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Maria Bethânia emociona na abertura de Bienal


Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, CONSTITUIÇÃO, 1988, p. 137).


“Eu, Maricotinha, aluna de escola pública, abrindo a Bienal do Livro. Não é lindo?”. Foi assim que Maria Bethânia encerrou sua apresentação na sexta-feira, 26, não sem antes pedir desculpas por ter ultrapassado os 40 minutos combinado – não que alguém tenha achado ruim ouvi-la cantar e ler trechos de poemas e livros. A cantora, ligada ao universo literário há muito tempo, fez uma versão reduzida de seu show Bethânia e As Palavras, antes dos discursos habituais na cerimônia de abertura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo – apenas o ministro da Educação, Mendonça Filho, evitou o microfone. Até 4 de setembro, são esperadas 700 mil pessoas no Anhembi.

Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Mia Couto, Manuel Bandeira, o professor da infância, Nestor Oliveira, que apresentou a poesia a Bethânia e Caetano. Eles e muitos outros, todos juntos, entre um verso e outro, uma música e outra, na voz de uma Bethânia toda de branco, cabelo preso quase até o fim do show, óculos de grau.

A Poetas Populares (Os nomes dos poetas populares / Deveriam estar na boca do povo / No contexto de uma sala de aula / Não estarem esses nomes me dá pena), de Antonio Vieira, ela emendou Trenzinho Caipira, num dos momentos mais bonitos – como foi quando ela cantou Romaria. A leitura de um longo trecho de Grande Sertão Veredas também foi um dos pontos altos.

O moçambicano Mia Couto apareceu mais de uma vez. Dele, ela leu: “Agora, meu ouro é a palavra. Agora, a poesia é a minha única visita de família” e “Na escolinha, a menina propícia a equívocos disse que masculino de noiva é navio”. “Que coisa linda!”, ela disse após ler esta última frase – e então cantou trecho de Oração ao Tempo.

Na sequência, leu Velha Chácara, de Manuel Bandeira, comentou sobre o aprendizado com Nestor de Oliveira, seu professor em Santo Amaro, na Bahia, e deu seu recado: “É possível, sim, uma boa e plena educação nas escolas públicas. Veja eu, Maricotinha, abrindo a Bienal do Livro. Beijinho no ombro”. Ela voltou a repetir isso – sem a referência à Valeska Popozuda – no final.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Adaptado de <https://istoe.com.br/bethania-emociona-na-abertura-da-bienal/>

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
 

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798156 Ano: 2018
Disciplina: Direito Penal
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Sobre a classificação e conceituação de Estabelecimentos Penais no Brasil, é correto afirmar que
 

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A Lei de Execução Penal dispõe sobre o trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana. Quanto às previsões legais dessa matéria, assinale a alternativa correta.
 

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A LEP prevê vários institutos como a autorização de saída, saída temporária, remição de pena, progressão de regime e livramento condicional, comutação e indulto. Sobre essas matérias, assinale a alternativa correta.
 

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Os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao submetido à medida de segurança, ao preso provisório e ao egresso. No que tange aos estabelecimentos prisionais e às disposições da Lei n° 7.210/84, assinale a alternativa correta.
 

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Sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assinale a alternativa correta.
 

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Muitos direitos individuais estão previstos na Constituição Federal de 1988, dentre eles o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Acerca das disposições constitucionais desses direitos, assinale a alternativa correta.
 

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797959 Ano: 2018
Disciplina: Arquitetura
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Os Critérios Gerais de Medição para a Elaboração do Orçamento é um documento que tem por objetivo auxiliar os técnicos no levantamento dos quantitativos dos materiais e serviços para elaboração de orçamento detalhado a ser enviado ao Ministério da Justiça/ DEPEN e/ou entidade credenciada. Sobre a estrutura das edificações, o documento especifica que
 

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797958 Ano: 2018
Disciplina: Arquitetura
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
As portas corta-fogo para saídas de emergência são classificadas em quatro classes, segundo o seu tempo de resistência ao fogo. Sobre o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Classe P-30: porta corta-fogo cujo tempo de resistência mínima ao fogo é de 30 minutos. II. Classe P-60: porta corta-fogo cujo tempo de resistência mínima ao fogo é de 60 minutos quando for à prova de fumaça. III. Classe P-90: porta corta-fogo cujo tempo de resistência mínima ao fogo é de 90 minutos. IV. Classe P-120: porta corta-fogo cujo tempo de resistência máxima ao fogo é de 120 minutos.
 

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797957 Ano: 2018
Disciplina: Arquitetura
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
O Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro, teve sua concepção elaborada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O edifício surgiu com o intuito de valorizar e recuperar a Baía de Guanabara e promover a sustentabilidade, sendo o primeiro projeto brasileiro do gênero a ganhar o Prêmio Internacional MIPIM na categoria Edifício Verde Mais Inovador em 2017. Dentre as estratégias tecnológicas aliadas à sustentabilidade implantadas no edifício estão, EXCETO
 

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