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Foram encontradas 60 questões.

Faça a correspondência:
I- Eficiência
II- Razoabilidade e Proporcionalidade
III- Motivação
( ) Por princípio, a parte dispositiva deverá vir precedida por uma explicação ou fundamentos de fato e de direito . Nos processos e nos atos administrativos, é entendida como a indicação dos pressupostos de "fato e de direito".
( ) Exige que a Administração atue com presteza, perfeição e sempre tenha por objetivo o atingimento de resultados práticos (busca pelo interesse público). Também chamado de princípio da boa-administração.
( ) É o princípio da proibição de excesso, que tem por objetivo aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública.
A sequência CORRETA é:
 

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1315892 Ano: 2014
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
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Consoante aos PCNs do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, as situações pedagógicas devem priorizar o envolvimento os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho, com o objetivo de estimular a sua formação integral. Nesse sentido, é imprescindível que o professor:
 

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1307080 Ano: 2014
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
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Cantiga d’amigo
Martin Codax
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
e ai Deus, se verrá cedo?
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
e ai Deus, se verrá cedo?
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
e ai Deus, se verrá cedo?
Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
por que hei gram coidado? e ai Deus, se verrá cedo?
Cantar guaiado
Cecília Meireles
Também cantarei guaiado
- ai, verde terra! ai, verde mar!
- por haver buscado tanto
e ter tão pouco que amar!
Morrerei sem ter contado
- ai, verde terra! ai, verde mar! -
quantas bagas do meu pranto
ficam no mundo a rolar.
Mas em meu lábio cerrado
- ai, verde terra! ai, verde mar!- fica o vestígio do canto,
ai, do grande canto guaiado
para quem o interpretar...
Sobre a literatura inerente à produção e ao legado de autores como Paio Soares de Taveirós e seus contemporâneos podemos tecer as seguintes considerações, EXCETO:
 

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1306377 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
Marque (C) para as sentenças corretas e (E) para as erradas.
( ) Com o advento do século XXI, inaugura-se um novo paradigma dos estudos das línguas naturais, manifestado especialmente no deslocamento da abordagem historicista para a descritivista.
( ) A ―Linguística Moderna‖ inicia-se, portanto, sob a égide de uma abordagem estrutural (Estruturalismo) proposta por Ferdinand de Saussure em seu Curso de Linguística Geral (1916).
( ) A partir do binário langue/parole, o Estruturalismo saussuriano pondera que a língua é apenas um conglomerado de elementos heterogêneos e dissonantes entre si, que sublinha a natureza arbitrária dos signos.
( ) A Linguística Distribucional, desenvolvida pelo canadense Leonard Bloomfield, concebe a língua como condicionamento social formada a partir de respostas e estímulos.
( ) A abordagem Gerativista tem suas premissas nas ideias de Noam Chomsky e sua obra Syntactic Structures (1957). Através de suas pesquisas em torno de uma gramática transformacional, Chomsky defende a ideia de que a linguagem está introduzida na natureza humana e não em seu contexto social.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento de parênteses, da parte superior para a inferior.
 

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1301528 Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
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Texto 1 - Sofrendo a Gramática (a matéria que ninguém aprende) (fragmento)
Passei grande parte da vida estudando, discutindo e escrevendo a respeito de gramática, e me preocupo bastante com a atitude que as pessoas têm para com essa disciplina. Muitas vezes, percebi um certo espanto diante da informação de que o estudo da gramática é a minha ocupação principal; já escutei resmungos no sentido de que eu "soube unir o inútil ao desagradável". Qual será o motivo desse alto índice de rejeição?
Outras disciplinas há que são tão ou mais difíceis, como por exemplo, a matemática e a química e, para alguns, a história. Mas nenhuma suscita reações tão violentas como a gramática; parece fácil aceitar que alguém seja matemático, geógrafo, especialista em cogumelos ou grande autoridade na fisiologia dos morcegos; mas um gramático é uma pessoa que todos consideram excêntrica ou coisa pior. Existe com certeza algum fator de repugnância associado a essa disciplina, e vale a pena especular um pouco a respeito.
Vamos começar isolando alguns sintomas. Primeiro, alguns professores, alunos e pais de alunos advogam a supressão pura e simples do ensino gramatical. Outros reagem e, nessa discussão, os argumentos se radicalizam: uns sustentam que a gramática "não serve para nada"; outros, que "sem gramática não é possível aprender português". Não deve ser nem uma coisa nem outra. Mas é um sintoma de que há algo de errado no reino da gramática. Não existem controvérsias como essa no que diz respeito à física, à biologia ou ao inglês.
Outro sintoma é o seguinte: ao chegar aí pelo segundo ano do segundo grau, os jovens já estão fazendo planos para sua vida futura. No caso de querer cursar a universidade, alguns pretendem ir para direito, outros gostariam de se dedicar à geologia ou à astrofísica. Quantos sonham em se tornar gramáticos? Alguns, possivelmente, mas nunca encontrei um sequer. Por ser difícil demais? Não pode ser; a gramática não tem por que ser mais difícil do que outros estudos científicos. Afinal, o que há de esquisito com essa tão odiada matéria?
O terceiro sintoma é de preocupar. Imaginemos um aluno de terceiro ano primário e um de terceiro colegial. O primeiro sabe um pouco de matemática — digamos, as quatro operações. Não vou afirmar que todo aluno de terceiro ano primário saiba as quatro operações; mas muitos sabem, e não é absurdo um professor entrar na sala esperando que todos saibam. Já o aluno de terceiro colegial tem de saber mais do que as quatro operações. Afinal, ele tem oito anos a mais de escolaridade; e, correspondentemente, o professor de matemática espera mais dele do que de um aluno de primário. Mas com a gramática a situação é outra. O aluno de terceiro ano primário já está estudando as classes de palavras e a análise sintática — e não sabe. Ao chegar ao terceiro colegial, continua estudando a análise sintática e as classes de palavras — e continua não sabendo. Um professor de português, mesmo que de colegial, não pode entrar na sala esperando que os alunos dominem a análise sintática, ou que possam distinguir uma preposição de um advérbio, sob pena de graves decepções. E eles estudam esse assunto há oito anos, às vezes mais! Decididamente, alguma coisa está muito errada.
(PERINI, Mário A. Sofrendo a Gramática (a matéria que ninguém aprende). In: Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997, pp.47-49.)
O fragmento do texto do linguista Mário Perini retrata, de maneira contundente, algumas das questões prementes que o professor de língua Portuguesa enfrenta em relação ao Ensino da própria língua materna no quotidiano escolar. Nesse sentido, podemos AFIRMAR:
I- A discrepância entre o ensino ideal e real da gramática em sala de aula se deve ao uso indiscriminado do Livro Didático imposto pela unidade escolar
II- Diante do exposto, uma alternativa interessante seria o contraponto de privilegiar, na prática de ensino da língua materna, os vários mecanismos e operações de construção de textos em detrimento à abordagem tradicional restritiva do ensino de conteúdos gramaticais.
III- De acordo com os PCNs, o conhecimento resultante da reflexão assistemática, circunstancial e fortemente marcada pela intuição de todo falante da língua deveria ser a abordagem prioritária no Ensino de Língua materna.
IV- Uma solução plausível para o impasse seria abolir definitivamente qualquer sistematização de regras no Ensino Fundamental, relegando o ensino da gramática normativa somente ao Ensino Médio.
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(s):
 

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1296995 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
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OS POEMAS
Mário Quintana
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti.
A depreensão do sentido do poema neste texto ocorre da correta decodificação da figura de linguagem que permeia o discurso poético do enunciado, que pode ser melhor explicitada como:
 

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De acordo com a LDB. Art. 67, os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I- Ingresso por concurso público de provas e títulos e indicações de profissionais aptos a avaliar.
II- Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim.
III- Piso salarial profissional.
IV- Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho.
V- Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho.
VI- Condições adequadas de trabalho quando for possível.
As alternativas que indicam a forma de valorização dos profissionais da Educação segundo a LDB são:
 

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715824 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
Assinale a alternativa em que a concordância está feita de forma CORRETA:
 

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715806 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CONSULPAM
Orgão: Pref. Pentecoste-CE
Texto 1
Alerta em ingresso de 'Praia do Futuro' diz respeito à meia-entrada e não a sexo gay, diz cinema
Espectador diz ter sido avisado sobre cenas íntimas no filme com Wagner Moura em sala em João Pessoa
RIO — Ao lançar "Praia do futuro" no Festival de Berlim, em fevereiro, Wagner Moura tentou se esquivar das perguntas sobre as cenas de sexo entre seu personagem e o do ator alemão Clemens Schick. "Temos que ter responsabilidade de não fazer isso virar um assunto. É preciso ver essa relação entre eles com naturalidade", disse ele, à época. Não adiantou. As cenas estão se tornando o principal assunto do filme, que tem classificação etária de 14 anos.
Em Niterói, no Cinemark do Plaza Shopping, cerca de 40 pessoas saíram no meio de uma sessão (domingo, às 21h) do novo filme de Karim Aïnouz, conforme adiantou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. Em Aracaju, uma cena parecida: após clientes pedirem o reembolso do ingresso sentindo-se insatisfeitos com o que viram, uma unidade também da rede Cinemark passou a fazer o alerta nas bilheterias. Há relatos parecidos em São Luís, em que clientes saíram de uma sessão reclamando não terem ido ao cinema "para ver aquilo".
Procurado pelo GLOBO, Aïnouz comentou a polêmica.
— Acho que é uma rejeição bem pequena. Se contarmos que no primeiro fim de semana em cartaz fizemos mais de 40 mil espectadores, a rejeição é quase insignificante. No entanto, se há alguma rejeição, ela somente marca a temperatura da homofobia no público que frequenta o nosso cinema. Ficamos tristes com esse tipo de reação porque a intolerância e o preconceito são manifestações muito tristes da alma humana - e elas em geral são frutos da ignorância, assim como o fascismo e o racismo, mas é muito positivo que o nosso filme venha pra fazer avançar este debate, e quem sabe, promover mais tolerância e respeito às diferenças.
Já em João Pessoa, o professor de turismo e administrador de empresas Iarlley Araujo, de 34 anos, que foi assistir ao filme numa sala da rede Cinépolis, foi alertado pelo atendente sobre as "cenas de sexo homossexual". "Senhor, tem certeza de que deseja ver esse filme?", teria perguntado o funcionário, de acordo com o post publicado por Iarlley Araújo no Instagram, em que compartilha uma imagem com o carimbo de "avisado" no ingresso do filme. Mas, segundo a empresa, tudo não passa de um mal entendido.
(adaptado de http://oglobo.globo.com/cultura/alerta-em-
ingresso-de-praia-do-futuro-diz-respeito-meia-entrada-nao-sexo-gay-diz-cinema-12553105)
O pronome "se" na frase "Em Aracaju, uma cena parecida: após clientes pedirem o reembolso do ingresso sentindo-se insatisfeitos com o que viram (...)" tem o mesmo valor semântico-sintático na seguinte frase:
 

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Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB) Seção V - Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada a que publico?
 

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