Magna Concursos

Foram encontradas 35 questões.

O usuário J.A.O, 13 anos, contato de um paciente de tuberculose, foi levado pela mãe à Unidade de Saúde da Família do seu bairro para realizar o teste tuberculínico. A técnica de enfermagem preparou, equivocadamente, uma dose da vacina contra febre amarela. Ao perceber a troca das substâncias, antes da aplicação, a técnica de enfermagem desprezou a dose preparada. Em seguida, preparou e administrou a toxina tuberculínica. De acordo com a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundia l de Saúde, esta situação se caracteriza como um:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129381 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
Uma paciente idosa, 75 anos, é renal crônica, em hemodiálise há três anos devido a quadro de rins policísticos por herança familiar autossômica dominante. Nos últimos dois meses , a paciente vem se queixando de fraqueza para as atividades do dia-a-dia e de indisposição. O nefrologista assistente recebeu os seguintes exames de rotina: Hb = 7,5 g/dL, leucócitos 4500 mm3 , plaquetas 175.000 mm3 , creatinina = 10,4 mg/dL, ureia = 156 mg/dl (pré-HD), KTVsp = 1,6, Na+ = 143 meq/L, K = 5,7 meq/L, cálcio = 10,0 mg/dL, fósforo = 6,1 mg/dL, saturação de transferrina = 18%, ferritina = 110 g/dl, albumina = 4,1 mg/dl, PTH = 600, 25- OH vitamina D = 33.
A paciente vem em uso de: Enalapril 20 mg - 12/12 horas, Sevelamer 800 mg - três vezes ao dia, Alfaepoetina 8000 ui/sessão. Ao exame físico, apresenta pessão intradialítica = 145x90 mmHg, ausência de edemas e peso seco de 42 kg. Altura = 1,40 m. Realiza hemodiálise três vezes por semana, 3 horas por sessão, por fístula arteriovenosa, com fluxos de sangue 400 ml/min e fluxo de dialisato 500 ml/min.
A dose de diálise calculada (através do KTVsp), de acordo com o quadro clínico,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129376 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
O sistema renina-angiotensina-aldosterona, através da ação da aldosterona sobre a célula principal do ducto coletor, participa da secreção renal do potássio. Sua avaliação, por meio de dosagem da atividade da renina plasmática e da aldosterona sérica, tem sido utilizada no diagnóstico diferencial das hipocalemias. Nesse contexto, tanto a dosagem de aldosterona sérica quanto a atividade da renina plasmática estão elevadas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A notificação compulsória de doenças, agravos ou eventos de saúde pública tem sido, historicamente, a principal fonte de dados da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, são definidas as medidas de prevenção e controle cabíveis. Um dos aspectos que deve ser considerado na notificação compulsória é que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129373 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelece que as atribuições dos profissionais das equipes que atuam nesse nível de atenção deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal (BRASIL, 2017). Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.

I Potencializar a utilização de recursos físicos, tecnológicos e equipamentos existentes na UBS, apoiando os processos de cuidado a partir da orientação à equipe sobre a correta utilização desses recursos é uma das atribuições específicas do médico.

II Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades é uma das atribuições comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica.

III Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito é uma das atribuições específicas do enfermeiro.

IV Realizar ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe e utilizando abordagens adequadas às necessidades desse público é uma das atribuições comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica.

Em relação às atribuições dos profissionais que atuam na atenção básica, estabelecidas na PNAB, estão corretas apenas as afirmativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, região de saúde é um “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de c omunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. Para ser instituída, além dos serviços e ações de atenção primária, atenção ambulatorial especializada e hospitalar, e urgência e emergência, a região de saúde deve conter, minimamente, ações e serviços de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129358 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
Paciente masculino, 41 anos de idade, em investigação de hematúria macroscópica intermitente, apresentou, entre as crises, os seguintes exames: FAN negativo, creatinina = 0,8 mg/dL, proteinúria de 24 horas = 1,2 g e sumário de urina com proteinúria 2+ e 30 hemácias por campo. Foi, então, submetido à biópsia renal, cujo resultado revelou achados compatíveis com proliferação de células mesangiais, sem crescentes. A imunofluorescência revelou em 100% dos glomérulos padrão granular em mesângio: IgG+, IgM+, IgA+++, C3++, C1q negativo, kappa e lambda+, fibrinogênio negativo.
Os achados sugeridos na biópsia renal podem ser interpretados na seguinte perspectiva:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129349 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
Paciente, 67 anos de idade, apresenta quadro de confusão mental e sonolência. O idoso havia iniciado uso de fluoxetina há 1 mês, devido a um diagnóstico de ansiedade. A rotina de exames revelou quadro de hiponatremia (Na+ = 114 meq/L). A volemia do paciente era normal. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é o de síndrome de secreção inapropriada do ADH e um dos critérios para esse diagnóstico é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129324 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
Uma paciente de 27 anos de idade, em tratamento antirretroviral para o HIV, foi encontrada desacordada em casa e com presença de comprimidos macerados em vômitos próximos ao seu corpo. Na abordagem de urgência no pronto-socorro, foram colhidos exames prontamente, e os primeiros resultados identificados foram: ph= 7,08, bicarbonato = 10 mmHg, pCO2 = 17 mmHg, BE = -5,0. Na+ = 145 meq/L, K+ = 6,7 meq/L, Cloro = 103 meq/L, lactato sérico = 2,0 mg/dl (VR 3,5-6,0 mg/dl). A mãe da paciente, que reside com ela, é obesa mórbida, diabética e portadora de dor crônica, usuária regular de Paracetamol e Metformina.
Trata-se de um caso clínico de intoxicação exógena em que a acidose metabólica é ocasionada, mais provavelmente, por
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1129313 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFRN
Orgão: Pref. Parnamirim-RN
Provas:
Paciente, 82 anos de idade, é encaminhada pelo cardiologista para início de anticoagulação plena devido à associação de doença renal crônica e trombose venosa profunda. A paciente apresenta clearance de creatinina estimado pelo CKD-EPI de 25 ml/min/1,73 m2 . Familiares referem dificuldade de acesso ao serviço de saúde e solicitam a prescrição de um novo anticoagulante oral. Nesse caso, o médico deve considerar corretamente que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas