Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2453942 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

No que diz respeito à determinação do universo terminológico de que se vai dispor para construir uma linguagem, quais os tipos de fontes que apresentam uma fidelidade maior ao sentido da comunicação expressa nos documentos ou na formulação de uma informação?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2452567 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Além de facilitar o trabalho de classificação, a análise tipológica também oferece informações fundamentais para outras atividades que envolvem os documentos arquivísticos. Quais são elas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2452041 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

É instrumento que perpassa as atividades arquivísticas, pois sua elaboração frequentemente é feita por pessoa não pertencente ao quadro de funcionários do arquivo. Nele podem ser descritos documentos que atendam a critérios temáticos ou tema escolhido pelo autor. Esse instrumento pode ser criado reunindo documentos independentemente de sua posição no arranjo, como também nos documentos de fundos de arquivos diferentes.Trata-se de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2451500 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Com relação ao GÊNERO, o conjunto de documentos existentes na UFSM, formado por fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras, são os denominados

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450878 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder a questão, leia parte de um artigo publicado na revista Diversa, edição de número 17, de autoria de Ana Rita Araújo.

A onipresença do urbano

Final de semana de sol. O homem resolve fugir da agitação da cidade e dirige por estradas de terra, vê árvores, casas esparsas ao longe, horizonte sem prédios. Finalmente chega ao hotel-fazenda, onde poderá andar a cavalo, tomar banho de cachoeira e, de quebra, checar seus e-mails sob as árvores, ouvindo o canto dos pássaros. Ele saiu da cidade, mas não se dá conta de que está mergulhado no urbano, ambiente que perpassa todo o espaço social contemporâneo, no dizer do pesquisador Roberto Luís de Melo Monte-Mór, também professor do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Para Monte-Mór, o urbano não é adjetivo de cidade, mas um novo substantivo que surgiu com características próprias. É esse “tecido” que nasce nas cidades e se estende para além delas. “O urbano aparece como um terceiro elemento que engloba cidade e campo, mas não se confunde com nenhum dos dois, porque possui características que ambos, isoladamente, não têm”, afirma. Inclui, por exemplo, condomínios fechados, hotéis-fazenda, luz elétrica, sistema viário e telefonia, além de condições de produção e de consumo que eram próprias da cidade.

Pressionado por essa configuração social, o que restou do campo está diante de duas opções: “Ou se industrializa ou se urbaniza”, decreta Monte-Mór. Na primeira hipótese, passa a se subordinar a uma lógica típica da produção industrial e do agronegócio, regida pelo grande capital. A segunda opção inclui os sítios de lazer e as atividades do pequeno produtor que trabalha sem a perspectiva de enriquecer, mas quer garantir aos filhos aquilo que já possui. “Fazem parte do que se tem chamado do 'novo rural' as pousadas, casas de campo, segunda residência ou até aqueles que se mudam para regiões ditas rurais, mas que na verdade são uma clara extensão do urbano”, enumera Monte-Mór.

Coexistência

Os dois caminhos – urbanização e industrialização –, no entanto, não são antagônicos. “Em muitas situações eles coexistem, até porque na grande produção agrícola muitas vezes a mão de obra vem desses bolsões de pequenos produtores. Mas tende a haver sempre um embate, posto com muita força pela questão ambiental”, alerta o pesquisador. Se as atividades classificadas como urbanização têm compromisso com as condições de vida, já que dependem da preservação do meio ambiente, a industrialização utiliza os recursos naturais apenas para viabilizar a produção.

A entrada do urbano em cena, na década de 1970, também redefine as cidades, pois permite a emergência de uma metrópole diferente daquela moderna e industrial que conhecemos. “É uma metrópole muito mais fragmentada e estendida, onde a necessidade de outras centralidades se faz necessária”, explica o professor. Belo Horizonte vive hoje um processo que bem exemplifica as reflexões de Monte-Mór. A transferência do centro administrativo do governo estadual para uma das regiões mais pobres da cidade e, no outro extremo, a expansão de espaços de galerias de arte e a instalação do Instituto Cultural Inhotim abrem novas fronteiras e permitem à população deslocamentos diferenciados, para atividades específicas.

Fonte: Disponível em <http://www.ufmg.br/diversa/17>. Acesso em: 04 mar. 2013. (adaptado)

Se as atividades classificadas como urbanização têm compromisso com as condições de vida, já que dependem da preservação do meio ambiente, a industrialização utiliza os recursos naturais apenas para viabilizar a produção.

Em relação à organização e às escolhas linguísticas do período, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450209 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Determina a identidade do documento de arquivo, caracterizando os elementos que são próprios e exclusivos dele. Determina também o ato de identificar o documentoemsi, reunindo informações sobre ele.Trata-se de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450199 Ano: 2013
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Lei nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso à informação, os prazos máximos de restrição de acesso, conforme a classificação prevista no Art. 24. Quanto à informação classificada como secreta na referida Lei, o prazo máximo de restrição de acesso à informação, que vigora a partir da data de sua produção, é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2450106 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Os arquivos universitários estão se reestruturando, para possibilitar o rápido acesso à informação armazenada, para apoiar decisões político-administrativas, pesquisas, etc. Nesse contexto, um dos principais papéis dos arquivos universitários é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2449963 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

As fases básicas da gestão de documentos são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2452805 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª coluna

2ª coluna

1. OASIS

( ) Apresenta requisitos funcionais para a gestão de documentos de arquivo
eletrônico através deumsistema de gestão de arquivos eletrônicos-SGAE.

2. DIRKS

( ) Com base na arquivologia e na diplomática, serve para identificar métodos que
garantam a preservação dos documentos digitais, a partir do momento em que
estes deixam de interessar à instituição que os criou e passam a assumir um
contexto de importância histórico-social.

3.MoREC

( ) Determina diretrizes, requisitos funcionais fundamentais e desejáveis para
certificar vendedores de softwares de gerenciamento eletrônico de documentos.

4. Interpares

( ) Tem como propósito a definição de um modelo referencial (International
Organization for Standardization) para o desenvolvimento de sistemas abertos
de informações de arquivos. Tem como responsabilidade a preservação e o
acesso à informação da comunidade interessada e como foco principal a
informação digital, as formas primárias de armazenamento e suporte da
informação para os materiais de arquivos digitais e físicos.

5.CTDE/CONARQ

( ) Grupo de trabalho que tem por objetivo definir e apresentar ao conselho Nacional
de Arquivos normas, diretrizes, procedimentos técnicos e instrumentos legais
sobre gestão arquivística e preservação dos documentos digitais, em
conformidade com os padrões nacional e internacional.

6. Dod

( ) Preconiza que a identificação dos requisitos para o gerenciamento arquivístico de
documentos digitais seja feita com base na garantia literária.

A sequência correta é

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas