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Foram encontradas 50 questões.

2534675 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
Nos instrumentos temperados, para cada nota, podem ser encontradas duas notas enarmônicas, EXCETO:
 

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2531617 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
É a mais pequena das unidades geralmente melódicas, uma configuração típica e facilmente memorizável que se define pelo seu poder de autonomização. Está-se falando do:
 

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2531053 Ano: 2016
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
Assinale a opção em que TODAS as opções correspondem a um Sistema Operacional para computador pessoal.
 

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2530974 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
O nosso sistema tonal assenta-se essencialmente numa escala heptatônica, composta por 5 tons inteiros e 2 meios-tons; estes estão separados por 2 ou 3 tons inteiros. A esta sucessão específica de tons inteiros e de semitons dá-se o nome de:
 

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2530665 Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
A lei 8.112/90 trata no seu Título III dos Direitos e Vantagens do servidor público federal. O capítulo I deste Título aborda os aspectos relacionados aos vencimentos e à remuneração. A este respeito é CORRETO afirmar que:
 

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2530393 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
A expressão é aplicada à música ocidental e envolve todos os aspectos a respeito de como a música foi e é executada; seu estudo é importante para o intérprete moderno preocupado com o estilo “autêntico”.
A opção que preenche corretamente a lacuna é:
 

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2529049 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
Acordes com mais de três sons, sobrepondo 3 terceiras, dão origem aos acordes de sétima; sobrepondo 4 terceiras, formam-se os acordes de sétima e nona. O acorde construído sobre o V grau com uma sétima menor é denominado de:
 

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2528907 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
É CORRETO afirmar que o ornamento que segue na figura abaixo é:
Enunciado 3123737-1
 

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2528471 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
O responsável pela organização musical na Igreja durante o Período Colonial Brasileiro era:
 

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2528295 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFPI
Orgão: UFPI
O QUE É OBJETIFICAÇÃO DA MULHER?
Em muitas discussões sobre o papel da mulher na sociedade, exploramos diversos aspectos das desigualdades que persistem entre homens e mulheres. Diferenças de oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, disparidade salarial e acesso à esfera pública em geral são algumas dimensões onde percebemos as desigualdades de gênero.
Outras dimensões, no entanto, são mais subjetivas e manifestam-se na forma como enxergamos as mulheres e em que medida as consideramos indivíduos autônomos, donas de seus próprios corpos. É aqui que entra a objetificação do corpo feminino.
OBJETIFICAR ALGUÉM? COMO ASSIM?
Primeiramente, o que significa objetificar alguém? Segundo Belmiro et al (2015): “A objetificação, termo cunhado no início dos anos 70, consiste em analisar um indivíduo a nível de objeto, sem considerar seu emocional ou psicológico.”
Quando falamos de objetificação do corpo feminino estamos nos referindo à banalização da imagem da mulher, ou seja: a aparência das mulheres importa mais do que todos os outros aspectos que as definem enquanto indivíduos.
E COMO OBSERVAMOS ISSO HOJE?
A objetificação está presente nos mais diversos setores da sociedade. Um exemplo clássico é a forma como a mulher é retratada em peças publicitárias. Em muitas campanhas, com destaque para as de cerveja, mulheres são estereotipadas e hipersexualizadas. Em pesquisa recente do Instituto Patrícia Galvão e Instituto Data Popular, 84% dos respondentes concordam que o corpo da mulher é usado para a venda de produtos nas propagandas de TV e 58% entendem que a mulher é representada como objeto sexual nessas campanhas.
[...] a nossa sociedade do início do século XXI entendia o homem como provedor e a mulher como dependente dele. A cultura patriarcal refere-se ao comportamento esperado das mulheres nesse contexto em que elas eram economicamente dependentes dos homens. O “contrato tácito de troca” previa que as mulheres, por serem sustentadas pelos maridos, cuidassem dos afazeres domésticos e os satisfizessem sexualmente.
Atualmente, por mais que as mulheres tenham alcançado mais independência financeira, uma das características da cultura patriarcal que ainda permanece é a objetificação do corpo feminino, uma vez que essa objetificação está intimamente ligada à função do corpo da mulher enquanto mero objeto de prazer sexual masculino.
A objetificação do corpo feminino tem várias consequências danosas. A primeira delas é a estereotipação da mulher e o estabelecimento de padrões estéticos irreais. Uma vez que o julgamento inicial de uma pessoa se dá pela aparência, existe uma expectativa do que é bom ou ruim, certo ou errado e, consequentemente, a exclusão e depreciação de mulheres que não atendem a esses padrões. Muitas vezes, vemos em ambientes familiares ou profissionais mulheres sendo hostilizadas pelo seu peso, altura, cabelo, depilação, formato de corpo e demais atributos físicos.
Outra consequência danosa desse fenômeno é a auto-objetificação da mulher. Mulheres que vivem em ambientes de objetificação tendem a se auto-objetificar e também a objetificar outras mulheres, sofrendo, assim, danos de autoestima e de socialização. Em pesquisa publicada na Psychological Science em 2013, sugeriu-se que mulheres que apresentam altos níveis de auto-objetificação tendem a ser menos ativas socialmente.
Por que a mulher se auto-objetificaria? Quando lembramos que parte da cultura patriarcal compreende a satisfação sexual que a mulher precisa dar ao homem, o impacto disso no comportamento de muitas mulheres é de se empenhar em tornar seus corpos sexualmente atraentes para os homens em detrimento de suas próprias expectativas. Enxergar seu próprio corpo e o corpo de outras mulheres como objetos de satisfação do desejo sexual masculino é parte do processo de auto-objetificação.
E o que ativismo social tem a ver com isso? Ora, como explicamos no início, se a objetificação consiste em desconsiderar atributos psicológicos e emocionais que nos caracterizam enquanto indivíduos, a mulher que se auto-objetifica não se compreende totalmente como um indivíduo e não se dá conta de todas as suas capacidades e possibilidades, o que influencia no seu grau de engajamento como profissional e cidadã.
Combater a objetificação é, portanto, mostrar para as mulheres que elas são indivíduos completos e capazes, que podem ser muito mais do que objetos de prazer masculino. O primeiro passo para isso é identificar atitudes que reforçam essa cultura e combatê-las no dia a dia.
Adaptado de: http://www.politize.com.br/atualidades/o-que-e-objetificacao-da-mulher/. Acesso em 24/06/2016.
Considerando a leitura e análise do texto I, julgue as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. A “objetificação” é diferente da “desigualdade de gênero”, enquanto esta se refere às diferenças de oportunidades entre homens e mulheres em diversos setores da sociedade, aquela consiste em analisar um ser humano como objeto. A “objetificação” do corpo da mulher, neste caso, é apenas um exemplo;
II. A partir de pistas linguísticas e do próprio conteúdo abordado, fica claro que o texto I foi escrito por uma mulher engajada no movimento feminista, uma vez que não são todas as mulheres que se identificam com o conteúdo abordado no texto;
III. Pela forma como as mulheres que se “auto-objetificam” são apresentadas e caracterizadas, vê-se que elas são o interlocutor direto do texto, uma vez que são essas mulheres que precisam conscientizar-se de que seu corpo não pode ser visto nem tratado como objeto.
 

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