Magna Concursos

Foram encontradas 65 questões.

942121 Ano: 2016
Disciplina: Física
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Em um dia ensolarado no verão de Salvador, um turista passeia na praia às 10h da manhã e observa que a areia está quente e a água do mar gelada. Ao repetir o passeio às 22h, ele percebe que a areia já está fria e a água do mar permanece agradavelmente morna. Podemos explicar este fenômeno da seguinte forma:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
936419 Ano: 2016
Disciplina: Física
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Os aviões encurtam distâncias e aproximam as pessoas. Aeronaves tal como o BOEING 777 atingem velocidades próximas a 1000 km/h e gastam aproximadamente 10 h para se deslocarem entre Paris e Rio de Janeiro. Para este mesmo percurso, o supersônico Concorde gastava umas 5 h desenvolvendo uma velocidade pouco superior a 2000 km/h. Criado pela NASA na década de 1950, o avião do projeto X-15 para treinamento de astronautas, chegava a alcançar a fantástica velocidade de 7000 km/h. Considerando-se a proporcionalidade entre as velocidades dos diferentes aviões, se esta aeronave pudesse se deslocar entre Paris e Rio, gastaria um intervalo de tempo mais próximo de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
936380 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

A amônia é um composto importante na indústria de produção de fertilizantes e ácido nítrico. Na indústria americana ela figura entre as cinco substâncias mais produzidas. O processo utilizado para produção de amônia é conhecido como processo Haber. Fritz Haber descobriu o método de sintetizar a amônia diretamente de seus elementos. Observe abaixo algumas considerações de Haber em seu estudo.

Enunciado 936380-1

Para aumentar a velocidade da reação usa-se um catalisador misturando Fe3O4 com KOH, SiO2 e Al2O3, mas que só é eficiente acima de 400 ºC.

A respeito deste processo assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
936303 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Assinale a alternativa em que ambas as propostas de concordância verbal estão de acordo com a norma padrão.

I) Para desespero dos investigadores, na lista encontrada, a maioria dos nomes não era/ eram verídicos, mas sim apelidos.

II) Mais de um político tentava/tentavam negar a evidente participação na negociata.

III) Uma das coisas que mais me impressiona/impressionam é a pureza encantatória das crianças.

IV) Ele era um dos que mais se sobressaía/sobressaíam na escola, mas acabou um profissional medíocre.

V) Nenhum de nós poderá/poderemos reclamar da administração depois de nomeado o novo chefe.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
935017 Ano: 2016
Disciplina: Química
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

A origem da água ainda instiga muitos cientistas. Até recentemente havia uma teoria de grande aceitação de que a água existente na terra teria origem em cometas, formados por aproximadamente 80% de água. Buscando desvendar este mistério a sonda Rosseta foi enviada pela Agência Espacial Européia (ESA) ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko para analisar a sua água e avaliar a similaridade com a água existente no planeta Terra. Baseado na proporção deutério/hidrogênio os resultados indicaram que a composição da água do 67P é diferente da água existente na terra, dando força à teoria da origem da água ser proveniente de asteróides (Adaptado de Altwegg et al., Science, v. 347, 2015).

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
931922 Ano: 2016
Disciplina: Matemática
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Uma artesã adquiriu um bloco de concreto celular no formato de um prisma retangular de dimensões a = 10cm, b = 30cm e c = 50cm. Ela pretende separá-lo em dois cubos de mesmo volume e, quatro das faces de cada cubo pertencentes às faces laterais do prisma. A medida da aresta ( !$ \ell !$ ) destes cubos, em cm, pertence ao intervalo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
931731 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

TEXTO-BASE PARA A QUESTÃO.

Deuses e Demônios.

A possessão constituía um fenômeno familiar no mundo grego. Gente de todas as camadas sociais consultava o oráculo de Apolo, em Delfos, onde a pitonisa, em transe, oferecia respostas – por vezes enigmáticas e ambíguas – às questões apresentadas. O domínio dos corpos pela divindade era habitual nos rituais sagrados, como o de Dionísio, (a)que deu origem ao teatro. Por sua vez, Platão chegou a afirmar (b)que muitos poetas criavam sob o domínio das Musas e de outras deidades, sem controle sobre as palavras proferidas.

Milênios depois, os principais estudiosos do psiquismo empreenderam o exame da possessão. Jung, por exemplo, abordou o fenômeno já na sua tese de doutoramento, focalizando o caso de uma adolescente (c)que dizia “receber” o espírito do avô já falecido. Mais tarde, o criador da psicologia analítica desenvolveria o conceito de arquétipos – representações inatas e específicas da humanidade (d)que são o correspondente psíquico dos instintos –, que se revelaria de enorme valor no estudo das mais diversas manifestações culturais. O culto a Dionísio, por exemplo, foi considerado um arquétipo da fertilidade humana. O pensador suíço também escreveu sobre o oráculo de Delfos, relacionando a obscuridade das respostas com as mensagens ambíguas do inconsciente.

O cenário da possessão esteve igualmente presente no desenvolvimento de outro conceito junguiano fundamental: os complexos, “ilhas de fantasia” psíquicas (e)que atuam sobre o eu e chegam a dominá-lo. Tornam-se nocivos quando ganham autonomia, sem se integrar à estrutura do psiquismo; Jung chegou a comparar o controle do eu pelos complexos autônomos com a noção medieval de possessão demoníaca (Mente, Cérebro e Filosofia, nº1, Duetto).

Em relação aos elementos negritados no texto, é possível afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
928214 Ano: 2016
Disciplina: Espanhol (Língua Espanhola)
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA A QUESTÃO.

Colombianos dijeron “No” al acuerdo de paz con las FARC

En un plebiscito muy reñido, los colombianos rechazaron al pacto sellado entre el gobierno y el grupo guerrillero.

Contra todos los pronósticos, los colombianos rechazaron un acuerdo de paz entre el gobierno de Colombia y la guerrilla de las FARC en un histórico plebiscito que buscaba poner fin a 52 años de conflicto armado.

Con 99,80% de las mesas escrutadas, la opción del “No” (50,23%) se imponía a la del “Sí” (49,76%), una tendencia que se mantiene desde que el escrutinio de la Registraduría Nacional del Estado Civil, encargada de organizar los comicios, pasó la mitad del recuento.

Las autoridades confirmaron que el plebiscito es válido pues el umbral de participación fue superado.

Unos 34,9 millones de colombianos fueron convocados a pronunciarse sobre el pacto firmado el 26 de setiembre entre las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC) y el gobierno de Juan Manuel Santos.

Uno de los convencidos por el ‘No’ fue José Gómez, un pensionado de 70 años: “Es absurdo premiar a unos criminales narcoasesinos que han hecho al país un desastre”, dijo.

Los colombianos dicen estar hartos de la guerra, pero muchos rechazan hacer concesiones a l a s FARC, que marcaron la historia reciente con masacres, secuestros, extorsiones y desapariciones forzadas.

Lo negociado desde el 2012 en La Habana fue rechazado porque aunque 6.346.055 personas votaron por el “”, superando el umbral de 4,5 millones de votos requeridos para avalar el acuerdo, fueron más las adhesiones por el “No” (6.408.350).

El gobierno ha dicho no tener un plan B si triunfaba el voto negativo a la pregunta: “¿Apoya usted el acuerdo final para la terminación del conflicto y la construcción de una paz estable y duradera?”.

Los últimos sondeos daban ganador al “Sí”, con un 20% de adhesiones frente al “No”, firmemente apoyado por el expresidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Accedido en 03/10/2016 Disponible en: http://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/colombianos-listos-decir-si-nopaz- farc-noticia-1935802

En la frase: “Lo negociado desde el 2012 en La Habana fue rechazado porque aunque 6.346.055 personas votaron por el ‘Sí’ (…)”. Sobre las palabras destacadas, podemos afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
928135 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Assinale a única alternativa que contenha a correta relação com as causas do intenso processo de urbanização que o Brasil experimentou nas últimas décadas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
927534 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: FUNTEF
Orgão: IF-PR
Provas:

Se todos os homens vivem em sociedade, a liberdade é um desafio que atinge todas as esferas dessa convivência, como por exemplo, a liberdade jurídica, conquistada pelas modernas sociedades democráticas, defensoras da igualdade perante as leis, ou ainda, a liberdade política, que garante a independência de opinião, de associação, de voto, que representa, o livre exercício da cidadania. Assim, a construção da liberdade não é um trabalho solitário, realizado isoladamente, por isso, diferentes grupos da sociedade civil são formadores de consciência e instigam ações coletivas que visam as expressões dos diferentes tipos de liberdade. No entanto, há várias formas de cerceamento da liberdade. Assinale a alternativa que somente apresenta situações de descaminhos da liberdade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas