Foram encontradas 120 questões.
“... é uma ferramenta que permite clareza e lucidez
na organização de conhecimentos, métodos,
recursos, adaptações, entre outros. Portanto, envolve
questões ambientais, políticas, econômicas, sociais,
culturais e educacionais, por este motivo, não pode
ser utilizado pela escola como um modelo de
reprodução do conhecimento, nem mesmo, como um
discurso de alienação sobre as questões escolares. ”
O trecho aborda a concepção de:
O trecho aborda a concepção de:
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“A questão do epistemológico no Ensino Religioso,
portanto, passa não apenas pelo suporte científico na
evidência de Ensino, como pela forma de sua
operacionalização. Assim, urge a didática no e do
Ensino Religioso suprir a carência epistemológica
desse ensino via imaginário, para que sua prática
não se esvazie em “pedagogias” que buscam
explicitar a construção lógica do conhecimento, a
ampliação do universo, a busca na pesquisa etc,
todas voltadas mais para o desenvolvimento do
intelecto, do racional dos educandos”. (VISSER,
1994, p. 28).
Sobre a epistemologia do ensino religioso, analise as afirmativas a seguir e assinale, V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS:
( )A didática do Ensino Religioso está ligada Às relações sociais, históricas e culturais presentes no contexto educacional, como também na realidade em que o aluno vive, promovendo, assim, um desenvolvimento da aprendizagem.
( )Ao lidar com o aspecto da didática no Ensino Religioso, percebe-se que essa disciplina tem suas particularidades, possui uma identidade própria, ainda que, como se sabe, não seja necessário dialogar com outras áreas do conhecimento.
( )Para se trabalhar no contexto da sala de aula, o professor deve estar aberto ao diálogo, criando possibilidades de abertura para o outro e para a transcendência, discutindo de forma geral a complexidade das religiões e das crenças dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
( )No que se refere ao Ensino Religioso na Escola, sua importância é indiscutível; no entanto, é quando ser ministrado, em sua prática cotidiana, que os desafios são apresentados.
A sequência CORRETA é:
Sobre a epistemologia do ensino religioso, analise as afirmativas a seguir e assinale, V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS:
( )A didática do Ensino Religioso está ligada Às relações sociais, históricas e culturais presentes no contexto educacional, como também na realidade em que o aluno vive, promovendo, assim, um desenvolvimento da aprendizagem.
( )Ao lidar com o aspecto da didática no Ensino Religioso, percebe-se que essa disciplina tem suas particularidades, possui uma identidade própria, ainda que, como se sabe, não seja necessário dialogar com outras áreas do conhecimento.
( )Para se trabalhar no contexto da sala de aula, o professor deve estar aberto ao diálogo, criando possibilidades de abertura para o outro e para a transcendência, discutindo de forma geral a complexidade das religiões e das crenças dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
( )No que se refere ao Ensino Religioso na Escola, sua importância é indiscutível; no entanto, é quando ser ministrado, em sua prática cotidiana, que os desafios são apresentados.
A sequência CORRETA é:
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“A religião de origem africana é cultuada no Brasil
desde o século XVI, trazida da África pelos negros,
escravos, arrancados de sua terra para este país, que
hoje, depois de tantas perseguições, lutas e desafetos
podem cultuar seus Deuses de forma livre”.
Sobre as características das religiões de matriz africana, analise os itens a seguir:
I. As populações negras trazidas ao Brasil pertenciam a diferentes civilizações e provinham das mais variadas regiões africanas.
II. Durante o longo período de escravidão, mais de trezentos anos, ocorreram mudanças na economia brasileira, estrutura social rural ou urbana, nos processos de miscigenação. Com o advento da República, as religiões africanas sofrem o impacto da modificação na estrutura demográfica, bem como novas estratificações sociais.
III. Com o tráfico negreiro, sentiu-se obrigadas a decifrar um novo tipo de sociedade, baseada na família patriarcal, latifundiária e em regime de castas étnicas (sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, baseados em classificações como raça, cultura, ocupação profissional.
IV. Para compreender a religiosidade afro-brasileira há que se considerar a escravidão, o trabalho artesanal dos libertos, quadros sociais como estrutura familiar, organização política, corporativa, religiosa e os aspectos geográficos, demográficos, políticos, econômicos e sociais em seus diferentes níveis.
Estão CORRETOS:
Sobre as características das religiões de matriz africana, analise os itens a seguir:
I. As populações negras trazidas ao Brasil pertenciam a diferentes civilizações e provinham das mais variadas regiões africanas.
II. Durante o longo período de escravidão, mais de trezentos anos, ocorreram mudanças na economia brasileira, estrutura social rural ou urbana, nos processos de miscigenação. Com o advento da República, as religiões africanas sofrem o impacto da modificação na estrutura demográfica, bem como novas estratificações sociais.
III. Com o tráfico negreiro, sentiu-se obrigadas a decifrar um novo tipo de sociedade, baseada na família patriarcal, latifundiária e em regime de castas étnicas (sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, baseados em classificações como raça, cultura, ocupação profissional.
IV. Para compreender a religiosidade afro-brasileira há que se considerar a escravidão, o trabalho artesanal dos libertos, quadros sociais como estrutura familiar, organização política, corporativa, religiosa e os aspectos geográficos, demográficos, políticos, econômicos e sociais em seus diferentes níveis.
Estão CORRETOS:
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De acordo com a Art. 5º da Resolução CNE/CEB 1, de
3 de abril de 2002, “As propostas pedagógicas das
escolas do campo, respeitadas as diferenças e o direito
à igualdade e cumprindo imediata e plenamente o
estabelecido nos artigos 23, 26 e 28 da Lei 9.394, de
1996, contemplarão a diversidade do campo em todos
os seus aspectos”, EXCETO:
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Está preconizado no Art. 9º da Lei nº 9.795/99,
“Entende-se por educação ambiental na educação
escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das
instituições de ensino públicas e privadas, englobando:
I. Educação básica. II. Educação superior. III. Educação especial. IV. Educação profissional. V. Educação de jovens e adultos.
Estão CORRETOS:
I. Educação básica. II. Educação superior. III. Educação especial. IV. Educação profissional. V. Educação de jovens e adultos.
Estão CORRETOS:
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Com base no Art. 26-A. da Lei nº 11.645/2008, “Nos
estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino
médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o
estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”
da seguinte forma:
I. O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
II. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
III. Os conteúdos referentes à história e cultura dos povos quilombolas serão ministrados especificamente nas comunidades quilombolas.
I. O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
II. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
III. Os conteúdos referentes à história e cultura dos povos quilombolas serão ministrados especificamente nas comunidades quilombolas.
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De acordo com o art. Art. 7º-A da LDB, Lei nº
9.394/96, “Ao aluno regularmente matriculado em
instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de
consciência e de crença, o direito de, mediante prévio
e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de
aula marcada para dia em que, segundo os preceitos
de sua religião, seja vedado o exercício de tais
atividades, devendo-se lhe atribuir, a critério da
instituição e sem custos para o aluno, uma das
seguintes prestações alternativas, nos termos do inciso
VIII do caput do art. 5º da Constituição Federal”:
I. Prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa.
II. Trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino.
III. Trabalho alternativo que deverá observar o plano de aula do dia seguinte da ausência do aluno.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa.
II. Trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino.
III. Trabalho alternativo que deverá observar o plano de aula do dia seguinte da ausência do aluno.
Está(ão) CORRETO(S):
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De acordo com o art. 4º da LDB, Lei nº 9.394/96, “O dever
do Estado com educação escolar pública será efetivado
mediante a garantia de”, entre outras, EXCETO:
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Sobre origem e história da rede de dormir/descanso,
considerada capital econômico e industrial do
município de São Bento, analise os itens a seguir:
I. Cristóvão Colombo, em 3 de novembro de 1492, fez uma menção das redes de dormir como um mobiliário dos indígenas. A verdadeira idade e origem da rede são apenas presumidas, pois os materiais têxteis orgânicos se deterioram rapidamente nos trópicos.
II. A rede parece ser originária da área amazônica do Orinoco. Em relação a sua idade, considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmicas dos incas e maias com redes, porém, para uso voltado ao transporte da nobreza.
III. A princípio, elas não nasceram com a ideia direcionada para o lazer ou descanso. Elas serviam como forma de segurança, já que a maneira suspensa em que ela é colocada, afastava as criaturas e insetos perigosos nos climas mais quentes.
IV. As redes de dormir foram usadas por aproximadamente três séculos. Desde a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil e a Guerra do Vietnã. Já no final do século 19, elas foram usadas nas prisões britânicas e dessa forma economizavam espaço e reduziam custos.
V. Já nos Estados Unidos, elas eram usadas como soluções práticas e baratas para os agricultores e como item de lazer para as famílias ricas.
Estão CORRETOS:
I. Cristóvão Colombo, em 3 de novembro de 1492, fez uma menção das redes de dormir como um mobiliário dos indígenas. A verdadeira idade e origem da rede são apenas presumidas, pois os materiais têxteis orgânicos se deterioram rapidamente nos trópicos.
II. A rede parece ser originária da área amazônica do Orinoco. Em relação a sua idade, considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmicas dos incas e maias com redes, porém, para uso voltado ao transporte da nobreza.
III. A princípio, elas não nasceram com a ideia direcionada para o lazer ou descanso. Elas serviam como forma de segurança, já que a maneira suspensa em que ela é colocada, afastava as criaturas e insetos perigosos nos climas mais quentes.
IV. As redes de dormir foram usadas por aproximadamente três séculos. Desde a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil e a Guerra do Vietnã. Já no final do século 19, elas foram usadas nas prisões britânicas e dessa forma economizavam espaço e reduziam custos.
V. Já nos Estados Unidos, elas eram usadas como soluções práticas e baratas para os agricultores e como item de lazer para as famílias ricas.
Estão CORRETOS:
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Sobre As Primeiras Vilas da Paraíba na Época
Colonial, lei o texto, complete as lacunas e assinale a
alternativa CORRETA:
“No final do século XVII, Teodósio de Oliveira Ledo realizou uma entrada através do rio Piranhas. Nesta venceu o confronto com os índios Pegas e fundou ali uma aldeia que inicialmente recebeu o nome do rio (Piranhas). Devido ao seu acesso da entrada, não demorou muito até que passaram a chamar o local de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em homenagem a uma santa. Em 1721 foi construída no local a Igreja do Rosário, em homenagem à padroeira da cidade considerada uma relíquia história nos dias atuais. Sob força de uma Carta Régia datada de 22 de junho de 1766, o município passou a se chamar , em homenagem ao famoso Marquês de . Foi elevada à vila em 3/4 de maio de 1772, data hoje considerada como sendo também a da criação do município”.
“No final do século XVII, Teodósio de Oliveira Ledo realizou uma entrada através do rio Piranhas. Nesta venceu o confronto com os índios Pegas e fundou ali uma aldeia que inicialmente recebeu o nome do rio (Piranhas). Devido ao seu acesso da entrada, não demorou muito até que passaram a chamar o local de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em homenagem a uma santa. Em 1721 foi construída no local a Igreja do Rosário, em homenagem à padroeira da cidade considerada uma relíquia história nos dias atuais. Sob força de uma Carta Régia datada de 22 de junho de 1766, o município passou a se chamar , em homenagem ao famoso Marquês de . Foi elevada à vila em 3/4 de maio de 1772, data hoje considerada como sendo também a da criação do município”.
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