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O desenho que mais se aproxima do estágio conhecido como realismo visual, segundo Jean Piaget, é o da imagem:
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![enunciado 1634441-1](/images/concursos/b/8/1/b8198421-fb51-cfaa-f8c3-d872f6e8d934.png)
A representação de grandezas relativas e de sucessão de planos está mais fortemente presente:
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- Temas Educacionais PedagógicosInterdisciplinaridade
- Temas Educacionais PedagógicosTendências PedagógicasMulticulturalismo
Leia o texto e responda às questões 6, 7 e 8.
“Consideramos que o universo cultural da comunidade em que a escola está inserida precisa ser estudado pelo professor, para que ele possa atuar nesse contexto de maneira eficiente e não invasiva. Especialmente o professor de artes precisa conhecer e buscar compreender os códigos visuais e estéticos presentes, de maneira a utilizá-los como seu referencial e ponto de partida, construindo a partir daí a abordagem metodológica e a estrutura de conteúdos a serem trabalhados. Para uma compreensão desses padrões é importante verificar como se compõe étnica e socialmente a comunidade escolar, o quanto ela é heterogênea, quais seus pontos de encontro e desencontro.” (RICHTER, Ivone Mendes. Multicuralidade e interdisciplinaridade, in BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte).
A visão de ensino de arte pressuposta no texto é característica da:
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- Temas Educacionais PedagógicosInterdisciplinaridade
- Temas Educacionais PedagógicosTendências PedagógicasMulticulturalismo
Leia o texto e responda às questões 6, 7 e 8.
“Consideramos que o universo cultural da comunidade em que a escola está inserida precisa ser estudado pelo professor, para que ele possa atuar nesse contexto de maneira eficiente e não invasiva. Especialmente o professor de artes precisa conhecer e buscar compreender os códigos visuais e estéticos presentes, de maneira a utilizá-los como seu referencial e ponto de partida, construindo a partir daí a abordagem metodológica e a estrutura de conteúdos a serem trabalhados. Para uma compreensão desses padrões é importante verificar como se compõe étnica e socialmente a comunidade escolar, o quanto ela é heterogênea, quais seus pontos de encontro e desencontro.” (RICHTER, Ivone Mendes. Multicuralidade e interdisciplinaridade, in BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte).
De acordo com o texto, o professor de arte deve olhar para a comunidade com os olhos de um:
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Leia o texto e responda às questões 6, 7 e 8.
“Consideramos que o universo cultural da comunidade em que a escola está inserida precisa ser estudado pelo professor, para que ele possa atuar nesse contexto de maneira eficiente e não invasiva. Especialmente o professor de artes precisa conhecer e buscar compreender os códigos visuais e estéticos presentes, de maneira a utilizá-los como seu referencial e ponto de partida, construindo a partir daí a abordagem metodológica e a estrutura de conteúdos a serem trabalhados. Para uma compreensão desses padrões é importante verificar como se compõe étnica e socialmente a comunidade escolar, o quanto ela é heterogênea, quais seus pontos de encontro e desencontro.” (RICHTER, Ivone Mendes. Multicuralidade e interdisciplinaridade, in BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte).
De acordo com o texto, a educação estética escolar de crianças e jovens deve:
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A Educação Artística é um elemento central na pedagogia dos Jardins-de-Infância. Ela é constituída de vários tipos de atividades, como poesia, canto, desenho, pintura, escultura e outros. Segundo Froebel, o esforço para expressar-se através da Arte manifesta-se no homem desde a infância, estando também ligado a uma concepção de religião, porque através da arte, o homem:
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A quadrinha abaixo é uma tradução do “Guia para Jardineiras” de Froebel:
“Já sei primárias cores
E cores secundárias
Do íris esplendores
Do espectro cores várias”
Em relação ao trabalho com as cores, nos antigos Jardins-de- Infância, é correto afirmar que se dava ênfase:
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Iniciar a formação necessária a que toda pessoa tem direito para o exercício da cidadania, recebendo os conhecimentos básicos que são necessários para a continuidade dos estudos posteriores deve ser, segundo as novas leis, papel atribuído, principalmente:
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Segundo o “Guia para as Jardineiras”, traduzido por Gabriel Prestes, da obra de Froebel, as ocupações dos Jardins-de- Infância eram chamados de jogos, e os materiais empregados nessas ocupações, eram chamados de dons. Os dons permitiam às crianças brincarem com as mãos desde o princípio e também desenvolverem exercícios manuais. Eram, ao todo, 20 dons organizados do mais simples ao mais complexo. Do sólido ao plano. Do mais denso ao mais flexível.
De acordo com o exposto acima, a alternativa que melhor representa a ordem a ser seguida na exploração dos dons (materiais) é:
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João Formosinho, da Universidade do Minho, considera que “a docência é uma atividade de serviço, que o professor é, para além de especialista numa área do saber, também um profissional de ajuda, um agente de desenvolvimento humano.”(Encontros e desencontros em ed.infantil, Machado, M.L. de).
Por isso, para promover uma escola básica para todos, uma escola inclusiva, comprometida comunitariamente e empenhada socialmente, a formação do docente deve levar em conta, segundo este autor, além dos aspectos intelectuais, os seguintes aspectos:
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