Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

São fundamentos da República Federativa do Brasil, exceto

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Constituem-se objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, exceto

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930441 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
A respeito da disposição educacional brasileira e seu percurso histórico e político, assinale “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas abaixo:
( ) Quando se faz propostas educacionais, é necessário atualizar os projetos sem considerar o histórico percorrido até os dias atuais, para se inovar e servir de base para as propostas educacionais.
( ) Não se pode ignorar a bagagem educacional que o tempo nos herdou, pois, se assim o fizermos, estaremos regredindo historicamente.
( ) Os governos devem aproveitar as ideias e projetos que deram ou estão dando certo, aperfeiçoando cada trabalho, mesmo se forem de adversários políticos, pois a História nos tem mostrado que, no Brasil, se julga uma obra ou um trabalho não pelo seu mérito ou pelo benefício que está trazendo, mas sim pelo seu autor e pela ideologia que este traz.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930440 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
Em relação aos ciclos principais na elaboração das políticas públicas, relacione as duas colunas abaixo:
1. Preparação da decisão política
2. Agenda setting
3. Formulação
4. Implementação
5. Monitoramento
6. Avaliação
( ) Nesse momento, o problema torna-se uma questão política, isto é, adquire status de problema público e as decisões sobre esse problema resultarão, efetivamente no desenho de políticas ou programas que deverão ser implementados.
( ) Como as agências administrativas afetam e conferem conteúdo às políticas adotadas, há necessidade de se realizar uma avaliação pontual das ações de Governo referentes ao impacto da implementação.
( ) A discussão passa a girar em torno do desenvolvimento de cursos de ações aceitáveis e pertinentes para lidar com um determinado problema público. A construção da solução para um determinado problema implica, em primeiro lugar, a realização de um diagnóstico. Para que o programa/político saia do papel, é preciso interpretar o ambiente para planejar/organizar as ações, decidir sobre quais os benefícios/serviços que se pretende implementar, e de onde serão extraídos os recursos para sua efetivação.
( ) O governo decide enfrentar um determinado problema e buscar algum tipo de solução para uma situação que produz privação, necessidade ou não satisfação. O problema existe? O Governo deve se envolver nesse problema? De que maneira?
( ) Esta atividade visa a apreciação de resultados da política/programa concentra-se nos efeitos gerados.
( ) Em resumo significa a aplicação da política pela máquina burocrática do Governo. Trata-se do momento de preparação para colocar as ações de Governo em prática.
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930439 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
A partir da análise dos Indicadores abaixo, assinale “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas arroladas ao final:
INDICADORES DEMOGRÁFICOS E ECONÔMICOS E TAXA DE ALFABETIZAÇÃO, 1900/1950
Indicadores 1900 1920 1940 1950
População total 17,4 milhões 30,6 milhões 41,2 milhões 51,9 milhões
Densidade demográfica 2,06 3,62 4,88 6,14
Renda per capita em dólares 55 90 180 -
% população urbana 10 16 31 36
% de analfabetos (15 anos e mais) 65,3 69,9 56,2 50,0
Fontes: Lourenço Filho, M. B. Redução das taxas de analfabetismo no Brasil entre 1900 e 1960: descrição e análise. Revista Brasileira
de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 44, n. 100, p. 250-272, out./dez. 1965; Fundação IBGE, Séries Estatísticas Retrospectivas, 1970.
( ) Em 1900, a população brasileira era da ordem de 17,4 milhões, sendo que 65,3% daqueles que tinham quinze anos ou mais não sabiam ler e escrever.
( ) Em 1950, a população havia crescido para 41,2 milhões habitantes, e a metade dos que tinham, no mínimo, quinze anos, era analfabeta.
( ) Se verifica é que a intensificação do processo de urbanização e o crescimento demográfico, combinados com o crescimento da renda per capita, foram acompanhados pela diminuição da taxa de analfabetismo.
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930438 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
Relacione os períodos históricos com a trajetória histórica e política da educação brasileira:
1. Período colonial e Imperial (1500 – 1822)
2. Educação na República (1911 – 1930)
3. Educação entre 1930 a 1970.
4. Educação de 1980 até os dias de hoje.
( ) É consenso entre os pesquisadores do tema, que as reformas do ensino durante o regime militar defenderam uma educação para formação do capital humano, que expressavam um vínculo estrito entre educação e mercado de trabalho, modernização de hábitos de consumo, integração da política educacional aos planos gerais de desenvolvimento e segurança nacional, defesa do Estado, repressão e controle político-ideológico da vida intelectual e artística do país.
( ) O governo brasileiro, mesmo após a independência de Portugal, não demonstrou interesse em construir um sistema educacional próprio, pois não havia o desejo de implementar políticas sociais que viabilizassem a educação para a maioria da população. Isso fica evidente quando o governo brasileiro influenciado pelos preceitos liberais surgidos na Europa, outorga a primeira Constituição Brasileira, cuja mesma não menciona nenhuma diretriz política global para educação
( ) A anistia política e o consequente retorno de muitos exilados políticos brasileiros ao país, reforçou os movimentos oposicionistas e as preocupações com o sentido social e político da educação. As eleições diretas de governadores possibilitaram uma relativa autonomia para se implementar políticas educacionais próprias, ao mesmo tempo que fortaleceu a participação dos estados na definição de perspectivas para a política educacional brasileira, ampliando a possibilidade de consenso sobre as novas propostas educacionais para o país, que agora se pautavam na modernização educativa visando à preparação de mão de obra adequada as necessidades do mercado globalizado.
( ) A educação passou a ser vista como um direito de todos dos brasileiros. No entanto, o governo não criava mecanismos de forma a garanti-lo, deixando para a iniciativa privada a incumbência de atender a demanda educacional. Da mesma forma que no período anterior, inexistia uma política nacional de educação que prescrevesse diretrizes gerais e a ela subordinasse os sistemas estaduais e municipais.
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930437 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
Sobre a construção da gestão democrática na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Constituição Federal/88, alguns avanços sociais foram sinalizados, como a garantia do acesso ao ensino gratuito e obrigatório, consubstanciado no direito público subjetivo; a gestão democrática do ensino público; a vinculação de impostos à educação, pela qual cabe à União aplicar 25% e aos Estados, municípios e Distrito Federal, 18%.
II. A criação e as ações do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, enquanto espaço de articulação e de luta política em defesa de uma educação cidadã e, portanto, gratuita, de qualidade social e democrática, foram fundamentais para a formulação de um projeto para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
III. A construção da gestão democrática passa pela garantia de alguns princípios fundamentais, quais sejam: a participação política; a gratuidade do ensino; a universalização da educação básica; a coordenação, planejamento e a descentralização dos processos de decisão e de execução e o fortalecimento das unidades escolares; a operação dos conselhos municipais de educação, enquanto instância de consulta, articulação com a sociedade e deliberação em matérias ação e a formação dos trabalhadores em educação e a exigência de planos de carreira que propiciem condições dignas de trabalho.
Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930436 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
Refletindo sobre a história das políticas educacionais no Brasil, sobre a educação na República no período de 1911 a 1930, analise as seguintes afirmativas:
I. Durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, República dos Coronéis ou República do Café com Leite, cujo poder estava nas mãos dos coronéis de São Paulo e Minas Gerais (política do café com leite), o governo objetivando acalmar alguns protestos que apareciam em revoltas sociais, fruto do surgimento de ideias liberais e do desejo pela ampliação dos direitos de voto, criou as primeiras instituições públicas, surgindo também, os princípios federativos definidos na Constituição de 1891, cuja atribuiu à União, a incumbência da educação superior e secundária e, aos estados, a educação elementar e profissional, reafirmando o processo de descentralização do ensino e o caráter elitista da educação.
II. Após a Primeira Grande Guerra, fenômenos como a industrialização e a urbanização formaram a nova burguesia urbana, que passou a exigir dos governantes o acesso a uma educação acadêmica e elitista. Por outro lado, o operariado também começou a fazer pressão sobre o governo e passou a exigir um mínimo de escolarização. Isso provocou um conflito que desencadeou diversos movimentos políticos e culturais, entre eles o escolanovismo.
III. Com a forte influência das ideias da pedagogia crítico-social dos conteúdos surge a esperança de democratização e de transformação da sociedade através da escola, fatos esses que forçaram a municipalização do ensino primário, apesar deste ter uma forte influência positivista (ênfase no saber científico); surgem os educadores e intelectuais da educação que debatem planos e reformas para a recuperação da educação brasileira.
Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930435 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
A respeito dos princípios da gestão democrática, analise as seguintes assertivas:
I. De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de dois instrumentos fundamentais ao incremento da participação que são o projeto político-pedagógico da escola e conselhos escolares.
II. Autonomia significa gestão democrática construída por meio do conselho escolar, do projeto político-pedagógico como expressão da cultura e da comunidade escolar.
III. O projeto político-pedagógico da escola pode ser desenvolvido sem o envolvimento dos profissionais da educação, sendo obrigatório apenas a gestão administrativa e o conselho escolar prescindem os professores e os funcionários.
Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1930434 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IDECAN
Orgão: IF Baiano
Acerca da formação do sujeito, as escolas devem praticar sua autonomia, na organização e elaboração do projeto pedagógico, pois esse instrumento registra a política educacional ali praticada. Sendo assim, é correto afirmar, exceto que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas