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De acordo com a teoria de Wallon, entre um e três anos de idade, o desenvolvimento infantil atravessa um período sensório motor/projetivo, ou seja, sensorial e simbólico. Nessa fase, a criança brinca de andar, de pular, de subir e descer, de pôr e tirar, de empilhar e derrubar, de fazer e desfazer etc. Educar neste momento é sinônimo de
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Leia o texto.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Por exemplo, ao brincarem de , as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
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Em uma creche, o educador Clodoaldo observou que um menino brincava com um pedaço de madeira na mão, fazendo de conta que era um revólver. Na brincadeira, com o objeto na mão, ele corria atrás de seus coleguinhas para “assaltá-los”. Diante dessa cena, conforme as atuais diretrizes educacionais, a atitude adequada do educador deve ser
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Ao brincarem, os jogadores se encontram, têm uma atividade comum e aprendem a coexistência com tudo que a brincadeira comporta: noções de propriedade, de relacionamento, de respeito etc. Essa descrição é uma referência
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Conforme os teóricos do assunto, entre os benefícios que podem ser obtidos com a utilização do jogo simbólico na Educação Infantil, pode-se afirmar que ele é importante porque
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Em uma creche, enquanto cuidava de um bebê, a professora Matilda iniciou uma brincadeira de esconder e descobrir o rosto com uma fralda de pano. Nessa brincadeira, ela dizia: “cucu”, “escondeu”, “achou”. É correto afirmar que essa brincadeira
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Nas escolas de Educação Infantil, é comum encontrar as crianças brincando do jogo de “Estátua”. Nesse jogo, uma criança atua como “a que comanda”, e as outras são “as estátuas”. Durante o jogo, “as estátuas” permanecem completamente imóveis sempre que a criança que comanda está olhando para elas. Quando a criança que comanda vira as costas, “as estátuas” podem se mover livremente. Se a criança que comanda pegar alguém se movendo, essa pessoa estará fora do jogo. De um modo geral, antes de se moverem e para indicarem quando estão prestes a se mover, a linguagem mais utilizada pelas crianças nessa brincadeira é a linguagem
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule algumas dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Entre essas dimensões, está a estesia, a qual se refere
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Para se expressar, ou comunicar algo a alguém, a criança pode fazer uso de diversas linguagens. Em se tratando especificamente da linguagem verbal, é correto afirmar que a linguagem
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Analise as seguintes definições:
• É o exercício efetivo e competente da escrita e implica determinadas habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, e a capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir- se efetivamente no mundo da escrita etc.
• Refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita.
Essas definições referem-se, correta e respectivamente,
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