Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

1726711 Ano: 2008
Disciplina: Educação Artística
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“...procurei sempre levar os alunos a notar sons que nunca haviam percebido, ouvir avidamente os sons de seu ambiente e ainda os que eles próprios injetavam nesse ambiente.”

(Murray Schafer)

Com esta proposta, o autor considera como perspectiva inicial importante no processo de desenvolvimento da consciência musical:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726710 Ano: 2008
Disciplina: Educação Artística
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce,...

Os versos do Hino Nacional Brasileiro que completam a estrofe acima estão na alternativa:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726709 Ano: 2008
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

Quanto à movimentação e localização em cena, o Teatro improvisacional de Viola Spolin prevê oficinas específicas para esse problema de atuação. Essas oficinas são denominadas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726708 Ano: 2008
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

Na estrutura dos jogos propostos nas oficinas do Teatro improvisacional, destacam-se, como elemento focal:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726707 Ano: 2008
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
As oficinas de trabalho propostas pelo Teatro Improvisacional de Viola Spolin utilizam-se da técnica de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726706 Ano: 2008
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

O teatro improvisacional, proposto por Viola Spolin, usa uma estrutura de orientação denominada:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726705 Ano: 2008
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte – 3º e 4º Ciclos, um dos conteúdos do ensino de Teatro é a “observação e análise da necessidade de reformulação constante dos produtos das cenas”, em função:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726704 Ano: 2008
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

Uma das possibilidades de trabalho com o teatro é a partir de jogos teatrais, cuja estrutura permite que o aluno se familiarize com:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726703 Ano: 2008
Disciplina: Educação Artística
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Trabalhar com a multiculturalidade no ensino da Arte supõe ampliar o conceito de Arte[...] dessa forma, é possível combater os conceitos de Arte oriundos da visão das artes visuais como “belas artes”, “arte erudita” ou “arte maior, em contraposição à idéia de “artes menores” ou “artes populares”.

(Ivone Richter)

Sob essa perspectiva, o professor de Arte, para atuar de maneira coerente com os princípios da multiculturalidade, precisa conhecer e buscar compreender os códigos estéticos do universo cultural da comunidade em que a escola está inserida, utilizando-os como:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726702 Ano: 2008
Disciplina: Educação Artística
Banca: CEPUERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

A prática da sala de aula é resultado de diferentes papéis desempenhados pelo professor antes, durante e depois de cada aula. Antes da aula, o professor comprometido com a aprendizagem de seus alunos deve ser um:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas