Foram encontradas 2.495 questões.
Quando se organiza um elenco, é melhor que seus integrantes tenham formação em comum, sintam afinidades profundas em relação aos problemas de qualquer natureza e desejem exprimir visão própria da arte e da vida. Dificilmente sobrevivem os conjuntos que não dispõem de semelhantes pontos de vista estéticos e ideológicos. (Magaldi, 1985)
Para Magaldi, a identidade de propósito em certo núcleo de artistas é o princípio
Provas
Outro tipo de convergência entre as técnicas artísticas do teatro e do cinema surgiu na Europa após 1945: em sala pequena e sobre um palco nu, os atores encaravam a plateia quase tão diretamente quanto a câmera e o microfone do estúdio. Qualquer excesso de voz, gesto ou mímica era captado pelo espectador, sentado bem próximo, como que por lentes fotográficas – sem, entretanto, possibilidade de correção. (Berthold, 2000. Adaptado)
Essa prática, muito popular no período, tem o nome de teatro
Provas
Segundo Koudela (2001) Spolin recebeu duas influências, a primeira de Neva Boyd, com a qual teve um treinamento em jogos, arte de contar estórias, danças e canções folclóricas.
A segunda influência em sua proposta de ensino de teatro é
Provas
A descrição indica o teatro proposto por
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Sobre o teatro no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Sobre o Teatro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance, e nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.
( ) Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores.
( ) O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.
( ) A ampliação e a produção dos conhecimentos teatrais não passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos.
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Assinale a alternativa correta sobre a Linguagem da Dança.
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Uma das mais originais criações no campo da música e da dança pernambucana, tendo seu passo com origem na rivalidade de bandas militares do Recife da segunda metade do século XIX. A definição se refere
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Sobre a terminologia do Ballet Clássico e suas definições, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Adágio.
2. Allegro.
3. Allongé.
4. Balançoire.
5. Balloné.
6. Ciseaux.
( ) Movimento lento sustentado com ênfase nas posições e no equilíbrio, em que seus principais passos são plié, developpé, fouetté tournant, degagé, grand rond de jambe, rond de jambe en l’air, coupés, battement tendu, attitude, arabesque, pirouettes, entre outros.
( ) Este termo é aplicado para as grandes battements quando executado com um movimento oscilante que contínua ao longo da primeira posição para a quarta posição à frente e para trás.
( ) Abrindo as pernas, como as lâminas de um par de tesouras, a uma grande segunda posição sur les pointes, ou pode ser saltando (en l’air).
( ) Alegre e animado, incluindo todas as etapas de elevação, tais como entrechat, cabriole, assemblé, pas jeté e basicamente saltos e curvas.
( ) O bailarino salta para o ar, em simultâneo executa um battement e, em seguida, cai em demi plié com o trabalho do pé em sur le cou de pied.
( ) Alongado, extensão, estendidas.
Provas
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: UniFil
Orgão: Pref. Fazenda Rio Grande-PR
Sobre a Dança Moderna, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Dentre os precursores da dança moderna, destacamos Emile Jacques Dalcroze, compositor e pedagogo suíço, criador da rítmica, método que permite adquirir o senso musical por meio do ritmo corporal.
II. De grande influência nos estudos da dança moderna e contemporânea, Rudolf Laban criou vários métodos de estudo do movimento ancorado no desejo de explorar os segredos do espaço físico e mental.
III. A “coreologia” consiste de outro método elaborado por Laban que define a dança como uma articulação entre movimento, dançarino/a, som e espaço geral.
IV. No contexto europeu da dança moderna, destacamos Sergei Diaghilev que possibilitou a emergência do balé moderno como organização concreta e Michel Fokine que foi considerado o “pai do balé moderno”.
Provas
Caderno Container