Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

3122138 Ano: 2023
Disciplina: Administração Pública
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
As funções típicas da administração pública, e seus órgãos executores, surgem em decorrência do relacionamento permanente que ocorre entre o Estado e a sociedade. Essas funções são exercidas por meio dos seus órgãos, que atuam nos âmbitos dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Por sua vez, o controle de contas, atuando sobre os próprios órgãos estatais, desempenha uma função essencial nas relações entre Estado e sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão pública e a garantia do regime democrático.

MATIAS-PEREIRA, J. Controle de contas e transformação da administração pública. Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Fortaleza, n. 10, p. 144-159, 2014. Disponível em: https://www.tce.ce.gov.br/downloads/Controle_Cidadao/f10_- _controle_cidadao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.



A partir desta discussão, avalie as seguintes afirmações:

I - A administração pública tem muitas características do sistema burocrático, tendo em vista que valoriza as regras impessoais e o foco nas pessoas, visando à máxima eficiência.

II - Administração pública é todo o aparelhamento do Estado, pré-ordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.

III - Os poderes da administração pública são divididos em três: executivo com o poder de criar as leis, por meio dos congressos, parlamentos, assembleias ou câmaras; legislativo com o poder de gestão de ações e recursos, visando ao bem comum; e judiciário com o poder de julgar, ou seja, de fazer justiça e está vinculado a dirimir conflitos de interesses, ou o julgamento de atos de ocupantes do Poder Legislativo ou Executivo com relação ao cumprimento da legislação.

IV - Administração pública deve seguir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Outros princípios também devem ser seguidos: isonomia, supremacia do interesse público, presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, autotutela e hierarquia.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122137 Ano: 2023
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
O orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em quais despesas esses recursos serão utilizados) a cada ano. Ao englobar receitas e despesas, o orçamento é peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas e indica as prioridades do Governo para a sociedade.

BRASIL. Ministério da Economia. Orçamento Público. Brasília: Ministério da Economia, [s. d.]. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento. Acesso em: 24 jun. 2023.




Nesse contexto, qual fundamento é adequado para uma correta elaboração e execução de orçamento público?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122136 Ano: 2023
Disciplina: Administração Geral
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
Ainda é alto o índice de mortalidade das empresas no Brasil que não conseguem sobreviver. Segundo estudo realizado pelo Sebrae a partir de pesquisas de campo realizadas entre 2018 e 2021, entre as empresas fechadas em 2020, verificaram-se alguns fatores que contribuíram para o fechamento dos negócios: pouco preparo pessoal, planejamento do negócio deficiente, gestão do negócio deficiente e problemas no ambiente.

A TAXA de sobrevivência das empresas no Brasil. Sebrae, São Paulo, 27 jan. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-nobrasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 24 jun. 2023. (Adaptado).




Nesse contexto, para elevar a taxa de sobrevivência das empresas, uma correta aplicação da administração está baseada em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122135 Ano: 2023
Disciplina: Administração Geral
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. É um conceito advindo do livro "O Monge e o Executivo", escrito por James C. Hunter, que retrata a história de John Daily, um executivo bem-sucedido que passa por uma transformação pessoal e profissional ao participar de um retiro em um mosteiro beneditino. A liderança entendida como um ato de servir e se preocupar com o bem-estar dos outros.

HUNTER, J. C. O monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. p. 144.



Com base nessa discussão, avalie as seguintes afirmações:

I - O líder, independente da situação, deve ser democrático, uma vez que as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, promovendo a igualdade de voz e influência e permitindo que os membros da equipe expressem suas opiniões, ideias e contribuições.

II - O líder autoritário fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, determinando a composição da equipe e a tarefa que cada um deve executar.

III - O líder liberal permite uma liberdade total para as decisões grupais ou individuais, bem como a mínima participação do líder. A divisão de tarefas e escolha dos colegas ficam totalmente a cargo do grupo, sendo a participação do líder limitada.

IV - A liderança é um título ou posição hierárquica que se baseia em traços de personalidade inatos.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122134 Ano: 2023
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 precisa ser votada na Câmara dos Deputados até o dia 17 de julho. No entanto, segundo o relator, o deputado federal Danilo Forte (União-CE), é essencial que antes seja votado o novo arcabouço fiscal, proposta que substitui o teto de gastos e impõe limites para o crescimento das despesas do governo de acordo com as receitas.
“A LDO depende muito do arcabouço, da diminuição das despesas e do aumento da receita. Para que, a partir daí, a gente possa determinar como vai ser o Orçamento de 2024”, disse o deputado à Câmara.

LEI de Diretrizes Orçamentárias depende da aprovação do arcabouço fiscal, diz relator. Revista Exame. São Paulo, 23 de jun. 2023. Caderno Espera Brasil. Disponível: https://exame.com/esferabrasil/lei-de-diretrizes-orcamentarias-depende-da-aprovacaodo-arcabouco-fiscal-diz-relator/. Acesso em: 27 jun. 2023.




Nesse contexto, o que a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) determina legalmente?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122132 Ano: 2023
Disciplina: Gestão de Pessoas
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
As pessoas apresentam uma incrível capacidade de aprender e se desenvolver. A educação está no cerne dessa capacidade. Os processos de treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas estão intimamente relacionados com a educação. Educar (do latim, educere = extrair, trazer, arrancar) representa a necessidade de trazer de dentro do ser humano para fora dele as suas potencialidades. A palavra “educar” significa a exteriorização dessas latências e do talento criador da pessoa. Todo modelo de educação, formação, capacitação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que ele pode ser a partir de suas potencialidades, sejam inatas ou adquiridas.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2014. p. 512.



Nesse contexto, pode-se considerar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122131 Ano: 2023
Disciplina: Gestão de Pessoas
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
Perante os processos organizacionais, os conflitos nas equipes sempre estiveram presentes no ambiente de trabalho. Mesmo diante de um espaço totalmente globalizado, competitivo e de cobranças mais agressivas para o alcance de metas, os conflitos sempre existiram e passaram a ser cada vez mais estudados.

GRUBE, G.; TREVELIN, A. T. C. Gestão de conflitos nas organizações: o papel do líder na resolução de conflitos. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 16, n. 1, p. 291-301, 30 jun. 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/522/369. Acesso em: 18 jul. 2023.




A partir desse contexto e de acordo com a gestão de conflitos relacional:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122130 Ano: 2023
Disciplina: Gestão de Pessoas
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Promover o bem estar e segurança dos trabalhadores são de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal. Sabe-se que, quando há motivação, haverá comprometimento, disposição, energia e orgulho pelos serviços prestados a instituição.

AQUINO, A. S.; FERNANDES, A. C. P. Qualidade de vida no trabalho. Journal Health Science, São Paulo: v. 31, n.1, 53-58, 2013. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/2020/12/V31_n1_2013_p53a58.pdf. Acesso em: 18. jul. 2023.



Nesse contexto, como a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser compreendida?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122129 Ano: 2023
Disciplina: Administração Geral
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria operacional na Secretaria do Trabalho (Strab) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para avaliar os indicadores de desempenho das políticas trabalhistas passivas.
São exemplos de indicadores de políticas trabalhistas passivas: taxa de desemprego, taxa de crescimento do emprego formal, taxa de informalidade e taxa de rotatividade, admissões e desligamento. O trabalho avaliou a confiabilidade, a validade e a praticidade dos indicadores trabalhistas e dos sistemas em que esses indicadores são produzidos, principalmente o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Novo Caged.
A auditoria identificou que o atual conjunto de indicadores produzidos pelo MTP não representa totalmente os fenômenos do emprego, sendo necessária a implementação de outros indicadores, como a taxa de rotatividade formal e a duração do emprego formal. O conjunto atual de indicadores, assim, gera informações limitadas para a avaliação do impacto ou o aprimoramento das políticas ativas e passivas trabalhistas.

INDICADORES de desempenho frágeis prejudicam o aprimoramento das políticas trabalhistas. Portal do Tribunal de Contas da União. Brasília, 05 dez. 2022. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/indicadores-de-desempenho-frageisprejudicam-o-aprimoramento-das-politicas-trabalhistas.htm. Acesso em: 23 jun. 2023.




Avalie as seguintes afirmações, com base nessa discussão:

I - Quanto mais indicadores de desempenho forem elaborados, melhor serão o acompanhamento e avaliação de progresso de uma organização, departamento, projeto ou processo específico.

II - Os indicadores de desempenho são elaborados com base em convicções dos colaboradores, levando-se em consideração percepções subjetivas.

III - Ao desenvolver indicadores de desempenho, é fundamental baseá-los em fontes confiáveis, atualizadas e objetivas. Adotar essa medida garantirá a precisão e a utilidade dos indicadores no processo de avaliação e tomada de decisões.

IV - A elaboração de indicadores de desempenho deve ser um esforço colaborativo entre diferentes departamentos ou unidades dentro da organização.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3122128 Ano: 2023
Disciplina: Administração Geral
Banca: NUCEPE
Orgão: UESPI
Provas:
Uma determinada empresa atua em um ambiente altamente complexo e interdisciplinar, que envolve uma variedade de projetos. Aloca os colaboradores tanto em equipes funcionais, com base em suas especialidades, quanto em equipes de projeto dedicadas a missões específicas. Essa estrutura permite que os especialistas em diversas áreas trabalhem em conjunto, compartilhando conhecimentos e recursos, para enfrentar os desafios únicos de cada projeto. Os funcionários estão vinculados tanto a um gerente funcional, que supervisiona sua especialidade, quanto a um gerente de projeto, que coordena as atividades específicas.

MATTOS, M. C. C. M. Organização, sistemas e métodos. Indaial: Uniasselvi, 2019.



O tipo de departamentalização dessa empresa é a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas