Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

1360493 Ano: 2010
Disciplina: Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Assinale a opção CORRETA que apresenta o potencial de equilíbrio do eletrodo !$ Al^{3+}/Al !$, em volt, na escala do eletrodo de referência de cobre-sulfato de cobre, à temperatura de 25 °C, calculado para uma concentração do íon alumínio de !$ 10^{-3}\,mol\,L^{-1} !$.
Dados: Potenciais de eletrodo padrão do cobre-sulfato de cobre !$ (E^º_{CuSO_4/Cu}) !$ e do alumínio !$ (E^º_{Al^{3+}/Al}) !$ , na escala do eletrodo de hidrogênio, nas condições-padrão:
!$ E^º_{CuSO_4/Cu} !$ = 0,310 V
!$ E^º_{Al^{3+}/Al} !$ = - 1,67 V
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1359972 Ano: 2010
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A figura da prostituta aparece em diversos romances do século XIX. Por exemplo:
I. Em Lucíola, a protagonista Lúcia deixa a prostituição depois que se apaixona por Paulo, o que significa que o amor verdadeiro pode regenerar a mulher.
II. Em Memórias póstumas de Brás Cubas, Marcela consegue seduzir o jovem Brás Cubas, que lhe dá dinheiro e bens materiais, mas ela morre pobre.
III. Ao final de O cortiço, Pombinha rompe com o casamento e opta pela prostituição, e faz isso, em boa medida, por vontade própria.
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1358394 Ano: 2010
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Our Imaginary, Hotter Selves
Avatars might serve therapeutic purposes, helping those with social phobia become more confident.
by Sharon Begley
Anyone who has ever had a bad hair day, when looking like a latter-day Medusa makes you feel cranky and antisocial and plodding, can sympathize with the Oakland Raiders - and not because the players get helmet hair. The Raiders alternated between mostly black and mostly white uniforms, depending on whether they were playing at home or away. Knowing that appearance affects people's mood and outlook, psychologists wondered whether uniform color influenced the Raiders' aggressiveness. Using data from the 1970s and 1980s, they found that the team racked up way more penalty yards - a measure of aggression - when they wore black than when they wore white, for infractions both minor (encroachment) and major (roughing the kicker). The pattern held even when the scientists took into account different conditions and styles of play at home and away. But while the 1988 finding has become a classic in psychology, the explanation remains controversial. Do referees, because of black's cultural baggage, see black-clad players as meaner and badder than those in, say, baby blue? Or does wearing black make players see themselves as tougher and meaner - and therefore cause them to play that way?
Jeremy Bailenson and Nick Yee of Stanford University had this and other classic studies in mind when they started wondering about the effect of being able to alter one's appearance. They weren't going to study wardrobe choices, however. Their quarry is avatars, digital representations of players in such games as Second Life. "Your physical appearance changes how people treat you," says Bailenson. "But independent of that, when you perceive yourself in a certain way, you act differently." He and Yee call it "the Proteus effect," after the shape-changing Greek god. The effect of appearance on behavior, they find, carries over from the virtual world to the real one, with intriguing consequences. (…)
http://www.newsweek.com. Acesso em 5/6/2010.
Assinale a opção em que o referente do pronome está INCORRETO.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1356319 Ano: 2010
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Considere o poema ao lado, de Ronaldo Azeredo:
enunciado 2627211-1
Esse texto
I. explora a organização visual das palavras sobre a página.
II. põe ênfase apenas na forma e não no conteúdo da mensagem.
III. pode ser lido não apenas na sequência horizontal das linhas.
IV. não apresenta preocupação social.
Estão corretas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1355504 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Uma partícula de massa !$ m !$ move-se sobre uma linha reta horizontal num Movimento Harmônico Simples (MHS) com centro O. Inicialmente, a partícula encontra-se na máxima distância !$ x_0 !$ de O e, a seguir, percorre uma distância !$ a !$ no primeiro segundo e uma distância !$ b !$ no segundo seguinte, na mesma direção e sentido. Quanto vale a amplitude !$ x_0 !$ desse movimento?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1355271 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Uma pessoa de 80,0 kg deixa-se cair verticalmente de uma ponte amarrada a uma corda elástica de "bungee jumping" com 16,0 m de comprimento. Considere que a corda se esticará até 20,0 m de comprimento sob a ação do peso. Suponha que, em todo o trajeto, a pessoa toque continuamente uma vuvuzela, cuja frequência natural é de 235 Hz. Qual(is) é(são) a(s) distância(s) abaixo da ponte em que a pessoa se encontra para que um som de 225 Hz seja percebido por alguém parado sobre a ponte?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1355103 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
O aparato para estudar o efeito fotoelétrico mostrado na figura consiste de um invólucro de vidro que encerra o aparelho em um ambiente no qual se faz vácuo. Através de uma janela de quartzo, luz monocromática incide sobre a placa de metal !$ P !$ e libera elétrons. Os elétrons são então detectados sob a forma de uma corrente, devido à diferença de potencial !$ V !$ estabelecida entre !$ P !$ e !$ Q !$. Considerando duas situações distintas !$ a !$ e !$ b !$, nas quais a intensidade da luz incidente em !$ a !$ é o dobro do caso b, assinale qual dos gráficos abaixo representa corretamente a corrente fotoelétrica em função da diferença de potencial.
enunciado 2568983-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1354760 Ano: 2010
Disciplina: Engenharia Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A figura mostra o perfil reacional da decomposição de um composto X por dois caminhos reacionais diferentes, I e II.
Baseado nas informações apresentadas nessa figura, assinale a opção ERRADA.
enunciado 2550591-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1354514 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Véspera de um dos muitos feriados em 2009 e a insana tarefa de mover-se de um bairro a outro em São Paulo para uma reunião de trabalho. Claro que a cidade já tinha travado no meio da tarde. De táxi, pagaria uma fortuna para ficar parada e chegar atrasada, pois até as vias alternativas que os taxistas conhecem estavam entupidas. De ônibus, nem o corredor funcionaria, tomado pela fila dos mastodônticos veículos. Uma dádiva: eu não estava de carro. Com as pernas livres dos pedais do automóvel e um sapato baixo, nada como viver a liberdade de andar a pé. Carro já foi sinônimo de liberdade, mas não contava com o congestionamento.
Liberdade de verdade é trafegar entre os carros, e mesmo sem apostar corrida, observar que o automóvel na rua anda à mesma velocidade média que você na calçada. É quase como flanar. Sei, como motorista, que o mais irritante do trânsito é quando o pedestre naturalmente te ultrapassa. Enquanto você, no carro, gasta dinheiro para encher o ar de poluentes, esquentar o planeta e chegar atrasado às reuniões. E ainda há quem pegue congestionamento para andar de esteira na academia de ginástica.
Do Itaim ao Jardim Paulista, meia horinha de caminhada. Deu para ver que a Avenida Nove de Julho está cheia de mudas crescidas de pau-brasil. E mais uma porção de cenas que só andando a pé se pode observar. Até chegar ao compromisso pontualmente.
Claro que há pedras no meio do caminho dos pedestres, e muitas. Já foram inclusive objeto de teses acadêmicas. Uma delas, Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo, de Maria Ermelina Brosch Malatesta, sustenta que, apesar de ser a saída maisutilizada pela população nas atuais condições de esgotamento dos sistemas de mobilidade, o modo de transporte a pé é tratado de forma inadequada pelos responsáveis por administrar e planejar o município.
As maiores reclamações de quem usa o mais simples ebarato meio de locomoção são os "obstáculos" que aparecem pelo caminho: bancas de camelôs, bancas de jornal, lixeira, postes. Além das calçadas estreitas, com buracos, degraus, desníveis. E o estacionamento de veículos nas calçadas, mais a entrada e a saída em guias rebaixadas, aponta o estudo.
Sem falar nas estatísticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trânsito. Se o acidente envolve vítimas fatais, o percentual sobe para nada menos que 50% –o que atesta a falta de investimento público no transporte a pé.
Na Região Metropolitana de São Paulo, as viagens a pé, com extensão mínima de 500 metros, correspondem a 34% do total de viagens. Percentual parecido com o de Londres, de 33%. Somadas aos 32% das viagens realizadas por transporte coletivo,que são iniciadas e concluídas por uma viagem a pé, perfazem o total de 66% das viagens! Um número bem desproporcional ao espaço destinado aos pedestres e ao investimento público destinado a eles, especialmente em uma cidade como São Paulo, onde o transporte individual motorizado tem a primazia.
A locomoção a pé acontece tanto nos locais de maior densidade –caso da área central, com registro de dois milhões de viagens a pé por dia –, como nas regiões mais distantes, onde são maiores as deficiências detransporte motorizado e o perfil de renda é menor. A maior parte das pessoas que andam a pé tem poder aquisitivo mais baixo. Elas buscam alternativas para enfrentar a condução cara, desconfortável ou lotada, o ponto de ônibus ou estação distantes, a demora para a condução passar e a viagem demorada.
Já em bairros nobres, como Moema, Itaim e Jardins, por exemplo, é fácil ver carrões que saem das garagens para ir de uma esquina a outra e disputar improváveis vagas de estacionamento. A ideia é manter-se fechado em shoppings, boutiques, clubes, academias de ginástica, escolas, escritórios, porque o ambiente lá fora – o nosso meio ambiente urbano – dizem que é muito perigoso.
(Amália Safatle. http://terramagazine.terra.com.br, 15/07/2009. Adaptado.)
Do título do texto, Meio ambiente urbano: o barato de andar a pé, NÃO se pode depreender que andar a pé é mais
I. prazeroso.
II. econômico.
III. divertido.
IV. frequente.
Estão corretas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1354455 Ano: 2010
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
enunciado 2530183-1
TIME, May 24, 2010
Assinale uma característica, associada à Fórmula 1, que NÃO foi considerada como essencial pelo anunciante.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas