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Foram encontradas 60 questões.

2058707 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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Para irrigação de uma determinada área, será construído um canal de concreto, com coeficiente de rugosidade de Strickler igual a 80 e com a seção transversal mostrada abaixo, onde NA indica o nível de água:
Enunciado 2799620-1
A declividade do canal é 0,09%. A vazão fornecida, em litros por segundo, será: (considere que 0,375 2/3 = 0,52)
 

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2058700 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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Uma determinada obra, com duração de 8 (oito) meses, foi contratada a preço global com base nas seguintes planilhas de dados físicos e financeiros:
Item Discriminação
Uni-
dade
Quan-
tidade
Preço
unitário
(R$)
1 Escavação !$ m^3 !$ 200 200,00
2 Estrutura !$ m^3 !$ 250 1.600,00
3 Alvenaria !$ m^2 !$ 8000 25,00
4 Telhado !$ m^2 !$ 1000 160,00
Item Progresso previsto no mês (%)
M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8
1 60 30 10
2 20 20 20 20 20
3 10 30 30 20 10
4 50 50
Ao final do quinto mês de obra, o progresso previsto acumulado é:
 

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2058681 Ano: 2013
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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De acordo com a Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002, e suas alterações, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, são resíduos recicláveis os classificados como classes:
 

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2058677 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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Observe o desenho esquemático abaixo representativo da instalação de esgoto sanitário de um banheiro:
Enunciado 2768410-1
A tubulação indicada pela seta, de acordo com a norma ABNT NBR 8160:1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), é denominada ramal de:
 

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2058676 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
Leia o texto abaixo e responda a questão proposta.
A figura do ancião, desde o início dos relatos das primeiras civilizações, é muito controversa e discutida. No mundo ocidental, o senso comum das principais culturas muitas vezes discordava dos ensinamentos das filosofias clássicas sobre as contribuições da velhice para a sociedade. O estudo das reais condições trazidas pelo avanço da idade gerou diversas discussões éticas sobre as percepções biossociais dos processos de mudança do corpo. Médicos, biólogos, psicólogos e antropólogos ainda hoje não conseguem obter consenso sobre esse fenômeno em suas respectivas áreas.
Muitas culturas ocidentais descrevem o estereótipo do jovem como corajoso, destemido, forte e indolente. Já a figura do idoso é retratada como um peso morto, um chato em decadência corporal e mental. Percepção preconceituosa que foi levada ao extremo no século XX pelos portugueses durante a ditadura de Antônio Salazar, notório por usar a perseguição aos idosos como bandeira política. Atletas e artistas cotidianamente debatem o avanço da idade com medo e desgosto, enquanto especialistas da saúde questionam se há deterioração ou mudança adaptativa do corpo humano.
Nas culturas orientais, assim como na maioria das filosofias clássicas, a velhice é vista de um ângulo positivo, sendo fonte de sabedoria e meta para uma vida guiada pela prudência. O sábio ancião, que personifica a figura do homem calmo, austero, e que muitas vezes é capaz de prever certas situações e aconselhar, se destaca em relação ao jovem cheio de energia e de hormônios instáveis. Porém, apesar dos filósofos apreciarem o avanço da idade, nem todos eles tinham a mesma opinião sobre a velhice. O jovem Platão tinha como inspiração o velho filósofo Sócrates. Apesar de ser desfavorecido materialmente, Sócrates possuía muita experiência e uma sabedoria ímpar que marcou a história do pensamento. Em A República, Platão retrata uma discussão filosófica sobre a justiça ocorrida na casa do velho Céfalo, homem importante e respeitável em Atenas, que propiciava discussões filosóficas entre os mais velhos e os jovens que contemplavam os diálogos. Na sociedade ideal desse filósofo, os jovens muitas vezes eram retratados como inconsequentes e ingênuos, a exemplo de Polemarco, filho de Céfalo. Nesta sociedade ideal, crianças e adolescentes não recebiam diretamente o ensino da Filosofia. Por ser um conhecimento nobre e difícil, [ela] era ensinada somente para pessoas de idade mais avançada.
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Dentre os filósofos clássicos, o maior crítico sobre a construção filosófica da ideia de “velhice” era o estoico Sêneca. Para ele, Platão, Aristóteles e Epicuro construíram uma concepção mitológica da figura do velho. Os idosos que ele conheceu em Roma muitas vezes não eram tão felizes como descreviam os gregos. Muitos deles, observou Sêneca, pareciam tranquilos, mas no fundo não eram. A aparente tranquilidade decorria de seu cansaço e desânimo por não conseguir mais lutar por aquilo que queriam. Não buscaram a ataraxia enquanto jovens, ou seja, a tranquilidade da alma e a ausência de perturbações frente aos desafios impostos pela vida.
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Se envelhecer é uma “droga”, como afirma o ator Arnold Schwarzenegger, ou se [a velhice] é a “melhor idade”, como dizem muitos aposentados, esses discursos não contribuem para uma resposta definitiva para o estudo científico. Afinal, o conceito de velhice não é um fenômeno puramente biológico, mas também fruto de uma construção social e psicoemocional.
MEUCCI, Arthur. Rev. Filosofia: março de 2013, p. 72-3.
Com o emprego de OU SEJA (§ 4), o autor introduz um aposto cujo papel semântico no peródo é:
 

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2058661 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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Um projeto de estruturas apresentou o seguinte desenho de armação de uma viga:
Enunciado 2757589-1
A área de aço, em !$ cm^2 !$, da armadura positiva de flexão dessa viga é de aproximadamente:
 

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2058652 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
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Em um laboratório de materiais de construção, foram feitos ensaios para determinar o índice de forma em três amostras de agregado graúdo, de acordo com a norma ABNT NBR 7809:2006 (Agregado graúdo – Determinação do índice de forma pelo método do paquímetro - Método de ensaio). Os seguintes resultados foram obtidos:
Amostra Índice de forma
1 3,5
2 2,9
3 1,8
De acordo com a norma ABNT NBR 7211:2009 (Agregados para concreto – Especificação), pode(m)-se aceitar o(s) resultado(s) da(s) amostra(s):
 

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2058589 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
Leia o texto abaixo e responda a questão proposta.
A figura do ancião, desde o início dos relatos das primeiras civilizações, é muito controversa e discutida. No mundo ocidental, o senso comum das principais culturas muitas vezes discordava dos ensinamentos das filosofias clássicas sobre as contribuições da velhice para a sociedade. O estudo das reais condições trazidas pelo avanço da idade gerou diversas discussões éticas sobre as percepções biossociais dos processos de mudança do corpo. Médicos, biólogos, psicólogos e antropólogos ainda hoje não conseguem obter consenso sobre esse fenômeno em suas respectivas áreas.
Muitas culturas ocidentais descrevem o estereótipo do jovem como corajoso, destemido, forte e indolente. Já a figura do idoso é retratada como um peso morto, um chato em decadência corporal e mental. Percepção preconceituosa que foi levada ao extremo no século XX pelos portugueses durante a ditadura de Antônio Salazar, notório por usar a perseguição aos idosos como bandeira política. Atletas e artistas cotidianamente debatem o avanço da idade com medo e desgosto, enquanto especialistas da saúde questionam se há deterioração ou mudança adaptativa do corpo humano.
Nas culturas orientais, assim como na maioria das filosofias clássicas, a velhice é vista de um ângulo positivo, sendo fonte de sabedoria e meta para uma vida guiada pela prudência. O sábio ancião, que personifica a figura do homem calmo, austero, e que muitas vezes é capaz de prever certas situações e aconselhar, se destaca em relação ao jovem cheio de energia e de hormônios instáveis. Porém, apesar dos filósofos apreciarem o avanço da idade, nem todos eles tinham a mesma opinião sobre a velhice. O jovem Platão tinha como inspiração o velho filósofo Sócrates. Apesar de ser desfavorecido materialmente, Sócrates possuía muita experiência e uma sabedoria ímpar que marcou a história do pensamento. Em A República, Platão retrata uma discussão filosófica sobre a justiça ocorrida na casa do velho Céfalo, homem importante e respeitável em Atenas, que propiciava discussões filosóficas entre os mais velhos e os jovens que contemplavam os diálogos. Na sociedade ideal desse filósofo, os jovens muitas vezes eram retratados como inconsequentes e ingênuos, a exemplo de Polemarco, filho de Céfalo. Nesta sociedade ideal, crianças e adolescentes não recebiam diretamente o ensino da Filosofia. Por ser um conhecimento nobre e difícil, [ela] era ensinada somente para pessoas de idade mais avançada.
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Dentre os filósofos clássicos, o maior crítico sobre a construção filosófica da ideia de “velhice” era o estoico Sêneca. Para ele, Platão, Aristóteles e Epicuro construíram uma concepção mitológica da figura do velho. Os idosos que ele conheceu em Roma muitas vezes não eram tão felizes como descreviam os gregos. Muitos deles, observou Sêneca, pareciam tranquilos, mas no fundo não eram. A aparente tranquilidade decorria de seu cansaço e desânimo por não conseguir mais lutar por aquilo que queriam. Não buscaram a ataraxia enquanto jovens, ou seja, a tranquilidade da alma e a ausência de perturbações frente aos desafios impostos pela vida.
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Se envelhecer é uma “droga”, como afirma o ator Arnold Schwarzenegger, ou se [a velhice] é a “melhor idade”, como dizem muitos aposentados, esses discursos não contribuem para uma resposta definitiva para o estudo científico. Afinal, o conceito de velhice não é um fenômeno puramente biológico, mas também fruto de uma construção social e psicoemocional.
MEUCCI, Arthur. Rev. Filosofia: março de 2013, p. 72-3.
A partir da argumentação desenvolvida ao longo do texto, o autor pretende persuadir o leitor a concluir que:
 

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2058581 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
Provas:
O sistema de classificação de solos HRB (Highway Research Board) é utilizado na construção de estradas de rodagem. Para estabelecer a posição relativa de um solo dentro de um grupo do sistema de classificação HRB, deve-se determinar o índice de grupo, representado pela sigla IG. O valor máximo que IG pode assumir é:
 

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2058578 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: FUNCAB
Orgão: IF-RR
Provas:
Um trecho de uma estrada foi projetado com velocidade de projeto igual a 80 km/h e rampa descendente de 5%. O coeficiente de atrito longitudinal entre o pneu e o pavimento é 0,30. Deve ser utilizada a seguinte fórmula para determinação da distância de frenagem em metros:
!$ D_f = (0,7 × V) + [(0,004 × V^2) / (f + i)] !$
Sendo:
!$ D_f !$ = distância de frenagem em m
V= velocidade de projeto em km/h
f = coeficiente de atrito
i = inclinação de rampa (%)
A distância de frenagem desse trecho de estrada, em m, é de aproximadamente:
 

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