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Foram encontradas 50 questões.

1282226 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com base no que se encontra disposto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, considere as afirmações a seguir.

I - O Gabinete do Reitor é um órgão com competência para prestar assessoria imediata ao Reitor e executar os serviços técnico administrativos de apoio e de relações públicas.

II - Uma das atribuições da Pró-Reitoria de Graduação é a de identificar fontes alternativas para captação de recursos financeiros em entidades nacionais e internacionais necessários à realização das ações da UFSM.

III - Controlar e fiscalizar os contratos de funcionamento de bares, lancherias e demais permissões de uso dos imóveis é uma das atribuições da Pró-Reitoria de Infraestrutura.

Está(ão) correta(s)

 

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1281978 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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O ciclo da informação, proposto por Le Coadic (2004), identifica três processos, a saber: construção, comunicação e uso da informação.

Muitos autores convergem para a assertiva de que tal ciclo produz conhecimento que, por sua vez, pode ser classificado em vários tipos.

O conhecimento gerado para a resolução de problemas comuns denomina-se

 

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1281928 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Em relação à Tabela de Notação de Autor, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A Tabela de Cutter Sanborn atribui uma codificação para a autoria da obra pela notação do autor.

( ) Quando o mesmo autor possuir dois ou mais títulos com as mesmas iniciais, registra-se o segundo título com letra maiúscula.

( ) A singularidade do documento e o controle e acesso aos documentos da coleção são algumas das características do código Cutter.

( ) O arranjo que codifica a autoria da obra é alfanumérico.

A sequência correta é

 

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1277303 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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O Resumo consiste em uma representação sucinta, contudo exata, do conteúdo de um documento. De acordo com os seus conhecimentos sobre Resumo, considere as afirmativas a seguir.

I – Uma das finalidades do Resumo é facilitar a seleção, auxiliando o leitor na decisão de escolha de um artigo de seu interesse.

II – O Resumo Indicativo apresenta uma síntese dos resultados alcançados, incluindo informações de maior abrangência como objetivos, metodologia adotada, resultados e conclusões.

III - O Resumo Informativo simplesmente indica sobre o que trata o documento, mencionando quais os tipos de resultados alcançados no estudo.

IV – Entre os fatores que influem na extensão de um Resumo estão a complexidade e a diversidade do conteúdo temático.

Estão corretas

 

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1264541 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Aos conceitos de eficiência e eficácia que, há alguns anos, são utilizados no processo de avaliação de serviços de informação, programas e projetos, no âmbito do planejamento, mais recentemente, vem sendo incorporado o conceito de

 

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1258175 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Considerando-se a eficácia, ao avaliar uma base de dados bibliográficos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o procedimento que o bibliotecário utiliza na medição da velocidade de inclusão de novas publicações no serviço de indexação.

 

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1254881 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la resgatada com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

O texto A volta da letra bonita desenvolve-se em torno da relação entre letra e identidade, abordada pelo viés do(a)

 

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1254171 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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De acordo com Nonaka e Takeuchi (1997), a criação de conhecimento nas organizações, na perspectiva da gestão do conhecimento, envolve quatro padrões básicos, criando uma espiral do conhecimento.

O “fazer junto” corresponde ao padrão

 

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1253826 Ano: 2019
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Pesquisa conduzida por Gomes et al., em 2010, apontou uma fraca utilização dos dispositivos da web pelas bibliotecas das IES públicas, particularmente no desenvolvimento de ações de mediação.

Sobre o gerenciamento da informação em ambiente web, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) As bibliotecas devem participar e atuar na web para o acesso ao conhecimento, tornando seus ambientes virtuais espaços de interlocução direta com os usuários e explorando o potencial de comunicação da web social.

( ) Conforme Pinho Neto (2008?), o uso das tecnologias de informação e comunicação é responsável por novas formas de interação, redirecionando as funções e os papéis sociais, incluindo-se aqueles que são próprios das bibliotecas.

( ) A inserção mais ativa da biblioteca na web dificulta a criação de condições de interação com os usuários, enfraquecendo seu papel de
mediadora do uso e da apropriação da informação.

( ) Ao criar um espaço de diálogo em um ambiente popularmente conhecido e utilizado pelos usuários como a web, a biblioteca estará atraindo seu público em potencial.

A sequência correta é

 

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1253533 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la _________ com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Em coerência com o título e com o declarado no parágrafo, a palavra que preenche corretamente a lacuna da linha é

 

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