Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1039686 Ano: 2015
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para Max Weber, um dos traços distintivos das sociedades modernas é seu caráter burocrático. Weber explica que a burocracia é o exercício do controle alicerçado no conhecimento e que, na prática, existem diferentes graus de burocratização. O desenvolvimento dessa forma de organização está presente em diferentes tipos de setores (Igrejas, Estados, Partidos Políticos, Empresas, Universidades etc.) (SOBRAL e PECI, 2013). Assim, Weber identificou princípios básicos da burocracia, a saber: ; impessoalidade; hierarquia; ; autoridade; e separação de domínios público e privado.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
992758 Ano: 2015
Disciplina: Contabilidade Pública
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O conhecimento do orçamento público é de grande valia para o cotidiano do administrador público, de tal forma que as classificações orçamentárias podem ser utilizadas nos diferentes níveis de gestão do governo. A lei orçamentária procurou classificar as despesas em duas categorias, discriminadas na coluna à esquerda. Associe a tais categorias os grupos de despesas presentes na coluna à direita.

(A) Despesas correntes
(B) Despesas de capital

( )Pessoal e encargos sociais
( ) Investimentos
( )Inversões financeiras
( ) Juros e encargos da dívida
( ) Amortização da dívida
( ) Outras despesas correntes

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
972089 Ano: 2015
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As competências do Administrador podem ser definidas como o conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes relacionado com o seu desempenho eficaz. Essas competências variam de acordo com cada nível organizacional (SOBRAL e PECI, 2013). Com base no exposto, associe os níveis organizacionais na coluna à esquerda com as competências do Administrador na coluna à direita.

(1) Nível estratégico
(2) Nível Tático
(3) Nível Operacional

( ) Desenvolver e implementar uma estratégia para a organização.

( ) Monitorar e resolver problemas relacionados com o serviço aos clientes.

( ) Assegurar o cumprimento de requisitos legais, regulatórios, éticos e sociais na sua unidade.

( )Mapear o ambiente no qual a organização opera e encorajar a inovação na organização.

( ) Implementar a mudança em produtos, serviços ou processos.

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
957879 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Existe relação entre o que pagamos e a qualidade obtida. Mas não é só isso. O profissionalismo define padrões de conduta e excelência que não estão à venda. Verniz sem rugas traz felicidade a quem o aplicou. Juntas não têm gretas, mesmo em locais que não estão à vista. Ou seja, foram feitas para a paz interior do marceneiro e não para o cliente, incapaz de perceber diferenças. A lâmina do formão pode fazer a barba do seu dono. O lanterneiro fica feliz se ninguém reconhece que o carro foi batido. Onde entra uma chave de estria, não se usa chave aberta na porca. Alicate nela? Nem pensar! Essa tradição de qualidade nas profissões manuais é caudatária das corporações medievais. Mas sobrevive hoje, em menor ou maior grau, em todo mundo do trabalho. O cirurgião quer fazer uma sutura perfeita. Para o advogado, há uma beleza indescritível em uma petição bem lavrada – que o cliente jamais notará. Quantas dezenas de vezes tive de retrabalhar os parágrafos deste ensaio?

Tudo funciona melhor em uma sociedade em que domina o profissionalismo de sua força de trabalho. Mas isso só acontecerá como resultado de muito esforço em lapidar os profissionais. Isso leva tempo e custa dinheiro. É preciso uma combinação harmônica entre aprender e o gesto profissional, desenvolver a inteligência que o orienta e o processo quase litúrgico de transmissão de valores do ofício. Em tempo: amadores não formam profissionais.

Fonte: CASTRO, Cláudio de Moura de. O profissionalismo como religião. , n. 2219, 01 jun. 2011. (Fragmento)

A respeito da linguagem empregada no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada alternativa a seguir.

( ) A palavra "caudatária" é empregada no sentido de independência ou insubordinação e contribui para o desenvolvimento da ideia de que "a tradição de qualidade nas profissões manuais" permanece no mundo do trabalho de hoje.

( ) As palavras "incapaz" e "jamais" indicam uma hierarquização do profissional e do dever do ofício em relação ao cliente.

( ) Os sufixos em "profissionalismo" e "lanterneiro" indicam atividade ou ofício e ligam-se ao radical de cada uma das palavras pelo processo de parassíntese.

( ) O termo "só", tanto na linha 3, quanto na linha 33, modifica "isso" e pode ser substituído por "apenas" em ambas as ocorrências.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945905 Ano: 2015
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Gestão por Processos, ou Business Process Management (BPM), é uma abordagem sistemática de gestão que possibilita a melhoria do desempenho da organização, com foco na excelência organizacional e agilidade nos negócios. Na BPM, é fundamental a determinação dos recursos necessários, o monitoramento de desempenho, a manutenção e a gestão do ciclo de vida do processo (PANVANI Jr. e SCUCUGLIA, 2011).

Com base na teoria de Gestão por Processos, assinale V (Verdadeira) ou F (Falsa) em cada afirmativa a seguir.

( ) Processo é o conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.

( ) Processo é absolutamente tudo o que se possa desenhar como sequência de fatos paulatinos, como, por exemplo: fluxogramas, atividades passo a passo, subprocesso, prática de gestão e padrão de trabalho.

( ) A gestão por processos visa inverter a lógica de gestão para um ponto de vista focado na cadeia de agregação de valor interfuncional, em que os interesses do processo se sobrepujam aos interesses departamentais.

( ) A gestão por processos se baseia em alguns princípios que norteiam o desenvolvimento de diferentes ações, tais como: a satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento humano, a melhoria contínua e a busca de excelência.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945902 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Cinco mitos sobre a idade da informação

I - O livro morreu.
II - Entramos na idade da informação.
III - Agora, toda informação está disponível online.
IV - As bibliotecas são obsoletas.
V - O futuro é digital.

Fonte: DARTON, Robert. Cinco mitos sobre a idade da informação. Tradução J. Amado. Observatório da Imprensa, ed. 638, 20 abr. 2011. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

Considere os mitos I, II, III e V para o estabelecimento da seguinte relação:

II é causa de I e III.
V é conclusão.

A alternativa que atende à relação solicitada é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945894 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Existe relação entre o que pagamos e a qualidade obtida. Mas não é só isso. O profissionalismo define padrões de conduta(I) e excelência que não estão à venda. Verniz sem rugas traz felicidade a quem o aplicou. Juntas não têm gretas, mesmo em locais que não estão à vista. Ou seja, foram feitas para a paz interior do marceneiro e não para o cliente, incapaz de perceber diferenças. A lâmina do formão pode fazer a barba do seu dono. O lanterneiro fica feliz se ninguém reconhece que o carro foi batido. Onde entra uma chave de estria, não se usa chave aberta na porca. Alicate nela? Nem pensar! Essa tradição de qualidade nas profissões manuais é caudatária das corporações medievais. Mas sobrevive hoje, em menor ou maior grau, em todo mundo do trabalho. O cirurgião quer fazer uma sutura perfeita. Para o advogado, há uma beleza indescritível em uma petição bem lavrada – que o cliente jamais notará. Quantas dezenas de vezes tive de retrabalhar os parágrafos deste ensaio?

Tudo funciona melhor em uma sociedade em que domina o profissionalismo(I) de sua força de trabalho(IV). Mas isso só acontecerá como resultado de muito esforço em lapidar os profissionais(I)e (IV). Isso leva tempo e custa dinheiro. É preciso uma combinação harmônica entre aprender e o gesto profissional, desenvolver a inteligência que o orienta e o processo quase litúrgico de transmissão de valores do ofício. Em tempo: amadores não formam profissionais.

Fonte: CASTRO, Cláudio de Moura de. O profissionalismo como religião. , n. 2219, 01 jun. 2011. (Fragmento)

Em relação ao conteúdo do texto, considere as afirmações a seguir.

I - A associação do campo semântico de "conduta" ao campo semântico de "profissionais" subsidia o desenvolvimento do tema "profissionalismo"

II - No 1º parágrafo, são apresentados exemplos de atitudes profissionais que corroboram a fundamentação da tese.

III - A tese centraliza-se na ideia de que o equilíbrio necessário à lapidação de profissionais depende do tempo gasto com os serviços prestados e do custo pago por esses serviços.

IV - No 2º parágrafo, verifica-se o estabelecimento de uma relação de causa e efeito, sendo a causa o domínio do "profissionalismo de sua força de trabalho" e o efeito "muito esforço em lapidar os profissionais".

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945853 Ano: 2015
Disciplina: Conhecimentos Bancários
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A análise de viabilidade econômico-financeira é indispensável na diminuição das incertezas do investidor quando da avaliação de projetos. Para a realização dos procedimentos de cálculo, é necessária a estimativa da taxa mínima de atratividade, ou custo de capital, que será determinante na verificação da viabilidade da execução do projeto. Dados setoriais podem ser utilizados para a estimativa da taxa que é útil tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público. Considere os dados abaixo:

Enunciado 2664260-1

O custo médio ponderado de capital, que poderá ser utilizado como taxa mínima de atratividade na avaliação de projetos para o gerente da empresa ou para o gestor público, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945849 Ano: 2015
Disciplina: Marketing
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para a UFSM, é prioridade a manutenção do contato com seus alunos e ex-alunos. Para demarcar a solidez dessa relação a longo prazo, a entidade criou um software que mantém contato periódico com os egressos, solicitando informações sobre empregabilidade, oferta de novos cursos, possibilidades deintercâmbio, editais de pós-graduação, de pesquisa e de extensão abertos à comunidade, entre outras, na tentativa de manter a satisfação contínua de seus egressos e a formação de uma parceria.

De acordo com o enunciado acima, é correto afirmar que a prática realizada pela UFSM é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945791 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O Google e o futuro do livro

Digite "google" no serviço de pesquisas Google, em www.google.com: a tela indicará a presença da palavra [...] em "mais de 400 milhões" de documentos. Se o sacrilégio não o incomoda, repita a operação e digite "dieu" [deus, em francês]: "cerca de 33 milhões" de documentos serão propostos como retorno.

A comparação basta para compreender por que, nos últimos meses, todos os debates sobre a criação de coleções digitais de livrosvêm sendo fortemente influenciados pelas iniciativas incessantes da empresa californiana. A mais recente é o lançamento [previsto para 2010] da livraria digital paga Google Editions, que explorará comercialmente parte dos recursos acumulados pelo Google Books. A preferência pelo Google, por mais legítima que seja, pode resultar no esquecimento de certas questões fundamentais acarretadas pela digitalização de textos existentes em outra mídia, impressa ou manuscrita.

Essa operação serve como fundamento à criação de coleções digitalizadas que permitirão acesso remoto aos acervos preservados pelas bibliotecas. Aqueles que considerarem inútil ou perigosa essa extraordinária possibilidade que está sendo oferecida à humanidade serão decerto insensatos. Mas nem por isso devemos perder a sensatez.

A transferência do patrimônio escrito de um meio para outro já teve precedentes. No século 15, a nova técnica de reprodução de textos foi colocada a serviço dos gêneros que então dominavam a cultura dos manuscritos: manuais de escolástica, compilações enciclopédicas, calendários e profecias. Nos primeiros séculos da nossa era, a invenção do livro que continua a ser o nosso, em formato códice, com suas folhas, suas páginas e seus índices, acolheu em um novo objeto as escrituras cristãs e as obras dos autores gregos e latinos.

A história não ensina lição nenhuma, apesar do lugar-comum em contrário, mas, nesses dois casos, ela aponta para um fato essencial a compreensão do presente, a saber: que um "mesmo" texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso.

Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura.

Fonte: CHARTIER, Roger. O Google e o futuro do livro.

Tradução P. Migliatti. Observatório da Imprensa, ed. 566, 01 dez. 2009. Disponível em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o-google-e-o-futuro-do-livro>. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

Com relação ao uso do termo "que" e da pontuação no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas assertivas que seguem.

( ) Na linha 32, "que" introduz informação que restringe o sentido do termo antecedente, razão pela qual a vírgula não foi usada depois de "Aqueles".

( ) Na linha 57, "que" introduz informação que especifica o conteúdo da oração anterior, podendo os dois-pontos que sucedem "saber" ser substituídos por vírgula, mas não por ponto- final.

( ) Na linha 64, "que" introduz informação que complementa "lembrar" e poderia ser sucedido por vírgula, já que o emprego da pontuação é, nesse caso, facultativo.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas