Magna Concursos

Foram encontradas 120 questões.

1772537 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Após muitas tentativas malsucedidas ao longo de um período de aproximadamente doze anos, eu criei os fundamentos para um novo procedimento na construção musical, o qual parecia adequado para substituir aquelas alterações estruturais fornecidas anteriormente pela harmonia tonal. Eu chamei esse procedimento de Método de Composição com Doze Tons Relacionados Apenas Entre Si. Esse método consistia basicamente do uso constante e exclusivo de um conjunto de doze tons diferentes.

A partir do texto acima no qual, Arnold Schoenberg, durante uma palestra em 1941, descreve suas técnicas de composição, julgue os itens subseqüentes.

O Serialismo, derivado do método descrito no texto em questão, foi adaptado e utilizado por muitos compositores do século XX, incluindo Igor Stravinsky.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772505 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Enunciado 3301974-1

A harmonia do trecho musical acima caracteriza-se pela alternância entre os acordes de tônica e dominante.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772504 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Enunciado 3301973-1

A tonalidade desse trecho musical é Mi maior.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772503 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Enunciado 3301972-1

O ritmo desse trecho musical é anacrústico.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772502 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Enunciado 3301971-1

A segunda metade do primeiro compasso do trecho musical apresentado ilustra o ritmo sincopado, resultante da fusão da tradição musical européia com os ritmos africanos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772501 Ano: 2007
Disciplina: Música
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Enunciado 3301970-1

Esse trecho musical apresenta elementos rítmicos típicos de diversas manifestações musicais populares no Brasil, tais como o samba e o choro.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772500 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 74 a 78 com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.

A linguagem teatral, como sistema semiótico e forma de expressão artística, deve estar restrita a um pequeno grupo de iniciados (profissionais de teatro e aficcionados do teatro amador).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772499 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 74 a 78 com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.

A linguagem teatral pode propiciar ao educando a percepção da realidade a partir de múltiplas perspectivas por meio de estímulos intelectuais, físicos e intuitivos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772498 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 74 a 78 com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.

O ato de dramatizar não está potencialmente contido em cada um como uma forma de compreender e representar a realidade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1772497 Ano: 2007
Disciplina: Educação Artística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.

Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 74 a 78 com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.

O teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar dimensões sensóriomotoras, simbólicas, afetivas e cognitivas do educando.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas