Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3170143 Ano: 2024
Disciplina: Direito Penal
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Conforme a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, existem diversas formas de violência contra a mulher. Segundo a referida Lei, a diminuição da autoestima e a vigilância constante são compreendidas como violência:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170142 Ano: 2024
Disciplina: Direito Penal
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Segundo a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, Art. 24, para a proteção patrimonial dos bens da sociedade conjugal ou daqueles de propriedade particular da mulher, o juiz poderá determinar, liminarmente, as seguintes medidas, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170139 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante para a prevenção e o controle das infecções em serviços de saúde. O grande desafio é adequar essa ação à real necessidade de cada instituição, de acordo com o grau de complexidade das ações assistenciais ali desenvolvidas, com a higienização sendo realizada no momento certo, com utilização de técnicas seguras, aplicando-se os produtos mais adequados para cada situação. De acordo com o documento do Ministério da Saúde “Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos” (2006), analise as assertivas abaixo a respeito desse assunto e assinale a alternativa correta.

I. A microbiota residente é composta por elementos que estão frequentemente aderidos aos estratos mais profundos da camada córnea, formando colônias de microrganismos que se multiplicam e se mantêm em equilíbrio com as defesas do hospedeiro. Esses microrganismos são de difícil eliminação, e suas colônias têm mecanismos de defesa contra a remoção mecânica ou por agentes químicos.

II. A escolha entre os diferentes métodos para a higienização das mãos depende do processo de trabalho adotado e do tipo de procedimento realizado, sendo que a higienização das mãos com álcool ou com água e sabão deve ser escolhida sempre que houver umidade ou sujidade visível nas mãos.

III. Durante o atendimento a um mesmo paciente, é possível que seja necessário trocar as luvas e/ou higienizar as mãos mais de uma vez. Essa necessidade deriva do processo de trabalho, que prevê o acesso a vários equipamentos e instrumentais, nem sempre à mão; do rompimento ou perfuração das luvas; da interrupção do atendimento (atender telefone, preparar material, aguardar tempo de reação de materiais de preenchimento etc.); entre outros.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170138 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Paciente de 24 anos de idade em consulta de urgência odontológica relata muita dor local, linfadenopatia do lado esquerdo e febre. Na anamnese, constatou-se que o paciente é diabético (diabetes tipo I) e fumante. Ao exame clínico, apresenta necrose/ulceração das papilas interdentais, sangramento gengival, halitose, dor e perda óssea entre os dentes 36 e 37. Qual é o provável diagnóstico para o caso descrito?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170137 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas. Os preceitos desse Código são de observância obrigatória e sua violação sujeitará o infrator e quem, de qualquer modo, com ele concorrer para a infração, ainda que de forma indireta ou omissa, às penas previstas no Art. 18 da Lei nº 4.324/1964. Avalia-se a gravidade pela extensão do dano e por suas consequências. Considera-se de manifesta gravidade, principalmente:

I. Praticar ou ensejar atividade que não resguarde o decoro profissional.

II. Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação.

III. Ocupar cargo cujo profissional dele tenha sido afastado por motivo de movimento classista.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170136 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Essa Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Os princípios e diretrizes, a caracterização e a relação de serviços ofertados na Atenção Básica serão orientadores para a sua organização nos municípios. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as Diretrizes às suas respectivas descrições.

Coluna 1

1. Coordenar o cuidado.

2. Cuidado centrado na pessoa.

3. Longitudinalidade do cuidado.

4. Ordenar as redes.

Coluna 2

( ) Pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida, principalmente.

( ) Reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.

( ) Elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das Rede de Atenção à Saúde (RAS), atuando como centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários em qualquer destes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral.

( ) Aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e sobre seu cuidado de saúde de forma mais efetiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170135 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Caracteriza-se por acúmulo acentuado de queratina nas papilas filiformes do dorso lingual, resultando em uma aparência semelhante a pelos. Aparentemente, essa condição ocorre por um aumento na produção de queratina ou por um decréscimo na descamação da queratina normal. Embora sua causa seja incerta, muitos pacientes afetados são fumantes. Outros fatores possivelmente associados são: debilitação geral, higiene oral deficiente, drogas que induzam a hipossalivação e histórico de radioterapia na região de cabeça e pescoço. É mais comum na linha média anterior às papilas circunvaladas, espalhando-se para as bordas lateral e anterior. Assinale a alternativa que corresponde à condição descrita.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170134 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Os estudos seccionais de abrangência nacional no Brasil se constituem em grandes desafios, dadas as características peculiares do país, como sua vasta extensão territorial e a grande heterogeneidade entre as regiões. O SB Brasil 2010 foi o último levantamento nacional realizado e publicado no Brasil, que avaliou diversas questões. O CPO-D/CEO-D expressa a soma dos dentes cariados, perdidos e obturados. Mediante o registro das necessidades de tratamento, pôde-se identificar a presença de lesões não cavitadas (mancha branca presente), bem como os diferentes níveis da doença ativa (cárie de esmalte, cárie de dentina e cárie próxima à polpa), além das necessidades propriamente ditas. Sobre o índice CEO-D (dentição decídua), o SB Brasil 2010 afirmou que:

“Aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente _____________, que é responsável por mais de _____ do índice. Diferenças são observadas entre as regiões, tanto no índice CEO-D, como em componentes específicos. A proporção de dentes cariados é sensivelmente maior nas regiões _______________, enquanto a de dentes restaurados é maior nas regiões _______________”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170133 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, à Atenção Básica compete assumir a responsabilidade pela detecção das necessidades, providenciar os encaminhamentos requeridos em cada caso e monitorar a evolução da reabilitação, bem como acompanhar e manter a reabilitação no período pós-tratamento. Considerando a complexidade dos problemas que demandam a rede de Atenção Básica e a necessidade de se buscar continuamente formas de ampliar a oferta e qualidade dos serviços prestados, recomenda-se:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3170132 Ano: 2024
Disciplina: Odontologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Jari-RS
Provas:

O Brasil registra, no início do século XXI, um quadro epidemiológico bucal que se caracteriza pela redução na prevalência e gravidade da cárie dentária em crianças e adolescentes. Parte expressiva desse importante avanço deve-se a medidas de saúde bucal adotadas em escala populacional, em especial aquelas com base no uso seguro de fluoretos. Essa redução é uma importante conquista, fruto do trabalho de gerações de trabalhadores em saúde bucal engajados na saúde pública/coletiva e, em especial, na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso país. De acordo com o Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil (2009), assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas