Magna Concursos

Foram encontradas 120 questões.

Alguns linguistas acreditam que o Homo erectus, há mais ou menos 1 milhão e meio de anos, já tinha uma linguagem. Os argumentos que eles dão são que o Homo erectus tinha um cérebro relativamente grande e usava ferramentas de pedra primitivas, porém bastante padronizadas. Essa hipótese pode ser verdadeira, mas pode também estar bem longe do correto. O uso de ferramentas certamente não requer linguagem.

Chimpanzés usam galhos como ferramentas para caçar cupins, ou pedras para quebrar nozes. Obviamente, mesmo as ferramentas mais primitivas do Homo erectus (pedras lascadas) são muito mais sofisticadas que qualquer coisa usada por chimpanzés, mas ainda assim não há uma razão convincente para crer que essas pedras não pudessem ter sido produzidas sem linguagem.

O tamanho do cérebro é igualmente problemático como indicador da presença de linguagem, porque ninguém tem uma boa ideia de quanto cérebro exatamente é necessário para a linguagem. Além disso, a capacidade para a linguagem pode ter permanecido latente no cérebro por milhões de anos, sem ter sido de fato colocada em uso.

Guy Deutscher. O desenrolar da linguagem.

Renato Basso e Guilherme Henrique May (Trad.). Campinas: Mercado de Letras, 2014, p. 28-29 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

O fato de que alguns animais, como chimpanzés, também utilizam ferramentas enfraquece o argumento de que se requer linguagem para usar ferramentas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2130909 Ano: 2022
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

Em relação ao fenômeno da corrosão, julgue o item que se segue.

A prevenção da corrosão pode ocorrer por meio de camadas de proteção, ausência de formação de pares galvânicos e proteção galvânica.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2130908 Ano: 2022
Disciplina: Física
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

Um aspecto fundamental para que uma aeronave possa decolar e se manter no ar é aquele associado às forças de sustentação, arrasto, empuxo e o peso da aeronave. A figura I a seguir mostra como esse conjunto de forças atua na aeronave, enquanto a figura II mostra as características da asa que permitem com que esse conjunto de força atue de forma controlada.

Enunciado 2130908-1

A partir dessas informações, e considerando os aspectos associados ao escoamento do ar pela asa do avião e a sua consequente sustentação, julgue o item a seguir.

A área de sustentação do avião é aquela localizada acima da asa, a qual é submetida à diferença de pressão entre as regiões identificadas por 1 e 2 na figura II, respectivamente maior e menor que a pressão atmosférica.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2130907 Ano: 2022
Disciplina: Física
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

O gráfico a seguir mostra a disponibilidade versus ângulo de manivela em um motor de combustão interna de ignição por centelha, que caracteriza o uso da disponibilidade e da irreversibilidade em um problema termodinâmico real.

Enunciado 2130907-1

A partir desse gráfico e considerando os conceitos de disponibilidade e irreversibilidade na termodinâmica, julgue o item a seguir.

Quanto mais irreversibilidade está associada a uma mudança de estado, mais trabalho será realizado.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2130906 Ano: 2022
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

Fase de uma substância é definida como uma quantidade de matéria totalmente homogênea. Quando mais de uma fase estão presentes, elas se acham separadas entre si por meio dos contornos das fases; em cada fase, a substância pode existir em vários estados, descritos por certas propriedades macroscópicas observáveis, como temperatura, pressão e densidade. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

Em um dado estado da substância, cada uma das suas propriedades pode ter mais de um valor definido, dependendo da forma pela qual a substância atingiu o estado considerado.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

In a world where many of us are glued to our smartphones, Dulcie Cowling is something of an anomaly — she has ditched hers. The 36-year-old decided at the end of last year that getting rid of her handset would improve her mental health. So, over Christmas she told her family and friends that she was switching to an old Nokia phone that could only make and receive calls and text messages.

She recalls that one of the pivotal moments that led to her decision was a day at the park with her two boys, aged six and three: “I was on my mobile at a playground with the kids and I looked up and every single parent — there was up to 20 — were looking at their phones, just scrolling away,” she says.

“I thought ‘when did this happen?’. Everyone is missing out on real life. I don’t think you get to your death bed and think you should have spent more time on Twitter, or reading articles online.”

Ms Cowling, who is a creative director at London-based advertising agency Hell Yeah!, adds that the idea to abandon her smartphone had built up during the covid-19 lockdowns.

“I thought about how much of my life is spent looking at the phone and what else could I do. Being constantly connected to lots of services creates a lot of distractions, and is a lot for the brain to process.”

She plans to use the time gained from quitting her smartphone to read and sleep more.

About nine out of 10 people in the UK now own a smartphone, a figure broadly replicated across the developed world. And we are glued to them — one recent study found that the average person spends 4.8 hours a day on their handset.

Yet for a small, but growing number of people, enough is enough.

Alex Dunedin binned his smartphone two years ago. “Culturally we have become addicted to these tools,” says the educational researcher and technology expert. “They are blunting cognition and impeding productivity.”

He has become happier and more productive since he stopped using a smartphone, he says.

Mr Dunedin doesn’t even have an old-fashioned mobile phone or even a landline anymore. He is instead only electronically contactable via emails to his home computer.

“It has improved my life,” he says. “My thoughts are freed up from constantly being cognitively connected to a machine that I need to feed with energy and money. I think that the danger of technologies is that they are emptying our lives.”

Yet, while some worry about how much time they spend on their handset, for millions of others they are a godsend.

“More than ever, access to healthcare, education, social services and often to our friends and family is digital, and the smartphone is an essential lifeline for people,” says a spokesperson for UK mobile network Vodafone.

“We also create resources to help people get the most from their tech, as well as to stay safe when they’re online — that’s hugely important.”

Suzanne Bearne.

The people deciding to ditch their smartphones. Internet: <www.bbc.com> (adapted).

Considering the previous text, judge the following item.

In the sentence (thirteenth paragraph) “Yet, while some worry about how much time they spend on their handset, for millions of others they are a godsend.”, the word “Yet” is synonymous with However.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2120700 Ano: 2022
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

A respeito dos ciclos de refrigeração industriais e dos ciclos combinados e cogeração, julgue o próximo item.

Um exemplo de cogeração consiste no aproveitamento de parte do vapor oriundo de um processo produtivo como fonte de energia para gerar eletricidade; nesse caso, não é necessária a construção e utilização de uma segunda caldeira dedicada ao processo produtivo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2120699 Ano: 2022
Disciplina: Física
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

O esquema a seguir mostra o mecanismo de uma determinada máquina industrial. Trata-se de um parafuso de acionamento que gira a uma velocidade vertical de 25,0 cm/s, para baixo.

Enunciado 2120699-1

Com base no esquema apresentado, considerando os dados de projeto conhecidos e assumindo sen(30º) = 0,5 e cos(30º) = 0,87, julgue o item a seguir.

Na situação apresentada, a velocidade angular do braço ranhurado é superior a 0,50 rad/s, sentido anti-horário.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2120698 Ano: 2022
Disciplina: Física
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

Enunciado 2120698-1

Considerando a figura precedente, que mostra uma viga de comprimento L, biapoiada (apoios A e B) e submetida a uma carga distribuída q, julgue o item a seguir.

Os diagramas 1 e 2 a seguir representam, de forma genérica, respectivamente o diagrama de momento fletor e o diagrama de esforço cortante, para a viga em questão.

Enunciado 2120698-2

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2120697 Ano: 2022
Disciplina: Física
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

Uma mangueira com um bocal, mostrada na figura a seguir, é utilizada para o abastecimento de água por um caminhão pipa. O diâmetro interno da mangueira é de 6 cm e se reduz a 2,0 cm na saída do bocal. Para encher a cisterna de 4.000 litros de uma residência, são necessários 10 min.

Enunciado 2120697-1

Com base nas informações precedentes, considerando a densidade da água de 1.000 kg/m3, o valor aproximado de π igual a 3,14, e assumindo regime estacionário, julgue o item subsequente.

Para atender as condições apresentadas, a vazão de massa de água na mangueira e a velocidade média da água na saída do bocal devem ser superiores, respectivamente, a 6,5 kg/s e 21,0 m/s.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas