Magna Concursos
328410 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: Marinha
Orgão: EAM
Provas:
Texto I
O Brasil além das 200 milhas
Para além das 200 milhas de mar, a partir da costa, ainda existe Brasil. Transformados em verdadeiros laboratórios a céu aberto, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, no Nordeste, e as ilhas de Trindade e Martim Vaz, no Sudeste, garantem a soberania do país a mais de mil quilômetros do continente. A ocupação permanente desses pequeninos territórios é estratégica(A), sobretudo em tempos de pré-sal: ela amplia a área de exploração de petróleo, gás, minérios, biodiversidade e pesca. É a presença de cientistas e militares nessas ilhas que demarca o que o governo chama de Amazônia Azul, uma área vasta como a da Amazônia em terra.(B)
A primeira marca dessa área é o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, distante 1010 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte. Há pouca terra e ela é inóspita. Uma montanha submarina colossal, que aflora de uma profundidade de 4000 metros(C), na forma de dez rochedos com menos de 20 metros de altura. Sem praia, vegetação, água doce, nenhuma sombra e ameaçado por terremotos(D) e alagamentos por vagas gigantes, o arquipélago é rico em fauna: funciona como refúgio e área de reprodução de aves e dezenas de espécies marinhas.
A segunda marca é a ilha de Trindade, a 1167 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. A ilha é, na verdade, a extremidade oriental de uma cadeia de montanhas submersa que a liga ao continente e eleva-se a 5,5 mil metros do fundo do mar. [ ... ]
A ocupação permanente de Trindade pela Marinha - o acesso à ilha é restrito a cientistas e militares - remonta a 1985 com a chegada da primeira guarnição do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade, criado no ano anterior. A ilha garante ao país outras 200 milhas de mar ao seu redor desde que ficou comprovado que é ligada ao continente pelo relevo submerso.
Com base em novos cálculos da geografia da plataforma continental, o Brasil pleiteia ainda um acréscimo de 960 mil quilômetros quadrados à sua ZEE (Zona Econômica Exclusiva). E não é à toa. Cerca de 95% do nosso comércio exterior são feitos via marítima, e 87% do petróleo do país são prospectados no mar, sem falar nas possibilidades de exploração de outros recursos minerais e da biodiversidade marinha. [ ... ]
Qualquer pedacinho de terra no meio do oceano é duramente disputado pelas nações. O Reino Unido, por exemplo, disputou a soberania de Trindade com os portugueses no passado. A posse de outras ilhotas como Santa Helena e Ascensão, na costa africana, garantiu aos ingleses, para seguir no mesmo exemplo, uma base de operações para a Guerra das Malvinas, em 1982. Cientes dessa importância, as forças armadas brasileiras ocuparam Trindade(E) durante a Primeira e a Segunda Guerras, para impedir que se transformasse em base de operações de outros países.
Antônio Marinho e Roberta Jansen. O Globo. Domingo, 12 de outubro de 2009. (adaptado)
Assinale a opção em que a inversão dos termos destacados acarreta alteração no sentido da frase.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Aprendiz-Marinheiro

50 Questões