Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2516440 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a funções do assistente de alunos.
I. Conhecer a rotina dos estudantes da escola.
II. Conhecer o regimento da escola.
III. Estabelecer uma relação de respeito com os estudantes e demais profissionais da escola.
IV. Conhecer os trâmites administrativos relacionados às questões disciplinares da escola.
V. Orientar os alunos no aspecto de disciplina, assim como acompanhar e controlar serviços de manutenção.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2515699 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O processo de desenvolvimento humano é complexo e multideterminado. Ainda assim, estudiosos do desenvolvimento apontam características gerais nas diferentes fases do ciclo de vida. Com relação ao desenvolvimento psicossocial da criança em idade escolar (dos 6 aos 12 anos, aproximadamente), analise as afirmativas abaixo.
I. Nesse período o pensamento da criança vai se tornando mais objetivo, ao passo que a fantasia diminui.
II. A entrada da criança na escola é um acontecimento de extrema importância para o seu desenvolvimento global.
III. A criança desenvolve a noção de competência, tornando-se consciente de que suas realizações podem merecer ou não a aprovação e o respeito dos adultos.
IV. Não é possível esperar um desempenho homogêneo de crianças na mesma faixa etária.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2514353 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Durante o intervalo de aula, um aluno é picado por uma abelha. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os procedimentos mais adequados para o atendimento da situação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2513804 Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O projeto político-pedagógico (PPP) estabelece os objetivos que a escola deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao PPP. Se prestarmos atenção, percebemos que as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele.
Tendo em vista as informações acima, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O PPP é um projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
( ) O PPP é político por seguir a determinação ideológica do partido que está no governo.
( ) O PPP é pedagógico pois tem suas metas e ações definidas pela equipe pedagógica da escola.
( ) Sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos: missão, clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.
( ) O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2513336 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012, define diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a diretrizes do ensino médio, de acordo com o art. 5º desse documento.
I. Formação integral do estudante.
II. Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.
III. Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador.
IV. Sustentabilidade ambiental como meta universal.
V. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
VI. Integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização.
VII. Reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes.
VIII. Integração entre educação e as dimensões do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2513250 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDE), o ensino médio, como parte da educação escolar, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (art.1º, § 2º). Essa vinculação é orgânica e deve contaminar toda a prática educativa escolar. Em suma, a LDB estabelece uma perspectiva para esse nível de ensino que integra, numa mesma modalidade, finalidades até então dissociadas, para oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos. Com relação a essa lei, analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a finalidades e habilidades do ensino médio.
I. O desenvolvimento de habilidades exclusivas em preparação ao Enem e aos vestibulares nas instituições públicas.
II. A formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa.
III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
IV. A preparação e orientação básica do educando para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo.
V. O desenvolvimento das competências do educando para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor. “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley.
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas. Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley. “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com as diferentes pesquisas de natureza experimental relatadas no texto.
( ) É necessária a exposição a um número grande de sentença para gerar uma ativação maior da região do cérebro associada à aprendizagem e à memória.
( ) Os leitores de ficção escolheram termos mais próximos para descrever estados de ânimo do que os leitores de não ficção.
( ) A complexidade de um personagem de ficção auxilia o leitor no refinamento de sua visão sobre as emoções alheias.
( ) O desenvolvimento da aptidão para compreender as pessoas e suas intenções depende unicamente da qualidade das obras de ficção a que o leitor é exposto.
( ) A ampliação e compreensão de nossa experiência social não estão restritas à leitura de ficção, mas podem ser desenvolvidas também jogando-se videogames com narrativas em primeira pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2524051 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 22, prevê que a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os níveis e as modalidades educativas envolvidas no conceito legal de educação básica.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2516716 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assim determina: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”.
Com relação a esse tema, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V) ou falsas ( F).
( ) Os currículos a que se referem o art. 26 devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
( ) O ensino da arte e da música são componentes curriculares facultativos, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
( ) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo obrigatória nos cursos noturnos.
( ) O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
( ) Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2514934 Ano: 2016
Disciplina: Direitos Humanos
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas.
Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, incumbe ao , em todos os níveis e modalidades de ensino, assegurar, criar, desenvolver, implementar e incentivar a preparação da escola e o aprimoramento dos sistemas educacionais a fim de todos os alunos com deficiência, inclusive por meio da disponibilização de e cuidadores.
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas