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A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. O debate, longe de se exaurir, permanece aberto, alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo e sua inclusão no ensino formal.
Ricardo Japiassu. 2006, p. 29 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens de 74 a 78 com relação às possibilidades da linguagem teatral no ensino formal na contemporaneidade.
A linguagem teatral no ensino formal deve servir exclusivamente como instrumento ou método.
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A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular. Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia. E Mário de Andrade lembra muito bem que “uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo.”
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Embora considerado um dos maiores nacionalistas brasileiros, Heitor Villa-Lobos, ao contrário de Mário de Andrade, não se ocupou do registro da cultura regional encontrada fora dos limites dos grandes centros da região Sudeste.
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A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular. Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia. E Mário de Andrade lembra muito bem que “uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo.”
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Os choros de câmara de Heitor Villa-Lobos são exemplos de como o compositor integrou em sua música ritmos, traços melódicos e harmônicos e práticas instrumentais da música popular urbana.
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A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular. Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia. E Mário de Andrade lembra muito bem que “uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo.”
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri são exemplos de compositores brasileiros do século XX, cuja obra apresenta pouca ou nenhuma influência da tendência nacionalista a que o texto acima se refere.
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A evolução do nacionalismo musical no Brasil deu-se através de um progressivo contato estético do folclore com o erudito, a partir da diminuição dessa distância cultural, que impedia o aproveitamento de elementos da cultura popular. Com as grandes transformações estruturais, a sociedade passa a aceitar as manifestações culturais emergentes, em uma visão menos etnocêntrica em relação ao padrões da cultura européia. E Mário de Andrade lembra muito bem que “uma arte nacional não se faz como escolha discricionária e diletante de elementos: uma arte nacional já está feita na inconsciência do povo.”
Léa V. Freitag. Momentos de música brasileira. São Paulo: Nobel, 1985 (com adaptações).
Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens seguintes.
Na busca por uma identidade nacional, vários compositores brasileiros, como Alberto Nepomuceno e Francisco Braga, procuraram, no início do século XX, elementos para o enriquecimento de seu vocabulário musical em manifestações da arte popular.
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![Enunciado 269339-1](/images/concursos/a/b/b/abbae270-a0f5-46c6-a8fc-cffd2a1c3468.png)
Johann Sebastian Bach, W. A. Mozart e Ludvig V. Beethoven são considerados os grandes gênios da música barroca.
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![Enunciado 269338-1](/images/concursos/a/b/b/abbae270-a0f5-46c6-a8fc-cffd2a1c3468.png)
O compositor Antônio Vivaldi destacou-se na criação de fugas, particularmente em sua obra intitulada Arte da Fuga.
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![Enunciado 269337-1](/images/concursos/a/b/b/abbae270-a0f5-46c6-a8fc-cffd2a1c3468.png)
No trecho acima, o tema principal da obra é apresentado por três vozes consecutivas, sendo construído, respectivamente, a partir do primeiro, quarto e segundo graus da tonalidade da peça.
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![Enunciado 269336-1](/images/concursos/a/b/b/abbae270-a0f5-46c6-a8fc-cffd2a1c3468.png)
A base composicional da fuga, um gênero musical comum no período Barroco, é o contraponto, ou escrita polifônica.
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![Enunciado 269335-1](/images/concursos/a/b/b/abbae270-a0f5-46c6-a8fc-cffd2a1c3468.png)
Esse trecho musical ilustra um início típico de uma fuga na tonalidade de Ré maior.
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