Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1318874 Ano: 2010
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Que número deve ser adicionado a 20092 para obter 20102?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1305735 Ano: 2010
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Se o produto !$ ( x - 3) \cdot ( x + 1) !$ tem o mesmo resultado de !$ 5x-13 !$
, então o valor de X é sempre
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296782 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Usain Bolt adota animal mais veloz do mundo
NAIRÓBI O campeão olímpico e mundial de provas de velocidade Usain Bolt adotou na segunda-feira um filhote de guepardo no Parque Nacional Nairóbi, no Quênia.
Os guepardos estão entre os mais velozes e habilidosos predadores do mundo, capazes de alcançar a velocidade de 112 quilômetros por hora. O filhote adotado pelo corredor jamaicano foi batizado de Lightning Bolt (Raio).
JBonline - 02/11/2009
O gráfico abaixo mostra a evolução da velocidade do guepardo durante a caça.
enunciado 2106869-1
Analisando o gráfico, é possível concluir que a aceleração escalar média do guepardo tem o valor de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
335216 Ano: 2010
Disciplina: Química
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
A cal viva, material muito empregado na construção civil, é representada pela fórmula CaO e, depois de ser dissolvida em água, transforma-se em cal extinta, por sua vez representada pela fórmula Ca(OH)2.
Sobre estas substâncias e a transformação mencionada são feitas as seguintes afirmações:
I Tanto a cal viva quanto a cal extinta são substâncias compostas.
II - A cal viva é um óxido e a cal extinta é um hidróxido.
III- A cal viva é uma substância iônica e a cal extinta é molecular.
Assinale a opção correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
328410 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto I
O Brasil além das 200 milhas
Para além das 200 milhas de mar, a partir da costa, ainda existe Brasil. Transformados em verdadeiros laboratórios a céu aberto, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, no Nordeste, e as ilhas de Trindade e Martim Vaz, no Sudeste, garantem a soberania do país a mais de mil quilômetros do continente. A ocupação permanente desses pequeninos territórios é estratégica(A), sobretudo em tempos de pré-sal: ela amplia a área de exploração de petróleo, gás, minérios, biodiversidade e pesca. É a presença de cientistas e militares nessas ilhas que demarca o que o governo chama de Amazônia Azul, uma área vasta como a da Amazônia em terra.(B)
A primeira marca dessa área é o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, distante 1010 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte. Há pouca terra e ela é inóspita. Uma montanha submarina colossal, que aflora de uma profundidade de 4000 metros(C), na forma de dez rochedos com menos de 20 metros de altura. Sem praia, vegetação, água doce, nenhuma sombra e ameaçado por terremotos(D) e alagamentos por vagas gigantes, o arquipélago é rico em fauna: funciona como refúgio e área de reprodução de aves e dezenas de espécies marinhas.
A segunda marca é a ilha de Trindade, a 1167 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. A ilha é, na verdade, a extremidade oriental de uma cadeia de montanhas submersa que a liga ao continente e eleva-se a 5,5 mil metros do fundo do mar. [ ... ]
A ocupação permanente de Trindade pela Marinha - o acesso à ilha é restrito a cientistas e militares - remonta a 1985 com a chegada da primeira guarnição do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade, criado no ano anterior. A ilha garante ao país outras 200 milhas de mar ao seu redor desde que ficou comprovado que é ligada ao continente pelo relevo submerso.
Com base em novos cálculos da geografia da plataforma continental, o Brasil pleiteia ainda um acréscimo de 960 mil quilômetros quadrados à sua ZEE (Zona Econômica Exclusiva). E não é à toa. Cerca de 95% do nosso comércio exterior são feitos via marítima, e 87% do petróleo do país são prospectados no mar, sem falar nas possibilidades de exploração de outros recursos minerais e da biodiversidade marinha. [ ... ]
Qualquer pedacinho de terra no meio do oceano é duramente disputado pelas nações. O Reino Unido, por exemplo, disputou a soberania de Trindade com os portugueses no passado. A posse de outras ilhotas como Santa Helena e Ascensão, na costa africana, garantiu aos ingleses, para seguir no mesmo exemplo, uma base de operações para a Guerra das Malvinas, em 1982. Cientes dessa importância, as forças armadas brasileiras ocuparam Trindade(E) durante a Primeira e a Segunda Guerras, para impedir que se transformasse em base de operações de outros países.
Antônio Marinho e Roberta Jansen. O Globo. Domingo, 12 de outubro de 2009. (adaptado)
Assinale a opção em que a inversão dos termos destacados acarreta alteração no sentido da frase.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
322620 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Num certo dia um marinheiro, que trabalhava no refeitório de uma Organização Militar, precisou usar um vidro de azeitonas que estava na geladeira e, ao tentar abri-lo, percebeu que a tampa metálica estava muito presa ao vidro. Então, usando os seus conhecimentos de física, o marinheiro despejou água bem quente na tampa do vidro, que rapidamente pode ser aberto. A atitude do marinheiro foi correta pois
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
314333 Ano: 2010
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Sejam 'S' e 'P' a soma e o produto, respectivamente, das raízes da equação x2 -5x+6. O valor do produto 'S P' é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
308578 Ano: 2010
Disciplina: Matemática
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Suponha que uma pessoa corra em uma esteira 4.500 m em 900 minutos. Sabendo que a velocidade é a razão da variação do espaço pelo tempo decorrido, determine a velocidade desenvolvida por essa pessoa, supondo que essa velocidade seja constante.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
305396 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto II
Ser marinheiro
Nosso mar, rios e lagos são protegidos pela Marinha do Brasil. Mas o trabalho da Marinha vai ainda mais longe. Ela também orienta e controla a Marinha Mercante. Cuida da segurança da navegação no mar, rios e lagos. Contribui para a formação de políticas nacionais que digam respeito ao mar e às águas interiores. E, em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo, aplica as leis e fiscaliza o cumprimento delas no mar e em águas interiores.
Por trás da farda do marinheiro existe um brasileiro como você.
São homens e mulheres que dedicam suas vidas para proteger o nosso país e contribuir para o desenvolvimento dele. Para fazer esse trabalho silencioso, fundamentalmente dedicado ao Brasil, o marinheiro está presente em lugares e atividades que a maioria dos brasileiros sequer ouviu falar, zelando pelas nossas fronteiras marítimas, levando assistência a populações carentes em locais distantes, acessíveis somente por barco, e promovendo, de forma pioneira, o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas de atuação.
Determinado, profissional, competente e, antes de tudo, brasileiro. Isso é ser marinheiro!
Extraído do site da Marinha do Brasil (adaptado)
Assinale a opção correta quanto à regência do termo destacado.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
302052 Ano: 2010
Disciplina: Física
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
No estudo de mecânica, a palavra trabalho significa usar uma força para mover um corpo por uma certa distância, estando a força e o deslocamento na mesma direção.
Um marinheiro, a bordo em um navio, foi escalado para executar uma determinada tarefa e, para isso, precisou deslocar uma caixa de ferramentas de 15kg que estava próxima à casa de máquinas até um local distante 80m na horizontal e 12m na vertical. Considerando a gravidade local igual a 10m/s2 é correto afirmar que o trabalho da força peso é igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas