Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2468188 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Vergueiro (1989) afirma que “desde alguns anos, mais precisamente a partir dos finais da década de 60 e inícios da de 70, desencadeou-se na Biblioteconomia internacional um movimento ao qual se resolveu denominar de Movimento para o Desenvolvimento de Coleções”. Considere as afirmações a seguir quanto a esse Movimento.

I - Boa parte dos bibliotecários começou a preocupar-se com suas coleções, buscando desenvolvê-las, selecioná-las, expurgá-las, enfim, transformá-las em alguma coisa mais coerente.

II - A partir desse Movimento, iniciou-se um boom do desenvolvimento de coleções, com artigos sobre o assunto, publicados em periódicos de Biblioteconomia, manuais buscando conscientizar os profissionais sobre a importância do tema, teses e pesquisas realizadas nas universidades, além da criação de periódicos especializados em Desenvolvimento de Coleções.

III - Ficou mais claro para os bibliotecários que, se pretendiam manter as bibliotecas pelas quais eram responsáveis como organismos vivos e atuantes, deveriam necessariamente mudar a ênfase de seu trabalho de acesso ao material para a acumulação dele.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2467992 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Uma biblioteca universitária, cujo objetivo é apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão, normalmente centra sua coleção em livros e periódicos técnico-científicos e coloca ênfase, em se tratando de desenvolvimento de coleções, nos processos de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2467027 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, leia parte de um artigo publicado na revista Diversa, edição de número 17, de autoria de Ana Rita Araújo.

A onipresença do urbano

Final de semana de sol. O homem resolve fugir da agitação da cidade e dirige por estradas de terra, vê árvores, casas esparsas ao longe, horizonte sem prédios. Finalmente chega ao hotel-fazenda, onde poderá andar a cavalo, tomar banho de cachoeira e, de quebra, checar seus e-mails sob as árvores, ouvindo o canto dos pássaros. Ele saiu da cidade, mas não se dá conta de que está mergulhado no urbano, ambiente que perpassa todo o espaço social contemporâneo, no dizer do pesquisador Roberto Luís de Melo Monte-Mór, também professor do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Para Monte-Mór, o urbano não é adjetivo de cidade, mas um novo substantivo que surgiu com características próprias. É esse “tecido” que nasce nas cidades e se estende para além delas. “O urbano aparece como um terceiro elemento que engloba cidade e campo, mas não se confunde com nenhum dos dois, porque possui características que ambos, isoladamente, não têm”, afirma. Inclui, por exemplo, condomínios fechados, hotéis-fazenda, luz elétrica, sistema viário e telefonia, além de condições de produção e de consumo que eram próprias da cidade.

Pressionado por essa configuração social, o que restou do campo está diante de duas opções: “Ou se industrializa ou se urbaniza”, decreta Monte-Mór. Na primeira hipótese, passa a se subordinar a uma lógica típica da produção industrial e do agronegócio, regida pelo grande capital. A segunda opção inclui os sítios de lazer e as atividades do pequeno produtor que trabalha sem a perspectiva de enriquecer, mas quer garantir aos filhos aquilo que já possui. “Fazem parte do que se tem chamado do 'novo rural' as pousadas, casas de campo, segunda residência ou até aqueles que se mudam para regiões ditas rurais, mas que na verdade são uma clara extensão do urbano”, enumera Monte-Mór.

Coexistência

Os dois caminhos – urbanização e industrialização –, no entanto, não são antagônicos. “Em muitas situações eles coexistem, até porque na grande produção agrícola muitas vezes a mão de obra vem desses bolsões de pequenos produtores. Mas tende a haver sempre um embate, posto com muita força pela questão ambiental”, alerta o pesquisador. Se as atividades classificadas como urbanização têm compromisso com as condições de vida, já que dependem da preservação do meio ambiente, a industrialização utiliza os recursos naturais apenas para viabilizar a produção.

A entrada do urbano em cena, na década de 1970, também redefine as cidades, pois permite a emergência de uma metrópole diferente daquela moderna e industrial que conhecemos. “É uma metrópole muito mais fragmentada e estendida, onde a necessidade de outras centralidades se faz necessária”, explica o professor. Belo Horizonte vive hoje um processo que bem exemplifica as reflexões de Monte-Mór. A transferência do centro administrativo do governo estadual para uma das regiões mais pobres da cidade e, no outro extremo, a expansão de espaços de galerias de arte e a instalação do Instituto Cultural Inhotim abrem novas fronteiras e permitem à população deslocamentos diferenciados, para atividades específicas.

Fonte: Disponível em <http://www.ufmg.br/diversa/17>. Acesso em: 04 mar. 2013. (adaptado)

Considere que qualquer uma das versões destacadas a seguir poderia ser a frase que, coesa e coerentemente, encerraria o texto, numa espécie de síntese do que defende o Prof. Monte-Mór.

Desse modo,emfunção da onipresença do urbano, o campo e a cidade.

Desse modo, em função da onipresença do urbano, não só o campo mas também a cidade são .

Desse modo, em função da onipresença do urbano, tanto o campo quanto a cidade .

Levando em conta a coerência do texto e as normas gramaticais, a sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466972 Ano: 2013
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Na ótica da Gestão do Conhecimento, a criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, moldada pelas mudanças entre diferentes modos de conversão do conhecimento. A interação entre dois conhecimentos tácitos conduz ao conhecimento

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466812 Ano: 2013
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O conhecimento tácito é o conhecimento do (a)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466655 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Analise as assertivas e assinale verdadeira (V ) ou falsa (F).

Nas regras gerais, no que se refere à estrutura da descrição, afirma-se que

( ) a descrição institui um padrão que serve para determinados e específicos materiais.
( ) o recurso bibliográfico é uma manifestação de uma obra ou de um item que forma a base para a descrição.
( ) a descrição consiste na individualização do item-base da catalogação que o torna único entre os demais itens do acervo.
( ) a descrição está dividida em16 (dezesseis) pequenas áreas constituídas de inúmeros elementos.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466580 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O planejamento de bibliotecas é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função específica que, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo. Um dos instrumentos mais comum nas bibliotecas e unidades de informação é aquele que se refere ao uso do acervo e dos serviços, denominado

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466539 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Alguns materiais informacionais apresentam particularidades que devem ser levadas em conta no momento da compra. Um desses materiais demanda mais trabalho no conjunto das atividades da biblioteca, pois, devido à sua periodicidade, exige um acompanhamento minucioso.Trata-se de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466486 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O bibliotecário assume a função de porta-voz da organização, mas, ao exercer funções informacionais, também pode representar diferentes papéis. Ele pode obter informações sobre novos fatos e eventos que porventura demandem alguma cobertura por parte da biblioteca para o seu desenvolvimento, tais como: cursos que serão ministrados na organização, surgimento de novos núcleos de interesse na comunidade, mudanças na legislação vigente, surgimento de novas publicações, entre outras. O bibliotecário que assim procede exerce o papel de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466375 Ano: 2013
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Segundo Murilo Bastos da Cunha (2001), documentos ou fontes de informação podem ser divididos em três categorias: documentos primários, secundários e terciários. Nos documentos primários, destacam-se:

1ª coluna

1. Norma técnica;
2. Patentes;
3. Periódico;
4. Relatório técnico.

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

2ª coluna

( ) É o documento expedido por um órgão governamental que descreve a invenção e cria uma situação legal, defendendo direitos de propriedade do titular.

( ) É o tipo de documento que apresenta resultados de projetos técnico-científicos, de testes efetuados para comprovação e avaliação, preparado em linguagem concisa e concentrado no conteúdo.

( ) É o tipo de documento primário considerado mais atualizado e importante nas áreas de ciência e tecnologia e constitui um dos mais eficientes meios de registro e de divulgação de pesquisas, estudos originais e outros tipos de trabalho intelectual.

( ) É o documento que indica linhas básicas que determinado produto, processo ou serviço deve seguir, permitindo uma perfeita ordenação das atividades e resultados semelhantes e padronizados.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas