Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2480091 Ano: 2014
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. A esse respeito, identifique quais dos itens a seguir correspondem a garantias de prioridade, de acordo com essa lei.
I. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
V. Garantia de atendimento privilegiado na escola considerando o acesso à recuperação preventiva.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479993 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Considerando o projeto político-pedagógico como inovação emancipatória ou edificante, analise as afirmativas a seguir.
I. O projeto político-pedagógico precisa ter seu processo enfatizado e não o produto resultante, configurando ao longo de seu processo singularidades e particularidades da instituição educativa.
II. A construção de um projeto político-pedagógico tem importância fundamental para a superação da reprodução acrítica e da racionalidade técnica.
III. O projeto político-pedagógico constitui-se como um conjunto de atividades que vão gerar um produto, pautando-se na racionalidade técnica.
IV. O projeto político-pedagógico é um meio para o engajamento coletivo para que a ação coletiva produza seus efeitos na instituição educativa.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478933 Ano: 2014
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSC
Orgão: UFSC

A respeito do direito à educação, previsto no artigo 205 da Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo, com base na análise de Jamil Cury (2007).

I. A educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio e por ser também dever do Estado na educação infantil.

II. A declaração e a efetivação desse direito tornam-se imprescindíveis no caso de países como o Brasil, com forte tradição elitista e que, tradicionalmente, reservaram apenas às camadas privilegiadas o acesso a esse bem social.

III. O direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural. Como parte da herança cultural, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais tem maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.

IV. A qualidade do ensino supõe a busca de um padrão científico e fundamentado dos conteúdos acumulados e transmitidos. Exige um conjunto de conhecimentos e habilidades capazes de possibilitar a todos o acesso a formas de ser e de se comunicar como o mundo.

V. O solo do ato pedagógico, enquanto espaço da relação ensino/aprendizagem, é o ambiente institucional da unidade escolar e a sala de aula, espaço privilegiado das interações aluno/professor.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478564 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Considere a situação a seguir.
A professora R.S., ao trabalhar com uma turma do 1º ano do ensino fundamental, conseguiu identificar o nível de apropriação da linguagem escrita de seus alunos a partir da observação de aulas e atividades realizadas. A partir de então, começou a privilegiar o trabalho colaborativo em pequenos grupos visando contribuir com a mediação e a aprendizagem dos alunos. Em uma atividade, por exemplo, propôs a formação de duplas, priorizando que alunos de diferentes níveis de apropriação da linguagem escrita trabalhassem juntos. Assim, o aluno mais capaz – que tinha maior domínio da linguagem escrita – podia auxiliar o outro colega – menos capaz – na atividade, e ambos conseguiram realizá-la.
Assinale a alternativa CORRETA.
A colaboração proposta por R.S., organizando duplas formadas por alunos com diferentes níveis de apropriação da linguagem escrita, torna mais fortemente evidente o conceito de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478206 Ano: 2014
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
É CORRETO afirmar que são premissas prescritas no Plano Nacional de Educação (2011-2020):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478116 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A LDBN/96 deixa nítido que a reforma da educação, em 1996, gerou novas possibilidades para a formação do professor ao definir que esta deveria ocorrer no nível superior. Ainda que, equivocadamente, o curso de Pedagogia não tivesse sido priorizado no processo formador e que para a aprovação das diretrizes do curso tivessem sido necessários dez anos de embates, o resultado expresso nos Pareceres CNE/CP n. 5/2005 e n. 3/2006 e na Resolução CNE/CP n. 1/2006 consolida importantes reivindicações do movimento dos educadores brasileiros para a formação do pedagogo (FONTANA; PASQUALOTTO; MACHADO, 2009).
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I. O curso de Pedagogia representa o locus privilegiado, ainda que não exclusivo, para a formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, articulada à formação para a produção do conhecimento em educação e para a gestão educacional, na perspectiva democrática.
II. O curso de Pedagogia deve destacar a formação teórica como condição prioritária para o desempenho da profissão.
III. As diretrizes também avançam quando indicam que a organização curricular dos cursos de Pedagogia deve propiciar a iniciação às práticas de pesquisa e quando alertam para a obrigatoriedade dessa atividade nas instituições formadoras.
IV. A formação teórico-prática de qualidade dos profissionais da educação deve ocorrer em espaço de formação ligado à pesquisa, à produção e à divulgação de conhecimentos científicos, ou seja, em instituições universitárias. Tal prerrogativa de formação foi inibida com a aprovação do Decreto n. 2.306/97, que regulamentou os ISEs em conformidade com a LDBN/96.
V. O curso de Pedagogia enfrenta a questão contraditória de sua abrangência tendo dificuldade em contemplar com qualidade todas as exigências previstas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2478043 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A professora R.S. faz uso da observação durante a avaliação dos níveis de apropriação da linguagem escrita. Considerando sua importância no processo pedagógico e as atividades em que ela está presente, é CORRETO afirmar que a observação:
I. permite ampliar a compreensão sobre os alunos, oferecendo indicativos sobre o modo como trabalham em sala, seus interesses, suas dificuldades, a forma de se relacionar com os colegas e suas características pessoais.
II. é uma forma de avaliação subjetiva, por isso não pode ser considerada no processo de avaliação formativa.
III. constitui-se em uma importante ferramenta para a avaliação dos alunos e o acompanhamento do planejamento, o que permite avaliar a sua própria ação docente e refletir sobre ela.
IV. é uma ferramenta informal na prática pedagógica, sendo portanto opcional o registro daquilo que é observado, já que valem as conclusões feitas a partir da observação.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477333 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A avaliação educacional compõe o planejamento e faz parte do processo de ensino-aprendizagem, integrando-se à organização do trabalho pedagógico. Ela pode ser de diferentes tipos e cumprir funções diversas. Considerando a avaliação formativa, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2477163 Ano: 2014
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSC
Orgão: UFSC

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre os quais devemos destacar, prioritariamente,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2479897 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
As diferenças culturais – étnicas, de gênero, de orientação sexual, religiosas, entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão. As questões colocadas são múltiplas, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural (CANDAU, 2011).
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, construída fundamentalmente a partir da matriz político-social e epistemológica da modernidade, prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal.
II. As questões relativas às diferenças nos processos educacionais são oriundas da própria evolução do pensamento pedagógico.
III. As diferenças são concebidas como realidades sócio-históricas, em processo contínuo de construção-desconstrução-construção (são dinâmicas, portanto), se configuram nas relações sociais e estão atravessadas por questões de poder.
IV. As práticas curriculares não devem priorizar o trabalho com as diferenças culturais, pois pulverizam excessivamente o tratamento dos conteúdos.
V. A hibridização cultural é um elemento perigoso para escola, pois fragiliza a formação geral do estudante.
Assinale alternativa CORRETA.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas