Magna Concursos

Foram encontradas 65 questões.

1316534 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Assinale a alternativa que reescreve o texto, a seguir, melhorando-lhe a estruturação, sem mudar-lhe o sentido.

Mesmo que o idoso nunca tenha treinado na vida, ele tem uma possibilidade muito alta de melhorar a sua própria força. Se fizer de duas a três vezes por semana um exercício físico que misture duas modalidades, resistência e aeróbico, como musculação, caminhadas ou corridas, será mais que suficiente para aprimorar todos os aspectos cardíacos e respiratórios (Viver Bem, nov. 2015).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1306238 Ano: 2016
Disciplina: História
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

“21. Erram, pois os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda pena e fica salvo”.

“43. É preciso ensinar os cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprassem indulgências”. (MARQUES, A. M. et al. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 119).

A essas teses se somaram outras 93 que se opunham a algumas práticas da Igreja Católica, e que, num contexto de grande questionamento da autoridade papal, resultou no início na Reforma Protestante. As teses apontadas acima foram proferidas por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1304915 Ano: 2016
Disciplina: Estatística
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Durante 150 semanas o supervisor de uma fábrica observou o número de peças com defeito descartadas, apresentadas na planilha abaixo.

Enunciado 1304915-1

A média do número de peças descartadas por apresentar defeito, por semana, é de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296865 Ano: 2016
Disciplina: Biologia
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

A engenharia genética possibilita a manipulação de moléculas de DNA e muitas enzimas contribuíram para o atual avanço das técnicas de engenharia genética. Em relação a essas enzimas, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
980208 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

TEXTO-BASE PARA A QUESTÃO.

Deuses e Demônios.

A possessão constituía um fenômeno familiar no mundo grego. Gente de todas as camadas sociais consultava o oráculo de Apolo, em Delfos, onde a pitonisa, em transe, oferecia respostas – por vezes enigmáticas e ambíguas – às questões apresentadas. O domínio dos corpos pela divindade era habitual nos rituais sagrados, como o de Dionísio, (a)que deu origem ao teatro. Por sua vez, Platão chegou a afirmar (b)que muitos poetas criavam sob o domínio das Musas e de outras deidades, sem controle sobre as palavras proferidas.

Milênios depois, os principais estudiosos do psiquismo empreenderam o exame da possessão. Jung, por exemplo, abordou o fenômeno já na sua tese de doutoramento, focalizando o caso de uma adolescente (c)que dizia “receber” o espírito do avô já falecido. Mais tarde, o criador da psicologia analítica desenvolveria o conceito de arquétipos – representações inatas e específicas da humanidade (d)que são o correspondente psíquico dos instintos –, que se revelaria de enorme valor no estudo das mais diversas manifestações culturais. O culto a Dionísio, por exemplo, foi considerado um arquétipo da fertilidade humana. O pensador suíço também escreveu sobre o oráculo de Delfos, relacionando a obscuridade das respostas com as mensagens ambíguas do inconsciente.

O cenário da possessão esteve igualmente presente no desenvolvimento de outro conceito junguiano fundamental: os complexos, “ilhas de fantasia” psíquicas (e)que atuam sobre o eu e chegam a dominá-lo. Tornam-se nocivos quando ganham autonomia, sem se integrar à estrutura do psiquismo; Jung chegou a comparar o controle do eu pelos complexos autônomos com a noção medieval de possessão demoníaca (Mente, Cérebro e Filosofia, nº1, Duetto).

Da leitura do texto, pode-se inferir que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979903 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Assinale a alternativa que registra a mesma incorreção gramatical, contida no texto abaixo, segundo a norma padrão. Escorpião: Os desafios podem lhe atrair, mas talvez não seja o dia de lhe fazerem bem (Gazeta do Povo, 13/09/2016).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979897 Ano: 2016
Disciplina: Espanhol (Língua Espanhola)
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA A QUESTÃO.

Colombianos dijeron “No” al acuerdo de paz con las FARC

En un plebiscito muy reñido, los colombianos rechazaron al pacto sellado entre el gobierno y el grupo guerrillero.

Contra todos los pronósticos, los colombianos rechazaron un acuerdo de paz entre el gobierno de Colombia y la guerrilla de las FARC en un histórico plebiscito que buscaba poner fin a 52 años de conflicto armado.

Con 99,80% de las mesas escrutadas, la opción del “No” (50,23%) se imponía a la del “Sí” (49,76%), una tendencia que se mantiene desde que el escrutinio de la Registraduría Nacional del Estado Civil, encargada de organizar los comicios, pasó la mitad del recuento.

Las autoridades confirmaron que el plebiscito es válido pues el umbral de participación fue superado.

Unos 34,9 millones de colombianos fueron convocados a pronunciarse sobre el pacto firmado el 26 de setiembre entre las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC) y el gobierno de Juan Manuel Santos.

Uno de los convencidos por el ‘No’ fue José Gómez, un pensionado de 70 años: “Es absurdo premiar a unos criminales narcoasesinos que han hecho al país un desastre”, dijo.

Los colombianos dicen estar hartos de la guerra, pero muchos rechazan hacer concesiones a l a s FARC, que marcaron la historia reciente con masacres, secuestros, extorsiones y desapariciones forzadas.

Lo negociado desde el 2012 en La Habana fue rechazado porque aunque 6.346.055 personas votaron por el “”, superando el umbral de 4,5 millones de votos requeridos para avalar el acuerdo, fueron más las adhesiones por el “No” (6.408.350).

El gobierno ha dicho no tener un plan B si triunfaba el voto negativo a la pregunta: “¿Apoya usted el acuerdo final para la terminación del conflicto y la construcción de una paz estable y duradera?”.

Los últimos sondeos daban ganador al “Sí”, con un 20% de adhesiones frente al “No”, firmemente apoyado por el expresidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Accedido en 03/10/2016 Disponible en: http://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/colombianos-listos-decir-si-nopaz- farc-noticia-1935802

Según el texto, ¿cuál era el objetivo del plebiscito?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979814 Ano: 2016
Disciplina: Matemática
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Um balão está passando por uma cidade e sua base é vista da vertical, de um ponto A no solo, conforme a figura. Se, no mesmo instante, também do solo, distante 6 km do ponto A, a base é vista sob um ângulo de 30º, a distância do balão ao ponto A é, em km, de:

Enunciado 979814-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979801 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Assinale em qual das alternativas há texto incoerente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
979781 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

O conceito de alienação pressupõe diferentes entendimentos conforme seu emprego, como na esfera jurídica em que indica a perda da posse de um bem; no campo da psiquiatria, refere-se à perda da dimensão de si na relação com os outros; no âmbito religioso, aponta para à idolatria e a perda da autonomia. Para Jean Jacques Rousseau, tal fenômeno acontece quando se perde a compreensão do mundo, tornando-se alheio à própria realidade. Na concepção marxista, a alienação, fruto da divisão de trabalho produzido pela mecanização fabril e que atingiu seu auge, no século XX, com as linhas de montagem, é caracterizada quando:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas