduta do militar, à luz do Código Penal Militar, caracteriza:
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2426478 Ano: 2012
Disciplina: Português
Banca: PM-MG
Orgão: PM-MG
Provas:

Reforma ortográfica: falar e escrever certo.

Dominar a norma culta de um idioma é plataforma mínima de sucesso para profissionais de todas as áreas. Engenheiros, médicos, economistas, contabilistas e administradores que falam e escrevem certo, com lógica e riqueza vocabular, têm mais chance de chegar ao topo do que profissionais tão qualificados quanto eles mas sem o mesmo domínio da palavra. Por essa razão, as mudanças ortográficas interessam e trazem dúvidas a todos. O acordo diz como se devem usar o hífen e o acento agudo e outros desses minúsculos sinais gráficos que já fizeram estatelar muitas reputações. A diferença entre um sucesso e um vexame pode ser determinada por uma simples crase mal utilizada. Portanto, não há como ignorar quando os sábios se reúnem para determinar o que é certo e errado no uso do português.

Nas grandes corporações, os testes de admissão concedem à competência linguística dos candidatos, muitas vezes, o mesmo peso dado à aptidão para trabalhar em grupo ou ao conhecimento de matemática. Diversas pesquisas estabelecem correlações entre tamanho de vocabulário e habilidade de comunicação, de um lado, e ascensão profissional e ganhos salariais, de outro. Um estudo feito em 39 empresas americanas mostrou que a chance de ascensão profissional está diretamente ligada ao vocabulário que a pessoa domina. Quanto maior seu repertório, mais competência e segurança ela terá para absorver novas ideias e falar em público. Cresce a consciência de que as línguas bem faladas, protegidas por normas cultas, são ferramentas da cultura e também armas da política, além de ser riquezas econômicas.

Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de primeiro de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil, e em todos os países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa.), o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. No entanto, não é necessário que haja aversão às alterações, pois são simples e fáceis de serem apreendidas, além disso, há um prazo de adaptação que contribui para o processo de assimilação das mudanças.

O acordo entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas, a atual e a prevista no acordo, poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.

A escritora Lya Luft disse que a unificação já devia ter ocorrido antes, pois considera uma medida civilizada. A diferença na escrita dos países que falam português atrapalha o intercâmbio econômico e editorial. “Como toda reforma, essa proposta tem suas falhas, mas acho ótimo”, concluiu a escritora.

O gramático Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, achou a unificação ortográfica importante do ponto de vista político, pois implica numa maior difusão da língua portuguesa nos seus textos escritos, mas considera que a reforma poderia ter avançado mais.

Texto adaptado de Revista Veja (matéria de capa.), edição 2025, de 12/09/2007.

Leia atentamente as palavras abaixo e em seguida marque a alternativa em que todas elas estão grafadas CORRETAMENTE.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas