Foram encontradas 10.112 questões.
Respondida
A proposta triangular do ensino da Arte elaborada por Ana Mae postula que a construção do conhecimento am Arte acontece quando há a intersecção:
Respondida
De acordo com Maria Christina de Souza Rizzi, os estudos na área do Ensino de Artes tentam responder às seguintes questões:
Respondida
Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende,o professor deve estudar e organizar as práticas escolares artísticas e estéticas junto às crianças inter-relacionado as seguintes fases:
A
discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas ;constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas; utilização da avaliação para fins norteadores do curso.
B
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.
C
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.
D
constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas; utilização da avaliação como norteador do seu curso.
E
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;avaliação dos conteúdos aprendidos com intuito de classificar os alunos.
Respondida
Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende, "a arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade (...), mas também tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos".Esta importância se deve:
A
a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de desumanização, pois não se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
B
a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de brigas, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade não criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
C
a função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo
D
a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização.
E
a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores relativos de humanização, pois se constitui de modos não específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
Respondida
De acordo com Tinhorão a modinha popular do século XIX é o resultado
Respondida
De acordo com Tinhorão, o lazer urbano no Brasil caracterizava-se
Respondida
A Pop Art pode, segundo Eco, ser entendida e classificada como:
Respondida
A noção de texto enquanto qualquer enunciado lingüístico acabado, proposta por Calabrese mostra-se de grande utilidade para o entendimento da obra de arte, porque...
A
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a recuperação do sentido de historicidade dos códigos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como texto.
B
não permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a não recuperação do sentido de historicidade dos códigos.
C
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista apenas artístico, levando a perda do sentido de historicidade dos códigos, gerando o não entendimento do problema do referente nas artes visuais.
D
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista matemático, levando a recuperação dos códigos lógicos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como código.
E
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista brasileiro, levando a recuperação do sentido de historicidade da nação, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como brasileiro.
Respondida
De acordo com a concepção lingüística de texto de Calebrese, podemos considerar como sendo textos....
Respondida
Segundo Omar Calabrese, iconografia:
A
significa etimologicamente a transcrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise prescritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
B
significa etimologicamente a criação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
C
significa etimologicamente a descrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise descritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
D
significa etimologicamente a realização das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas alheios a obra.
E
significa etimologicamente observação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.