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Foram encontradas 1.510 questões.

2334994 Ano: 2017
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF
A capoeira foi trazida ao Brasil pelos negros bantos de Angola e no século XX se converteu em jogo coreográfico. No século XIX, ela era o meio de defesa e ataque por excelência entre a população escrava ou pobre, tendo chegado a causar preocupações às polícias carioca e baiana.
Marcos A. Marcondes. Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: Art Ed. Ltda., 1998 (com adaptações).
Com relação à capoeira, suas variações, tradições e instrumentos típicos, julgue o item a seguir.

Durante o canto entoado antes do início do jogo, os capoeiras entram na roda e ficam agachados em frente aos músicos, em silêncio. Depois se benzem e começam a luta, o que demonstra o caráter fetichista dessa manifestação popular.
 

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2334993 Ano: 2017
Disciplina: Artes Plásticas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF
Hamilton e Fernando César são irmãos que gostam de tocar as músicas de Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Desde a infância, eles foram alunos da Escola de Música de Brasília, onde conheceram e estudaram as obras desses autores. Isso contribuiu para que eles, hoje, sejam excelentes músicos profissionais e grandes propagadores das obras de seus compositores favoritos. Acerca do texto anteriormente apresentado e de aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente. De acordo com o texto, a Escola de Música de Brasília está voltada para a formação de músicos eruditos e não incentiva a prática da música popular.
 

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2334992 Ano: 2017
Disciplina: História
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

Texto 15A2CCC


Ambientado na década de 1960 em Jackson, Mississipi (EUA), o livro A Resposta (tradução do título em inglês de The Help e adaptado para o cinema como Histórias Cruzadas, 2011) é dividido em capítulos narrados sob a perspectiva de personagens distintas. Entre elas estão Aibileen, uma empregada doméstica negra que cuida das crianças de seus patrões brancos, e Skeeter, uma recém-formada jornalista branca e rica, que não concorda com as atitudes das patroas brancas da cidade. Skeeter propõe para Aibileen contar a vida cotidiana de Jackson, a partir da visão das empregadas domésticas negras. Vale dizer que o sul dos Estados Unidos da América tem uma herança histórica marcada pelo conservadorismo político, racial e social. Passados quase cem anos da promulgação da 13. ª Emenda à Constituição Americana — que declarou o fim da escravidão —, ainda se podia notar uma divisão entre a população causada pelo racismo, o que levou à marginalização dos negros. Isso se dava principalmente devido à existência de um sistema de segregação denominado leis Jim Crow, que vigorou no período de 1870 a 1960.

Bruna Corrêa. Resenha literária: A resposta, de Kathryn Stockett. Internet: (com adaptações).

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue o item a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O movimento pelos direitos civis, principalmente nas décadas de 50 e 60 do século passado, protagonizado por ativistas negros, como Martin Luther King Jr., objetivava, entre outras reivindicações, a superação do sistema de opressão racial citado no texto.

 

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2334991 Ano: 2017
Disciplina: História
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

Texto 15A2CCC


Ambientado na década de 1960 em Jackson, Mississipi(EUA), o livro A Resposta (tradução do título em inglês deThe Help e adaptado para o cinema como Histórias Cruzadas,2011) é dividido em capítulos narrados sob a perspectiva depersonagens distintas. Entre elas estão Aibileen, uma empregadadoméstica negra que cuida das crianças de seus patrões brancos, eSkeeter, uma recém-formada jornalista branca e rica, que nãoconcorda com as atitudes das patroas brancas da cidade. Skeeterpropõe para Aibileen contar a vida cotidiana de Jackson, a partir davisão das empregadas domésticas negras. Vale dizer que o sul dosEstados Unidos da América tem uma herança histórica marcadapelo conservadorismo político, racial e social. Passados quase cemanos da promulgação da 13. ª Emenda à Constituição Americana —que declarou o fim da escravidão —, ainda se podia notar umadivisão entre a população causada pelo racismo, o que levou àmarginalização dos negros. Isso se dava principalmente devido àexistência de um sistema de segregação denominado leis Jim Crow,que vigorou no período de 1870 a 1960.

Bruna Corrêa. Resenha literária: A resposta, de Kathryn Stockett.Internet: (com adaptações).

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue o item a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O feminismo negro produziu nas últimas décadas, no Brasil e nos Estados Unidos da América, uma importante crítica sobre o lugar duplamente subalterno das mulheres negras nessas sociedades. Apontando para uma combinação entre os recortes de desigualdade de gênero, social e de raça, intelectuais e ativistas como Angela Davis e Lélia Gonzalez se destacaram nessa crítica.

 

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2334990 Ano: 2017
Disciplina: Pedagogia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

Texto 15A2CCC


Ambientado na década de 1960 em Jackson, Mississipi(EUA), o livro A Resposta (tradução do título em inglês deThe Help e adaptado para o cinema como Histórias Cruzadas,2011) é dividido em capítulos narrados sob a perspectiva depersonagens distintas. Entre elas estão Aibileen, uma empregadadoméstica negra que cuida das crianças de seus patrões brancos, eSkeeter, uma recém-formada jornalista branca e rica, que nãoconcorda com as atitudes das patroas brancas da cidade. Skeeterpropõe para Aibileen contar a vida cotidiana de Jackson, a partir davisão das empregadas domésticas negras. Vale dizer que o sul dosEstados Unidos da América tem uma herança histórica marcadapelo conservadorismo político, racial e social. Passados quase cemanos da promulgação da 13. ª Emenda à Constituição Americana —que declarou o fim da escravidão —, ainda se podia notar umadivisão entre a população causada pelo racismo, o que levou àmarginalização dos negros. Isso se dava principalmente devido àexistência de um sistema de segregação denominado leis Jim Crow,que vigorou no período de 1870 a 1960.

Bruna Corrêa. Resenha literária: A resposta, de Kathryn Stockett.Internet: (com adaptações).

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue o item a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

O uso de documentos fílmicos nas aulas como fonte histórica permite aos estudantes desenvolverem estratégias de observação, reflexão, comparação e crítica, que contribuem para a aprendizagem da História e também para a construção de operações mentais que permitem ao indivíduo interpretar e orientar suas experiências cotidianas.

 

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2334989 Ano: 2017
Disciplina: Pedagogia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

Trazer as inovações tecnológicas para a prática pedagógica significa submetê-las à dinâmica da sala de aula. Não se trata de utilizar recursos aos quais os alunos já estejam familiarizados simplesmente para tornar a aula mais atrativa, mas sim de apropriar tais recursos para cumprir com os propósitos educativos previamente estabelecidos.

 

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2334988 Ano: 2017
Disciplina: Pedagogia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF
Texto 15A2EEE

Os muitos aspectos relacionais contidos na noção degênero, como os de classes sociais, de gerações e de raças/etnias,parecem tornar os parâmetros da escrita e do ensino da história bemmais complexos. Exames do material de ensino da históriafavorecidos pelos estudos das relações de gênero têm reafirmado anecessidade de prosseguir no esforço de retirada das mulheres dasáreas de invisibilidade, mas vendo-as em sua pluralidade. Só poradmiti-las como sujeitos históricos, subvertem-se muitas certezas emodelos universais de análise dos sistemas de poder e subordinaçãodas relações sociais de qualquer tipo. Para as experiências de ensinode história, por meio da associação de tantos temas transversais,acredita-se, como Joan Scott, que o conceito de gênero permaneceuma categoria útil de análise histórica quando assegura,operacionalmente, um maior detalhamento de processos sociaispouco conhecidos.
Suely Costa. Gênero e História. In: Martha Abreu e Rachel Soihet(Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p. 198-9 (com adaptações).
Considerando o texto 15A2EEE, julgue o item a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula. O Currículo em Movimento da Educação Básica para o Ensino Médio propõe, na matriz curricular da área de Ciências Humanas, a abordagem de temas relacionados à identidade, diversidade cultural, sexual e de gênero e prevê o estudo dos movimentos sociais de mulheres, negros, LGBT e outras minorias, no Brasil e no mundo.
 

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2334987 Ano: 2017
Disciplina: Pedagogia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF
Texto 15A2EEE

Os muitos aspectos relacionais contidos na noção degênero, como os de classes sociais, de gerações e de raças/etnias,parecem tornar os parâmetros da escrita e do ensino da história bemmais complexos. Exames do material de ensino da históriafavorecidos pelos estudos das relações de gênero têm reafirmado anecessidade de prosseguir no esforço de retirada das mulheres dasáreas de invisibilidade, mas vendo-as em sua pluralidade. Só poradmiti-las como sujeitos históricos, subvertem-se muitas certezas emodelos universais de análise dos sistemas de poder e subordinaçãodas relações sociais de qualquer tipo. Para as experiências de ensinode história, por meio da associação de tantos temas transversais,acredita-se, como Joan Scott, que o conceito de gênero permaneceuma categoria útil de análise histórica quando assegura,operacionalmente, um maior detalhamento de processos sociaispouco conhecidos.
Suely Costa. Gênero e História. In: Martha Abreu e Rachel Soihet(Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p. 198-9 (com adaptações).

Considerando o texto 15A2EEE, julgue o item a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos indicam que temas como sexualidade e gênero podem ser abordados pelos conteúdos de suas diversas áreas de conhecimento, a partir das possibilidades advindas de seus referenciais.

 

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2334986 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

Enunciado 2334986-1

Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias, 1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia, Alemanha. Internet: www.nymphescence.tumblr.com

Enunciado 2334986-2

Richard Long (1945). Uma linha feita pela caminhada, 1967, fotografia, impressão de gelatina de prata sobre papel, 37,5 cm × 32,4 cm, Tate Gallery, Londres. Internet: www.tate.org.uk

A noção de elemento pode ser interpretada de duas maneiras: exteriormente, toda forma gráfica ou pictórica é um elemento; interiormente, não é a forma, mas sua tensão viva intrínseca que constitui o elemento. Entende-se o conceito de composição como a subordinação internamente conforme a finalidade dos elementos isolados e da construção, para o fim pictórico concreto.

Wassily Kandinsky. Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (com adaptações)

No pós-modernismo, a práxis não é definida em relação a determinado meio de expressão — escultura —, mas sim em relação a operações lógicas dentro de um conjunto de termos culturais para o qual vários meios — fotografia, livros, linhas em parede, espelhos ou escultura propriamente dita — possam ser usados.

R. Krauss. A escultura no campo ampliado. In: Gávea: Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. Rio de Janeiro: PUC–RJ, n.º 1, 1984, p. 92 (com adaptações).

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue o item a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Ao criar uma linha no solo em Uma linha feita pela caminhada, calcada por seu próprio caminhar, Richard Long, integrante da Land Art, transforma as relações entre arte e natureza, alargando os sentidos do papel da arte e do artista frente ao meio ambiente.

 

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2334985 Ano: 2017
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEE-DF

Enunciado 2334985-1

Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias, 1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia, Alemanha. Internet: www.nymphescence.tumblr.com

Enunciado 2334985-2

Richard Long (1945). Uma linha feita pela caminhada, 1967, fotografia, impressão de gelatina de prata sobre papel, 37,5 cm × 32,4 cm, Tate Gallery, Londres. Internet: www.tate.org.uk

A noção de elemento pode ser interpretada de duas maneiras: exteriormente, toda forma gráfica ou pictórica é um elemento; interiormente, não é a forma, mas sua tensão viva intrínseca que constitui o elemento. Entende-se o conceito de composição como a subordinação internamente conforme a finalidade dos elementos isolados e da construção, para o fim pictórico concreto.

Wassily Kandinsky. Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (com adaptações)

No pós-modernismo, a práxis não é definida em relação a determinado meio de expressão — escultura —, mas sim em relação a operações lógicas dentro de um conjunto de termos culturais para o qual vários meios — fotografia, livros, linhas em parede, espelhos ou escultura propriamente dita — possam ser usados.

R. Krauss. A escultura no campo ampliado. In: Gávea: Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. Rio de Janeiro: PUC–RJ, n.º 1, 1984, p. 92 (com adaptações).

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue o item a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Na obra de Klee, o trapézio é um elemento visual importante, devido à relação estabelecida com os demais elementos da obra.

 

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