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A sistematização de jogos teatrais no ensino do teatro foi elaborada pioneiramente pela americana Viola Spolin, a partir de 1940. Viola Spolin foi a responsável pelo termo theatre game − jogo teatral. De acordo com o que Flavio Desgranges (2006, p.109, 110) escreveu sobre o jogo teatral desenvolvido por Viola Spolin, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) [...] um sistema visando ao aprendizado da atuação teatral, criado para todos os que desejam expressar-se por meio do teatro.
(__) [...] Este sistema de atuação, calcado em jogos de improvisação, tem o intuito de estimular o participante a construir um conhecimento próprio acerca da linguagem teatral, por meio de um método em que o indivíduo, junto com o grupo, aprende a partir da experimentação cênica e da análise crítica do que foi realizado.
(__) Os participantes do processo elaboram coletivamente conceitos acerca das suas atuações e da sua compreensão da linguagem teatral.
(__) A educadora norte-americana parte do princípio de que nem todas as pessoas são capazes de representar, e mais, afirma que a capacidade para atuar em cena é algo que não se aprende e sim vem somente de um talento natural.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Peter Slade, em seu livro O jogo dramático infantil, de 1978, lança discussões fundamentais sobre o jogo dramático na infância e sua aplicação quanto ao ensino do teatro. Peter Slade ressalta o jogo livre e espontâneo da infância, mas podemos afirmar que o salto que qualifica o Jogo Dramático como atividade teatral está inscrito no caráter artístico que o constitui. Sobre o Jogo Dramático, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)No jogo dramático, reconhecemos o jogo projetado no qual as crianças brincam com objetos e os fazem criar vida.
(__)No jogo dramático, há a presença do jogo pessoal em que as próprias crianças se tornam as pessoas imaginadas, animais ou coisas.
(__)No jogo dramático, identificamos o jogo textual que se dará no processo de criar e construir cenas e ações com o auxílio de um texto definido.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Sobre as Danças indígenas, é correto afirmar:
(SILVA, Marilza Oliveira da. Danças Indígenas e Afrobrasileiras. 2018)
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"O Brasil é mundialmente reconhecido como um país vasto, tanto pela sua extensão territorial quanto pela riqueza e pluralidade das culturas que caracterizam cada uma das suas cinco regiões. Além das inúmeras festas, gastronomias, gírias e comportamentos sociais que permeiam o território de um ponto a outro, as danças folclóricas também compõem essa multiplicidade cultural, uma vez que preservam memórias e tradições de diversos povos em distintas localidades".
(RODRIGUES, Michele Caroline Da Silva. Dança. Porto Alegre: SAGAH, 2018).
Nesse caminho, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O folclore é uma forma de expressão dos povos, de localidades ou comunidades diversas, as quais se interessam em transmitir costumes, histórias, crenças, valores, acontecimentos cotidianos e brincadeiras. É a cultura popular de indivíduos que compartilham uma mesma identidade e memória coletivas.
(__)No âmbito das inúmeras danças folclóricas do Brasil, ressaltamos os ciclos anuais formados por festividades celebradas em períodos ou datas bastante representativas em todo o país, com ênfase nos ciclos natalino, carnavalesco e junino.
(__)O samba é uma das mais importantes danças folclóricas brasileiras.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Segundo pesquisas, "A dança pode melhorar a aprendizagem dos alunos na escola, assim como o comportamento social, além de desenvolver aspectos cognitivos e motores que levam à cidadania moral, moldando suas perspectivas e ideias. No entanto, os educadores devem buscar uma prática de ensino mais ampla...".
(MARTINS, Vanéria Paula Sousa. A influência da dança na aprendizagem escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 07, Ed. 02, Vol. 04, pp. 21-31. Fevereiro de 2022)
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa que contempla como deve ser o ensino da dança na escola:
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Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o personagem (realizador/a) à sua respectiva contribuição para a Dança Cênica:
(BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987)
Primeira coluna: realizador/a
1.Angel Vianna.
2.Isadora Duncan.
3.Kazuo Ohno.
Segunda coluna: contribuição
(__)Seu pioneirismo na dança moderna é inegável; suas inspirações nos movimentos da natureza e esculturas gregas marcaram uma nova forma de fazer dança em sua época.
(__)Desenvolveu a dança Butoh, junto com Tatsumi Hijikata, após a segunda guerra mundial.
(__)Apresenta vasta pesquisa de mais de cinquenta anos, foi responsável por formar grande parte dos dançarinos contemporâneos brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
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A lei federal n.º 10.639/2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. É considerada um marco na educação brasileira e representa a culminância dos esforços do Movimento Negro na efetivação de uma política educacional que considerasse a participação dos povos negros na formação histórica e cultural do país.
(BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (2003). Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Rio de Janeiro, RJ: S/N, 09 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 30 out. 2023.)
Ao encontro dessa inclusão das danças africanas e afro-brasileiras, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Alguns dos objetivos norteadores do ensino da cultura afro-brasileira são o reconhecimento e a valorização da participação do povo negro, por intermédio da dança, para construção da cultura nacional, mesmo porque a presença da dança negra, tanto na teoria quanto na prática, é comum em nosso idioma corporal, bem como em nossa linguagem não verbal.
(__)As diversas culturas negras que aportaram no Brasil se mesclaram em uma gama de variedades dançadas e, dessa forma, surgiram os ritos urbanos de influência negra.
(__)As danças afro-brasileiras apresentam movimentos que se caracterizam nas movimentações de braços, mãos, cabeça, tronco (ondulações e contrações), nos quadris (movimentação da pelve em diversos planos) e "molejo"; a expressão facial e vestuário adequam-se à intenção da manifestação proposta pelo dançarino/bailarino.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Segundo a pesquisa de Andreoli e Canelhas (2019), da década de 70 até hoje foram propostas muitas estéticas artísticas que vão contra a dança na qual há dominante representações de gênero e corpo. Ocorreu uma troca simbiótica entre várias formas de críticas sociais, impulsionada por mudanças nas relações sociais e avanços nos movimentos sociais e artísticos.
(ANDREOLI, G. S.; CANELHAS, L. A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 37, n. 37, p. p. 375−394, 2019. DOI: 10.19179/2319-0868.660. Disponível https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view /660)
I."Segundo Louro (2013) e Connel (1995), o processo de educação de homens e mulheres na sociedade implica a processo de ensino e aprendizagem de valores, posturas e movimentos corporais considerados masculinos ou femininos. Portanto, pensar a relação entre dança e gênero implica questionar a relação entre corpo e gênero, já que, segundo os Estudos de Gênero, vivenciamos masculinidades e feminilidades, como: certas tensões musculares, posturas, habilidades físicas, formas de movimento (...) Deve-se, então, salientar a importância do conceito de "técnicas físicas". Segundo Mauss (1979), estas são práticas ritualizadas com as quais o ser humano tende a imitar determinadas formas de uso do corpo. Mauss explica que que estão sempre associados a valores culturais, em que o indivíduo é socializado, e variam não apenas com os indivíduos e suas imitações; variam, acima de tudo, com diferentes sociedades, processos de educação, conveniências, modas e prestígios. Dessa forma, o autor refere-se não apenas aos comportamentos físicos corporais que são conscientemente imitados, mas também ao domínio inconsciente, compreendendo, assim, processos de aprendizagem formais e não formais (incluindo os chamados tradicionais ensino de dança; um modelo baseado exclusivamente na cópia e repetição), bem como no processo de aprendizagem informal (Andreolli 2017).
PORTANTO,
II. Para Mauss, as técnicas físicas são classificadas e variam, entre outras coisas, de acordo com as expectativas e valores de toda sociedade, que constrói para os sexos. Assim, existe uma relação muito estreita entre este conceito e o que Judith Butler chama de "performance" de gênero, na medida em que o corpo é o "locus" em que os discursos são escritos e onde o gênero é reproduzido como comportamento performativo. Vários estudos têm apontado que, embora os esportes sejam predominantemente significados como experiências masculinas e relacionados com traços de personalidade supostamente viris (Cook et al. 2014), dançar é considerada uma atividade afeminada e suspeita para um corpo masculino (Sanderson 2001; Souza 2007; Santos 2009; Andreoli 2011, Migdalek 2015).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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Helena Katz (2005) afirma que a dança é o "pensamento do corpo", ela estabelece uma relação entre a dança e um circuito neuronal/muscular, o qual ela contextualiza no âmbito da dança como:
(GREINER, Christine; KATZ, Helena. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, v. 3, n. 2, p. 66-74, 2001.)
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O do século XIX foi marcado por mudanças significativas em relação aos estilos e temáticas abordadas na Dança. Nessa época, houve a valorização da bailarina (delicadas e frágeis fadas, Sylphides e Náiades; admiradas por sua técnica e leveza), a exploração do sobrenatural e do místico, e a aproximação com a literatura e a música.
(KASSING, Gayle. Ballet: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2016)
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
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