Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2455484 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando o programa de terapia ocupacional para pacientes hospitalizados submetidos a processos cirúrgicos decorrentes de tumores cerebrais, relacione cada dimensão com o objetivo da terapia ocupacional.

1. Internação

( ) Valorização de potenciais residuais.

2. Pré-cirúrgico

( ) Adaptação ao novo cotidiano.

3. Pós-cirúrgico

( ) Intervenção no ambiente hospitalar de modo a melhorar a qualidade de vida nesse período.

4. Programação de alta

( ) Encaminhamentos para serviços de reabilitação.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455230 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As atividades de vida prática ou de vida diária - instrumentais em Teixeira et al. (2003) foram subdivididas em cinco grupos. Assinale a alternativa que apresenta esses grupos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454750 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Terapeutas ocupacionais auxiliam seus pacientes na escolha da prótese mais adequada analisando além da relação custo-benefício, a condição do membro amputado e as próteses. Com base nos tipos de próteses, leia atentamente as assertivas a seguir.

I. Prótese estética: possui a função de restaurar a estética do corpo.

II. Prótese mioelétrica: tem acionamento das partes pelo movimento do ombro ou do coto por tração de um tirante.

III. Prótese híbrida: combina o sistema mioelétrico com o sistema de acionamento por tração mecânica.

IV. Prótese ativa: tem o funcionamento das partes por fonte de energia externa.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder, leia o texto destacado a seguir.

TEXTO 01

STENDHAL E NÓS

Luiz Antônio de Assis Brasil

É conhecida a história do jovem protagonista de A Cartuxa de Parma, romance publicado em 1839, de Stendhal. Fabrizio del Dongo, inexperiente, admirador de Napoleão, vê-se inscrito no exército do Grande Corso e, depois de peripécias românticas, vê-se envolvido num tremendo episódio bélico sob o comando do General Ney, assiste a mortes cruéis e é ferido na coxa por uma lança, do que se cura sem problemas.

A partir daí, como diz seu criador literário, Fabrizio se tornou outro homem, "...tanto que fez reflexões profundas sobre as coisas que lhe aconteceram. Deixara de ser uma criança, exceto por uma coisa: o que ele assistira foi uma batalha? e em segundo lugar, essa batalha foi Waterloo?". Quer dizer: ele estivera no maior combate do século 19, aquele que causou a derrota final de Napoleão, aquele que abriu caminho para o redesenho geopolítico da Europa e, no entanto, só bem depois é que Fabrizio ficou sabendo disso.

Ante tudo o que acontece em nosso país e nosso Estado –– e no mundo, aliás –– os cidadãos, embaraçados e muitas vezes sufocados pela culpa e duvidando de sua própria inteligência, sentem que estão perante um momento histórico, do qual não haverá volta e que poderá transformar o mundo, mas cujas ações, métodos e finalidades ainda não estão claras. Talvez seja da essência das manifestações de rua justamente essa não clareza imediata. Sem sucesso, tentamos aplicar paradigmas cartesianos para entendê-las. Do governo espera-se a agilidade e a lucidez para estabelecer pontes de diálogo, pois somente o diálogo permanente e aberto pode traçar ações para responder às perguntas voláteis das ruas; voláteis, mas nem por isso menos idôneas. Talvez esteja na errância propositiva a principal marca do movimento, mas essa é uma explicação pela rama.

Só daqui a algum tempo saberemos, de maneira completa, o que nos ocorre hoje. Tal como Fabrizio del Dongo, estamos em meio a uma batalha –– e, em alguns momentos, batalha literal –– da qual sairemos, todos, com algumas lesões, mas seguramente mais sábios. E não precisaremos pensar em Waterloo.

Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/07/luiz-antonio-de-assis-brasilstendhal- e-nos-4200795.html>. Acesso em 16 de julho de 2013. (adaptado)

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa sobre o texto lido.

( ) Nos parágrafos iniciais , usa-se o passado para o relato do envolvimento de Fabrizio na guerra e o presente para o comentário sobre a influência dela na transformação de um jovem em homem adulto.

( ) O estabelecimento de canais de diálogo permanente é condição necessária para atender às demandas das ruas em função de estas serem voláteis.

( ) Se Waterloo permitiu redesenhar geopoliticamente a Europa, os movimentos de rua possibilitam transformações no cenário mundial e brasileiro.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454519 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A partir da Portaria 2.488 de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica e revisa as diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, responda a questão.

Considerando que os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) Os NASF fazem parte da Atenção Básica e se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais e são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.

( ) Os NASF devem, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes e/ou Academia da Saúde, atuar de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus serviços (CAPS, CEREST, Ambulatórios especializados etc.) além de outras redes como o SUAS, redes sociais e comunitárias.

( ) Os NASF devem buscar e contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454459 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Nos diversos momentos do tratamento em Terapia Ocupacional, diante de pacientes de diferentes segmentos geracionais, a compreensão acerca das questões relativas ao corpo humano, sobretudo aquelas que envolvem a imagem e o esquema corporal, são fundamentais para desenvolver os procedimentos clínicos da profissão. Almeida (2004) estabelece um quadro sinóptico, diferenciando imagem corporal de esquema corporal. A partir dessas informações, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª Coluna

2ª Coluna

1. Imagem corporal

( ) Tem natureza psíquica/afeto.

2. Esquema corporal

( ) Trata-se de um entendimento das partes e do corpo como um todo.

( ) Resultante dos desejos familiares, sociais e culturais.

( ) Formado nas experiências corporais diversas.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454210 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Dentro do quadro de referência humanista proposto por Hagedorn (1999), o processo terapêutico centrado no cliente requer níveis de complexidade e procedimentos essenciais para o manejo clínico. De acordo com esses procedimentos, considere as afirmativas a seguir.

I. O Terapeuta Ocupacional deverá atuar como facilitador, oferecendo oportunidades, capacitando o cliente para explorar pensamentos e sentimentos em um ambiente seguro.

II. A validação das percepções e experiências pessoais do cliente (paciente) são importantes, mas o terapeuta ocupacional poderá ajudar o cliente (paciente) a questionar e desafiar aspectos insatisfatórios em sua vida.

III. Em alguns casos, é necessário que o terapeuta ocupacional estabeleça um contrato mútuo com o cliente (paciente), delimitando a intervenção.

IV. Quando o cliente (paciente) estiver incapaz de exercer as suas próprias escolhas, outra pessoa, por exemplo, o terapeuta, poderá atuar, prevendo o quanto puder seus desejos, procurando enxergar por meio do ponto de vista do cliente.

V. A abordagem centrada no cliente (paciente) não tem base ocupacional, o terapeuta ocupacional deverá buscar suporte num enfoque próprio da profissão.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454063 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Segundo Munguba (2007), a função do terapeuta ocupacional é determinante na sensibilização e capacitação dos envolvidos: família, escola e . Por se dedicar ao estudo do desenvolvimento humano, ao processo de aprendizagem e , esse profissional encontra-se munido de arcabouço teórico e prático, da práxis, a fim de contribuir para a desmistificação da abordagem do indivíduo com necessidades educacionais especiais (NEE). O educador precisa ser submetido à capacitação que privilegie diferentes dimensões: , histórica e cultural em que esse indivíduo com NEE tem se constituído.

A alternativa que completa, corretamente, as lacunas é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2453896 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A análise ocupacional preconizada por Hagedorn (2007), usualmente nomeada como análise de tarefas ou análise de atividades, tem sido usada por terapeutas ocupacionais tanto como ferramenta avaliativa como instrumento de intervenção clínica. No trabalho citado, essa autora, além da definição de análise ocupacional, apresenta as formas de análise ocupacional. Com base nessas informações, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª Coluna

2ª Coluna

1. Análise da Demanda

( ) Descreve parte de uma ocupação, incluindo o que é feito, a ordem com a qual é feita, ferramentas e materiais essenciais.

2. Análise Aplicada

( ) Analisa e descreve as necessidades que a tarefa, ou atividade, impõe ao participante, isto é, o grau no qual o participante é desafiado a responder.

3. Análise Básica

( ) Considera os benefícios médicos (clínicos) potenciais e as forças administradas para uma condição individual específica ou particular.

( ) Possibilita ao terapeuta refletir como a tarefa, ou atividade, pode ser adaptada para promover ou aumentar o desempenho

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2453860 Ano: 2013
Disciplina: Terapia Ocupacional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

João Fernandes, 24 anos, vive com seus pais adotivos, não tem namorada, teve problemas de adaptação escolar, conseguindo concluir o ensino médio com extrema dificuldade, não apresenta boa aderência ao mundo do trabalho. No relato feito pela mãe adotiva, havia o informe de que João Fernandes havia sido sempre um rapaz quieto, "meio aéreo" e tímido. Nos últimos anos, em função de suas dificuldades pessoais, "acabou recorrendo ao uso de álcool ou maconha". Na abordagem da equipe de saúde mental, embora ficasse clara a necessidade psíquica do uso de tais substâncias por parte de João, ele não apresentou evidência de que tais substâncias lhe causassem dependência física, fato que justificaria, em parte, alguns dos sintomas por ele vivenciados. Ainda segundo o relato de sua mãe, o rapaz já havia sido internado anteriormente, porém sem aderência ao tratamento. Foi levado ao serviço de internação psiquiátrica em função da exacerbação dos sintomas, após a recorrência e persistência por mais de 24 meses das seguintes características:

  • comportamento e fala desorganizados
  • afeto inadequado
  • ilusões bizarras
  • preocupação religiosa excessiva
  • alucinações auditivas e gustativas
  • perda volitiva
  • sensação de que pessoas tentavam entrar em seu corpo
  • declínio e danos contínuos e significativos no funcionamento social, ocupacional e geral

Esse relato tem como suporte os apontamentos de Spitzer et al. (2008), por isso, é possível identificar que o diagnóstico psiquiátrico primário apresentado por João é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas