Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

3064414 Ano: 2024
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Text 22A4-I

Tourism cannot be treated in isolation since it embodies all tourism practices in the system they operate in. Thus, tourism is a complex sociocultural, economic, and political phenomenon that touches all levels of society. The investigation of tourism’s role in society, the tourism system’s effects on nature, tourism spaces, objects, practices, relationships, and tourist typologies demand systematic sociological investigations. It is important to consider the whole macro system through its members’ social, political, cultural, and economic interactions. In such a social context, both human and nonhuman actors continuously shape and reshape the tourism system, and the tourism system reshapes these actors’ values, attitudes, and behaviors.

Researchers examining the sociology of tourism departed from several theoretical perspectives, blended theory and method, and focused on sociological concepts to understand and explain the different aspects of tourism. This group of scholars has been working within the several cores of sociology (like education, family, economy, development, religion, gender, language, migration, social inequalities, labor, and art) and at the margins of emerging interdisciplinary formations, including those crossing many disciplines such as geography, anthropology, economics, political science, psychology, marketing, communication, women’s studies, history, and cultural studies. The sociology of tourism studies engendered transdisciplinary conversations both in academia and in practice, and the results of these studies have created pragmatic changes in tourism practices, habits, and governance.

Internet: <https://www.oxfordbibliographies.com> (adapted).

Based on text 22A4-I, it is correct to affirm that the sociology of tourism impacted tourism practices, habits, and governance because

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064405 Ano: 2024
Disciplina: Turismo
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Situação hipotética 22A3

Um grupo composto por dez turistas, com auxílio de um guia de turismo, visitou a aldeia indígena fulniô, localizada no município de Águas Belas, em Pernambuco. Chegando lá, o grupo primeiramente dirigiu-se à escola indígena que existe na aldeia e conversou com as lideranças e com indígenas mais velhos, para entender a história e a cultura do grupo.

Na situação hipotética 22A3, o grupo de turistas fez o chamado

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064402 Ano: 2024
Disciplina: Turismo
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

Tendo em vista que um novo olhar sobre o turismo é necessário para que haja a humanização da viagem, assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064396 Ano: 2024
Disciplina: Turismo
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

A paisagem se divide em paisagem natural (virgem) e paisagem urbana (cultural). A existência de ambas depende da presença de um observador sensível colocado diante de um ambiente natural ou de um ambiente urbano, considerando que a paisagem é uma realidade elaborada pelo observador quando a interpreta de acordo com sua percepção. No caso do turismo, o impacto visual que o ambiente natural produz varia de acordo com o tipo de atividade realizada por aqueles turistas que a visitam. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

I As formas, o cheiro, a cor, a luz, os sons, a diversidade e a mudança são considerados componentes sensoriais da paisagem natural.

II O turista agente incorpora-se à paisagem para praticar algum esporte, como esqui e surfe.

III O turista agente-observador pratica atividades como caminhadas, rapel, surfe, pesca, que permitem que ele observe a paisagem.

IV Nas atividades que um turista pode realizar na paisagem, existem cinco tipos de distâncias pessoais: isoladas, de proximidade, de conjunto, de exclusão e de contato.

Assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3064392 Ano: 2024
Disciplina: Turismo
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Itaipu
Provas:

O produto turístico possui características próprias e o seu estudo deve ser abrangente para analisá-las. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

I Turismo é um produto estático; possui demanda homogênea e é um bem de consumo abstrato.

II No turismo, há possibilidade de estocagem do produto e não existe complementaridade dos componentes por se tratar de serviços prestados de forma regular.

III O turismo possui acentuada concorrência entre si; a produção é simultânea ao consumo e os serviços turísticos são prestados de forma regular.

IV Turismo é b em d e consumo abstrato, possui demanda heterogênea e é sazonal.

Assinale a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A3-II

O Conselho de Administração de Itaipu Binacional é composto por 12 conselheiros, sendo 6 brasileiros e 6 paraguaios. Para a realização de análises sobre assuntos econômicos, estratégicos, técnicos, de controladoria e de prospecção de novos negócios, serão montadas cinco comissões, uma para cada assunto, todas com 6 membros cada. Não há impedimento para que uma pessoa participe de mais de uma comissão, nem para que alguém fique sem participar de qualquer uma.
No que se refere ao texto CB1A3-II, supondo que cada um dos 12 conselheiros de administração participe de pelo menos uma comissão, assinale a opção que apresenta o maior número possível de conselheiros que podem participar de todas as comissões.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

CB1A3-I


“O chefe não me falou sobre isso, mas, se eu for convidado, aceitarei a tarefa.”

Assinale a opção que apresenta uma negação da proposição CB1A3-I.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

CB1A3-I


“O chefe não me falou sobre isso, mas, se eu for convidado, aceitarei a tarefa.”

Supondo verdadeira a proposição CB1A3-I, assinale a opção que apresenta uma proposição também verdadeira.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A1-II


A exorbitante onda de calor que nos atingiu este mês veio fora dos padrões. Sua extensão, sua força e sua duração escapam aos parâmetros. Praticamente o território nacional inteiro foi assolado. Fenômenos atmosféricos têm se tornado cada vez mais extremos e mais frequentes desde que entramos no novo milênio. Incêndios florestais na Sibéria, temperatura saariana na Inglaterra, inundações devastadoras no Rio Grande do Sul, furacões com ventos de 300 km/h, sensação de 60 °C no Rio — são eventos extremos que se multiplicam e preocupam autoridades e governos do mundo inteiro.
Em outras partes do mundo, a população está ciente de que a ameaça principal que paira sobre a humanidade é o desregramento climático. A situação que se antevia para 2050 já chegou, quase 20 anos adiantada. No Brasil, até poucos anos atrás, não se sabia o que era um ciclone extratropical. Hoje, o fenômeno tem assolado o sul do país e ceifado vidas. Só este ano, já vieram dois desses eventos.
A população brasileira tem de ser conscientizada para as mudanças climáticas, que nos anunciam um futuro complicado. A catástrofe planetária começou, mas ainda temos tempo de amenizar o estrago.
Compete ao nosso governo investir em propaganda institucional para levar a informação a todos. Cabe também às autoridades desenhar um programa para implementar todos os conselhos de bom senso que ajudem a população a modificar seus hábitos. Se os brasileiros se conscientizarem de que cada um pode agir em favor da natureza, será um movimento de grande alcance. No fundo, a natureza somos nós. Chega de fomentar nossa própria perdição.
José Horta Manzano. O cantil. Correio Braziliense.
Internet: <correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Assinale a opção em que a reescrita do trecho “No fundo, a natureza somos nós.” (penúltimo período do último parágrafo) mantém a correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1-II.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto CB1A1-I

O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos da América (EUA), relatou no início de junho o surgimento do El Niño, o aquecimento das águas superficiais do Pacífico equatorial acima da média histórica. As mudanças já registradas neste ano no oceano e na atmosfera tornam provável a ocorrência desse fenômeno durante o próximo inverno no hemisfério Norte (verão no Brasil). De acordo com o comunicado, a chance de um El Niño forte é de 56% e de um moderado de 84%. Talvez seja um dos mais intensos das últimas três décadas.
El Niño e La Niña, o evento inverso, de resfriamento do Pacífico, integram o mesmo fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS), que provoca mudanças nos padrões globais de transporte de umidade, aumentando a pluviosidade em algumas regiões e reduzindo-a em outras: o clima da Oceania e do leste e sul da África fica mais quente e seco, enquanto nos EUA o inverno é menos rigoroso. Em maio, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alertou sobre a formação do El Niño e os seus prováveis efeitos no Brasil até o final deste ano: temperaturas mais altas e menos chuva nas regiões Norte e Nordeste e mais chuva nas regiões Sudeste e Sul.
Sinais do próximo El Niño. In: Pesquisa Fapesp. Ed. 329, jul./2023.
Internet: <revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações).
Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.

I A correção gramatical e os sentidos do texto estariam preservados caso o pronome “a”, em “reduzindo-a” (no primeiro período do segundo parágrafo) fosse colocado antes do verbo: a reduzindo.
II A substituição da expressão “próximo inverno” (no segundo período do primeiro parágrafo) por inverno próximo manteria a correção gramatical do texto e o seu sentido original.
III A substituição das formas verbais “fica” e “é” (ambas no primeiro período do segundo parágrafo) por ficaria e seria preservaria a correlação entre as formas verbais e a coesão temporal do período.

Assinale a opção correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas