Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

3064430 Ano: 2024
Disciplina: TI - Ciência de Dados e BI
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Assinale a opção que corresponde à descrição de um modelo de serviço do tipo IaaS (infrastructure as a service).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064429 Ano: 2024
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Mesmo a gerência de memória garantindo a proteção de áreas da memória, mecanismos de compartilhamento são oferecidos para que diferentes processos possam trocar dados de forma protegida. Um destes mecanismos é conhecido por eliminar o conceito de partições de tamanho fixo, evitando que o problema da fragmentação interna da memória. No entanto, neste mecanismo acontece um outro problema, conhecido como fragmentação externa.

No texto acima, o mecanismo de compartilhamento descrito é conhecido como alocação

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064428 Ano: 2024
Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Entre os diversos modos de endereçamentos desenvolvidos para os processadores, há um que requer apenas uma referência à memória principal (MP) para buscar o dado, mas, embora se assemelhe ao modo imediato, é mais lento que este, devido à própria referência à memória.

O texto acima se refere ao modo de endereçamento

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064427 Ano: 2024
Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

A respeito de arquitetura de computadores e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

I Os sistemas de computação utilizam apenas um tipo de memória em suas arquiteturas.

II O processador comanda as ações efetuadas internamente, bem como emite os sinais de controle para os demais componentes do computador agirem e realizarem alguma tarefa.

III Dispositivos de entrada ou saída fazem, além da interligação, a conversão das linguagens do sistema para o meio exterior e vice-versa.

Assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A3-II

O Conselho de Administração de Itaipu Binacional é composto por 12 conselheiros, sendo 6 brasileiros e 6 paraguaios. Para a realização de análises sobre assuntos econômicos, estratégicos, técnicos, de controladoria e de prospecção de novos negócios, serão montadas cinco comissões, uma para cada assunto, todas com 6 membros cada. Não há impedimento para que uma pessoa participe de mais de uma comissão, nem para que alguém fique sem participar de qualquer uma.
No que se refere ao texto CB1A3-II, supondo que cada um dos 12 conselheiros de administração participe de pelo menos uma comissão, assinale a opção que apresenta o maior número possível de conselheiros que podem participar de todas as comissões.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

CB1A3-I


“O chefe não me falou sobre isso, mas, se eu for convidado, aceitarei a tarefa.”

Assinale a opção que apresenta uma negação da proposição CB1A3-I.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

CB1A3-I


“O chefe não me falou sobre isso, mas, se eu for convidado, aceitarei a tarefa.”

Supondo verdadeira a proposição CB1A3-I, assinale a opção que apresenta uma proposição também verdadeira.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A1-II


A exorbitante onda de calor que nos atingiu este mês veio fora dos padrões. Sua extensão, sua força e sua duração escapam aos parâmetros. Praticamente o território nacional inteiro foi assolado. Fenômenos atmosféricos têm se tornado cada vez mais extremos e mais frequentes desde que entramos no novo milênio. Incêndios florestais na Sibéria, temperatura saariana na Inglaterra, inundações devastadoras no Rio Grande do Sul, furacões com ventos de 300 km/h, sensação de 60 °C no Rio — são eventos extremos que se multiplicam e preocupam autoridades e governos do mundo inteiro.
Em outras partes do mundo, a população está ciente de que a ameaça principal que paira sobre a humanidade é o desregramento climático. A situação que se antevia para 2050 já chegou, quase 20 anos adiantada. No Brasil, até poucos anos atrás, não se sabia o que era um ciclone extratropical. Hoje, o fenômeno tem assolado o sul do país e ceifado vidas. Só este ano, já vieram dois desses eventos.
A população brasileira tem de ser conscientizada para as mudanças climáticas, que nos anunciam um futuro complicado. A catástrofe planetária começou, mas ainda temos tempo de amenizar o estrago.
Compete ao nosso governo investir em propaganda institucional para levar a informação a todos. Cabe também às autoridades desenhar um programa para implementar todos os conselhos de bom senso que ajudem a população a modificar seus hábitos. Se os brasileiros se conscientizarem de que cada um pode agir em favor da natureza, será um movimento de grande alcance. No fundo, a natureza somos nós. Chega de fomentar nossa própria perdição.
José Horta Manzano. O cantil. Correio Braziliense.
Internet: <correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Assinale a opção em que a reescrita do trecho “No fundo, a natureza somos nós.” (penúltimo período do último parágrafo) mantém a correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1-II.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A1-I

O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos da América (EUA), relatou no início de junho o surgimento do El Niño, o aquecimento das águas superficiais do Pacífico equatorial acima da média histórica. As mudanças já registradas neste ano no oceano e na atmosfera tornam provável a ocorrência desse fenômeno durante o próximo inverno no hemisfério Norte (verão no Brasil). De acordo com o comunicado, a chance de um El Niño forte é de 56% e de um moderado de 84%. Talvez seja um dos mais intensos das últimas três décadas.
El Niño e La Niña, o evento inverso, de resfriamento do Pacífico, integram o mesmo fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS), que provoca mudanças nos padrões globais de transporte de umidade, aumentando a pluviosidade em algumas regiões e reduzindo-a em outras: o clima da Oceania e do leste e sul da África fica mais quente e seco, enquanto nos EUA o inverno é menos rigoroso. Em maio, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alertou sobre a formação do El Niño e os seus prováveis efeitos no Brasil até o final deste ano: temperaturas mais altas e menos chuva nas regiões Norte e Nordeste e mais chuva nas regiões Sudeste e Sul.
Sinais do próximo El Niño. In: Pesquisa Fapesp. Ed. 329, jul./2023.
Internet: <revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações).
Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.

I A correção gramatical e os sentidos do texto estariam preservados caso o pronome “a”, em “reduzindo-a” (no primeiro período do segundo parágrafo) fosse colocado antes do verbo: a reduzindo.
II A substituição da expressão “próximo inverno” (no segundo período do primeiro parágrafo) por inverno próximo manteria a correção gramatical do texto e o seu sentido original.
III A substituição das formas verbais “fica” e “é” (ambas no primeiro período do segundo parágrafo) por ficaria e seria preservaria a correlação entre as formas verbais e a coesão temporal do período.

Assinale a opção correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064265 Ano: 2024
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Text 3A4

During the last century water infrastructure projects involving large dams played a major role in the socio-economic transformation of many countries. At the same time, in a significant number of cases the benefits were not shared equitably, and the negative impacts on the environmental and sociocultural structures were excessive. In some cases their economic performance was questionable. Diverging views have arisen on the merits and demerits of dams, the roles they play, and their alternatives in providing water and energy services. However, recognition that such roles are complementary rather than mutually exclusive has been growing as the dam debate has moved forward.

It is envisaged that, as part of the global effort to improve water and energy supplies, more dams will be constructed, especially in developing countries, alongside other diverse alternatives. There will, consequently, be a need to enhance the benefits of dams and avoid many of their drawbacks by applying better decision-making processes within the overall framework of sustainability. There are complex issues around the planning and management of dams in the context of sustainable development which will need to be adequately considered and addressed to achieve sustainable outcomes.

Dealing with the environmental and social challenges within the context of meeting water and energy needs is at the heart of the sustainability of projects involving dams. Dams are one of the options, structural or non-structural, available to meet specific water or energy needs. In many cases water and energy services are best provided through a mix of options. Each case is different. A decision to build a dam should emerge after a comprehensive assessment of the full range of available options, giving appropriate consideration to all aspects of sustainability.

United Nations Environmental Programme. Dams and Development: Relevant Practices for Improved Decision-making. Nairobi: The Secretariat of the Dams and Development Project, 2007. p. 10-1 (adapted).

In the end of the second paragraph of text 3A4, the term “which” refers to

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas