Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

O clima do Município de São Gonçalo é caracterizado por dois períodos:

Período Seco - de Maio a Outubro (6 meses)
- Total de chuvas é inferior a 400 mm.
- Há déficit hídrico sazonal nos meses de agosto e setembro.
- Ocorrem menores temperaturas 17°C a 19°C.
- O dia é mais curto havendo menos horas de luz.

Período Chuvoso - de Novembro a Abril
- Total de chuvas é maior que 800 mm.
- Há mais chuva especialmente no mês de janeiro.
- Ocorrem as maiores temperaturas 30°C a 38°C, podendo chegar muitas a mais de 40°C.
- O dia é mais comprido havendo mais horas de luz.

(Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de São Gonçalo. Disponível e m : h t t p : / / 2 0 0 . 2 0 . 5 3 . 7 / g u a n a b a r a / C o n t e n t / DOWNLOAD/Planos%20completos/PMSB-S.%20GON%C3% 87ALO.pdf. Acesso em 09/04/2020)

O tipo climático do Município de São Gonçalo, por apresentar as características descritas acima, pode ser denominado:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Francisco possui em sua carteira x reais e sabe-se que x !$ \ge !$ 50. A negação de x !$ \ge !$ 50 está corretamente indicada na seguinte opção:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Um alerta contemporâneo

O planeta nunca foi o mesmo. Ao longo do tempo, temos passado ao largo dessa questão, como se ela não nos importasse para entendermos melhor onde estamos. E o que enfrentamos, a cada momento, para existir. Um simples dado ignorado sobre o planeta pode nos revelar alguma coisa fundamental sobre nós mesmos. Talvez esse simples dado, sobre a existência do que não conhecemos, nos explique o que não conseguimos explicar até agora.

O calor excessivo na Europa, as cheias no continente asiático, as recentes chuvas de inverno durante o nosso verão devem ser mais uma reação da natureza ao que temos feito de errado no mundo. Cada fenômeno desses é um gesto de nossos parceiros para nos chamar a atenção para o que deve estar errado. Ou, então, uma simples declaração de guerra, sei lá de que tipo.

Quando nossos erros se concluem antes de um desastre final, nossos parceiros deixam para lá, esperam que desvendemos o fracasso de nossas más ideias. Outro dia, um daqueles príncipes do Oriente Médio ofereceu ao Brasil fazer parte da Opep, a organização dos países exportadores de petróleo. Deve ter feito o convite porque quase ninguém mais quer saber da Opep, por causa das novas fontes de energia. Ninguém está mais a fim de gastar fortunas na exploração de petróleo, quando o mundo desenvolve e já usa novas fontes limpas de energia, como a eólica e a solar.

O novo coronavírus é um sinal desse confronto entre o que foi vantagem no passado e hoje não é mais. É uma formação natural de um mundo que ainda não conhecemos, equivalente ao que foi a Gripe Espanhola, no final da Primeira Guerra Mundial. Um alerta contemporâneo.

No dia 11 de novembro de 1918, era assinado o tratado de paz que encerrava a Grande Guerra. Com mais de 16 milhões de vítimas e histórias de arrepiar qualquer um de tanta violência e crueldade, essa guerra seria responsável por um número de mortes que acabou sendo pequeno perto de outra tragédia simultânea: a chamada Gripe Espanhola, que muitos acreditam ter interrompido de 30 a 50 milhões de vidas, em todos os continentes. Curiosamente, como o coronavírus, a trágica epidemia não era uma gripe, mas o resultado do surgimento e multiplicação de um vírus até então desconhecido.

Segundo historiadores da época, apesar do nome da epidemia, o vírus tinha sido trazido da costa leste americana para a Europa, pelos combatentes dos Estados Unidos, que haviam entrado na guerra em abril de 1918. Da Europa, os navios americanos e os de seus aliados o levaram para o resto do mundo, chegando ao Rio de Janeiro no mês de setembro daquele ano, num navio britânico que deixou aqui a gripe que não era gripe espalhada entre as meninas da Praça Mauá. E elas a transmitiram ao resto da cidade, onde a epidemia atingiu 600 mil habitantes, mais da metade da população. Como no caso do coronavírus, os que praticavam viagens transcontinentais eram os responsáveis por espalhar o vírus fatal pelo mundo afora.

O coronavírus, como a Gripe Espanhola, é uma espécie de resistência da natureza às nossas barbaridades. Uma resistência que ajudamos a se tornar de caráter global, graças ao progresso e ao poder, como se fôssemos estimulados por forças que não compreendemos, nem somos capazes de enfrentar. É claro que o coronavírus nos faz mal; por isso devemos combatê-lo. Mas, sempre lembrando que ele vem de um mundo ao qual também pertencemos e ao qual devemos atenção e respeito, até conhecê-lo melhor.

Cacá Diegues. In: O Globo. 16/03/2020. [Adaptado] (Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/um-alertacontemporaneo- 24305182)

O texto é um artigo de opinião. Dentre outros recursos, para convencer o leitor da pertinência de seu ponto de vista, o autor:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Osírio Arieta é Contador e atua no setor de pagamentos do município XC. Nos termos do Estatuto do Servidor Público do município de São Gonçalo, o servidor em efetivo exercício na Divisão de Tesouraria, da Secretaria Municipal de Fazenda, fará jus ao adicional de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365333 Ano: 2020
Disciplina: Administração Pública
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

São demandas da sociedade e na administração pública brasileira os temas relacionados a governabilidade e governança. A governança é expressa como um sistema de valores que regem a administração pública na sua relação interna e externa com o cidadão e demais partes interessadas. Nesse sentido, o princípio básico da governança corporativa, que é evidenciado na medida em que a organização passa a incentivar o desejo de informar, disponibilizando informações pertinentes para o cidadão e a todos que dizem respeito à atuação do órgão, é o princípio da:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365332 Ano: 2020
Disciplina: Administração Geral
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

Medir a qualidade do atendimento dos serviços prestados pela Prefeitura é relevante para melhoria destes, realização pessoal do servidor e satisfação do cidadão. Assim, a ferramenta da qualidade que proporciona uma visão global das interações que ocorrem durante a prestação do serviço, facilitando o direcionamento das ações para aquilo que é representativo dos interesses do cidadão, é a ferramenta denominada:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365331 Ano: 2020
Disciplina: Administração Pública
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

O princípio da nova gestão pública que, de acordo com David Osborne & Ted Gaebler, afirma que é melhor empoderar os atores que os servir, transferindo a propriedade das iniciativas públicas para o povo, é o denominado governo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365330 Ano: 2020
Disciplina: Administração Geral
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

O modelo de administração pública que defende a coisa pública, enfatizando aspectos formais, controlando processos e decisões, estabelecendo hierarquias e tendo como base a profissionalização e os aspectos formais é o modelo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365329 Ano: 2020
Disciplina: Administração Geral
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

A comunicação organizacional que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível e que permite o funcionamento interdepartamental e a tomada de decisão, envolvendo diferentes unidades de trabalho, é aquela chamada de comunicação:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2365328 Ano: 2020
Disciplina: Administração Geral
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ

A departamentalização que é utilizada nas indústrias, especialmente em seus níveis mais baixos da estrutura produtiva, e que se caracteriza pela quebra do produto em partes sequenciais de que vão se ocupar as pessoas encarregadas de sua manipulação e montagem, sendo a tecnologia referência para o agrupamento de unidades e posições de produção, é a departamentalização do tipo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas