Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Maria Bethânia emociona na abertura de Bienal


Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, CONSTITUIÇÃO, 1988, p. 137).


“Eu, Maricotinha, aluna de escola pública, abrindo a Bienal do Livro. Não é lindo?”. Foi assim que Maria Bethânia encerrou sua apresentação na sexta-feira, 26, não sem antes pedir desculpas por ter ultrapassado os 40 minutos combinado – não que alguém tenha achado ruim ouvi-la cantar e ler trechos de poemas e livros. A cantora, ligada ao universo literário há muito tempo, fez uma versão reduzida de seu show Bethânia e As Palavras, antes dos discursos habituais na cerimônia de abertura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo – apenas o ministro da Educação, Mendonça Filho, evitou o microfone. Até 4 de setembro, são esperadas 700 mil pessoas no Anhembi.

Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Mia Couto, Manuel Bandeira, o professor da infância, Nestor Oliveira, que apresentou a poesia a Bethânia e Caetano. Eles e muitos outros, todos juntos, entre um verso e outro, uma música e outra, na voz de uma Bethânia toda de branco, cabelo preso quase até o fim do show, óculos de grau.

A Poetas Populares (Os nomes dos poetas populares / Deveriam estar na boca do povo / No contexto de uma sala de aula / Não estarem esses nomes me dá pena), de Antonio Vieira, ela emendou Trenzinho Caipira, num dos momentos mais bonitos – como foi quando ela cantou Romaria. A leitura de um longo trecho de Grande Sertão Veredas também foi um dos pontos altos.

O moçambicano Mia Couto apareceu mais de uma vez. Dele, ela leu: “Agora, meu ouro é a palavra. Agora, a poesia é a minha única visita de família” e “Na escolinha, a menina propícia a equívocos disse que masculino de noiva é navio”. “Que coisa linda!”, ela disse após ler esta última frase – e então cantou trecho de Oração ao Tempo.

Na sequência, leu Velha Chácara, de Manuel Bandeira, comentou sobre o aprendizado com Nestor de Oliveira, seu professor em Santo Amaro, na Bahia, e deu seu recado: “É possível, sim, uma boa e plena educação nas escolas públicas. Veja eu, Maricotinha, abrindo a Bienal do Livro. Beijinho no ombro”. Ela voltou a repetir isso – sem a referência à Valeska Popozuda – no final.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Adaptado de <https://istoe.com.br/bethania-emociona-na-abertura-da-bienal/>

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798294 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde implantará no ano de 2018 um projeto de resposta rápida à sífilis nas redes de atenção à saúde com o objetivo de reduzir a sífilis adquirida e, em gestantes, eliminar a sífilis congênita no Brasil. Para tanto, será preciso que os profissionais da saúde tenham um olhar atento para essa doença. Sobre a sífilis, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798282 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Com a vivência do trabalho na Atenção Básica, verificou-se uma complexidade nas ações de cuidado maior que a capacidade de intervenção das organizações tecnológicas elaboradas inicialmente. Assim, foram pensados novos arranjos para implementar o cuidado. A partir de 2008, para ampliar as ofertas de cuidado em saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade e a abrangência das ações locais, criaram-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798253 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Em 2011, o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde lançou o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB). Sobre esse Programa, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) O PMAQ-AB é um programa de âmbito nacional, de adesão obrigatória pelos municípios, visando à implementação de melhorias nos serviços. ( ) Dentre as etapas estruturantes do PMAQAB, está a avaliação interna, que permite a averiguação das condições de acesso e de qualidade das equipes de Atenção Básica. ( ) A avaliação do PMAQ-AB é composta por dois módulos, um que avalia a estrutura física e o funcionamento das unidades e o outro que considera o desempenho das equipes de saúde.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Lei de Execução Penal dispõe sobre o trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana. Quanto às previsões legais dessa matéria, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A LEP prevê vários institutos como a autorização de saída, saída temporária, remição de pena, progressão de regime e livramento condicional, comutação e indulto. Sobre essas matérias, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao submetido à medida de segurança, ao preso provisório e ao egresso. No que tange aos estabelecimentos prisionais e às disposições da Lei n° 7.210/84, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798136 Ano: 2018
Disciplina: Odontologia
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Em algumas situações, ocorre a fratura da estrutura de esmalte dentário, mas não da restauração de amálgama. Isso ocorre devido a uma propriedade do amálgama de não absorver as forças mastigatórias. Estamos nos referindo à propriedade do amálgama
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798135 Ano: 2018
Disciplina: Odontologia
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Ao realizar o exame da cavidade bucal de um paciente, 27 anos de idade, gênero masculino, é observado que esse possui, no elemento 12, um sulco profundo na sua face palatina. Apesar de não ser observada a presença de tecido cariado, há acúmulo de biofilme nesse local. Não há sensibilidade presente. Radiograficamente, percebe-se uma imagem que lembra um dente dentro de outro. Com base na descrição do caso clínico, assinale a alternativa que contém o diagnóstico para essa condição e o tratamento indicado nesse caso.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
798134 Ano: 2018
Disciplina: Odontologia
Banca: AOCP
Orgão: SUSIPE-PA
Ainda não há um cimento considerado ideal para a obturação de canais de dentes decíduos. Caso haja a necessidade de realizar pulpectomia em um dente decíduo que não apresenta o sucessor permanente, na tentativa de preservá-lo por mais tempo, o material indicado para a obturação de seus canais é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas