Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2093543 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

O Brasil colonial tem sido estudado da mesma maneira que a Lua era observada antes dos vôos espaciais: do lado que reflete o Sol, do lado de Portugal, da Espanha, da Europa. Incorporar os eventos transcorridos em Angola à narrativa dos eventos brasileiros é como descobrir o lado escondido da Lua, a metade oculta da história do Brasil. (Felipe de Alencastro, Tratado dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul). De acordo com o fragmento do texto de Felipe Alencastro, analise as assertivas abaixo:

I. Observar a história como quem observa a Lua antes dos vôos espaciais, isto é, percebê-la apenas pelo lado iluminado pelo Sol, significa dizer que há um pressuposto eurocêntrico presidindo a forma como estudamos a História do Brasil.

II. Criticar a postura eurocêntrica que articula o modo como temos estudado a História do Brasil significa negar a importância e o legado da Europa para a história nacional, reconhecendo outras histórias de nossas heranças americanas e africanas.

III. Descobrir “a metade oculta da história do Brasil” significa perceber que o conhecimento da história da África ou das populações ameríndias, além de expandir a ideia de história mundial, pode contribuir para a criação de outros conhecimentos históricos sobre outros espaços e populações negligenciados ou ideologicamente omitidos.

IV. O estudo da história do Brasil não precisa estar necessariamente integrado à história mundial para que ela seja compreendida em suas articulações com a história em escala mais ampla.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093541 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

A possibilidade de definição dos conteúdos escolares expressa certa autonomia do professor de história quanto à escolha de diferentes conteúdos para diferentes salas de aula. Esta escolha passa pela decisão de optar pelos chamados conteúdos tradicionais ou selecionar conteúdos específicos destinados a um público escolar oriundo de contextos culturais ou sociais distintos. E o ponto fundamental para a definição destes conteúdos passa pelo modo como o professor se coloca na relação entre as tendências historiográficas e a produção escolar, já que os critérios de definição dos conteúdos estão ligados diretamente à determinada concepção de história. De modo que sobre a relação entre os conteúdos escolares e as tendências historiográficas, podemos afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093232 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Sabemos que os primeiros homens a habitarem a América penetraram no continente em algum momento do Pleistoceno final, algo entre 2.000.000 e 10.000 anos antes do presente, e que o problema que se impõe aos pesquisadores tem sido desvendar quando e como teria acontecido esta chegada. Deste modo, sobre o ensino das diferentes teorias que procuram explicar a presença humana na América, é INCORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093227 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Sobre a Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo:

I. O período arcaico (VIII-VI a.C.) corresponde ao período de desenvolvimento da pólis e do surgimento da noção de cidadão livre contraposto ao escravo como mercadoria. É o período em que Esparta e Atenas aparecem como modelos de organização social.

II. O Oikós, a casa-família, é a instituição em torno da qual se organiza toda a vida social após a desagregação da realeza micênica. A oikonomia, isto é, a direção, a administração e o governo da casa-família constituem um atributo do chefe da família, o Anax, de modo que, neste período, a economia não diz respeito à gestão da cidade ou do Estado, mas sim da administração dos bens privados e às relações entre os chefes dessas famílias.

III. Durante o período micênico, a vida social aparece centralizada em torno do palácio, de modo que a figura do rei concentra e unifica todos os elementos do poder e aspectos da soberania.

IV. A Odisseia é o poema que conta os valores do oikós e da ética aristocrática.

V. A oligarquia militarista de Esparta e a democracia ateniense inspiraram as obras Odisseia e Ilíada, de Homero.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093226 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

A máscara, portanto, suscita muitas questões: por que a boca do sujeito negro deve ser presa? Por que ela ou ele deve ser silenciado? O que poderia dizer o sujeito negro se sua boca não fosse selada? O que o sujeito branco deveria ouvir? Há um medo apreensivo de que, se o sujeito colonial falar, o colonizador terá que escutar. Ele/ela seria forçado a um confronto desconfortável com as verdades dos “Outros”. Verdades que foram negadas, reprimidas e mantidas em silêncio, como segredos. Eu gosto dessa frase “quieto na medida em que é forçado a”. Essa é uma expressão das pessoas da Diáspora africana que anuncia como alguém está prestes a revelar o que se supõe ser um segredo. Segredos como a escravidão. Segredos como o colonialismo. Segredos como o racismo. No fragmento citado acima, Grada Kilomba analisa a imagem da escrava Anastácia, obrigada a viver com uma máscara cobrindo sua boca, no sentido de estender aos dias atuais práticas de violência contra a população negra características do período colonial brasileiro. Com base na análise de Grada Kilomba, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093225 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Sobre a relação entre as formas de compreensão das noções de tempo e periodização dos processos históricos, analise as assertivas abaixo:

I. Para a boa compreensão da noção de tempo histórico, é fundamental vincular as datações às explicações a respeito do que vem antes ou depois delas, ao que é simultâneo ou ainda sobre o tempo de separação dos fatos históricos, de modo que as datas sejam assumidas como pontos de referência para o entendimento dos acontecimentos históricos.

II. A forma linear de organização do tempo da história cronológica assume o caráter de história universal justamente por sua postura inclusiva frente a outras formas culturais de periodização.

III. Sob o ponto de vista didático, é fundamental possibilitar ao estudante a reflexão sobre o presente pelo estudo do passado, de modo que ele possa exercitar a capacidade de dimensionar a vida contemporânea em extensões de tempo.

IV. Um dos pontos centrais a ser problematizado na configuração do tempo cronológico é aquele que diz respeito à periodização, já que a “tradição escolar” tende a utilizar uma divisão de períodos organizados de acordo sob o ponto de vista eurocêntrico.

Quais estão INCORRETAS?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093224 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Sobre a conquista da América, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Às vésperas da conquista, os sistemas sociais indígenas não se encontravam isolados, mas articulados, local e regionalmente, em torno de vastas redes comerciais, das guerras e das migrações.

II. Do ponto de vista continental, havia, à época da conquista, certa homogeneidade nas formas de organização política e social entre as sociedades das chamadas terras altas e baixas.

III. O estudo das formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista favorece a identificação e a compreensão dos estudantes a respeito das formas de resistência indígena aos projetos de colonização.

IV. A incapacidade de adaptação aos padrões culturais dos colonizadores constituiu um fator fundamental para a dizimação das populações indígenas durante os processos de conquista e colonização da América.

V. Com relação ao desenvolvimento das competências específicas, o estudo da conquista e colonização da América tem como objetivo desenvolver a capacidade do estudante compreender as relações de poder e os processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093223 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Em relação ao mercantilismo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ideal do não intervencionismo estatal na economia foi um princípio fundamental para a formação do pensamento e das práticas mercantilistas em meados do século XV.

( ) Sob a ótica do ensino da História, o estudo das práticas mercantilistas proporciona aos estudantes a capacidade de compreensão dos processos de deslocamentos migratórios. Sobretudo, ajuda-os a perceber que, ainda que façam parte da experiência humana, estes processos podem ser estimulados, quando não forçados, por fatores políticos e econômicos.

( ) Ainda sob a perspectiva do ensino da História, no que diz respeito à circulação de pessoas, produtos e culturas, o estudo do desenvolvimento das rotas terrestres, fluviais e marítimas impulsionado pelas práticas mercantilistas, permite ao professor explorar as relações entre a economia e as transformações do meio natural.

( ) O modelo econômico conhecido genericamente como mercantilismo correspondeu a um esforço inicial dos Estados Nacionais para barrar o desenvolvimento do capitalismo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093222 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

A história faz-se com documentos escritos, sem dúvida (...) Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos se estes não existirem. (...) Toda uma parte e sem dúvida a mais apaixonante de nosso trabalho de historiador não consiste num esforço constante para fazer falar as coisas mudas e fazê-las dizer o que não dizem por si sós sobre os homens? (Lucien Febvre, Combats pour l’histoire.). No fragmento acima, Lucien Febvre chama a atenção para esta parte importante do trabalho do historiador que consiste em estender as possibilidades de leitura do mundo através da ampliação da natureza das fontes de que se utiliza. De tal modo, sobre o uso das imagens como fonte histórica, analise as seguintes assertivas:

I. Constituem-se como uma forma importante de evidência histórica, já que registram atos de testemunho ocular.

II. Nem toda imagem tem a capacidade de se tornar uma evidência histórica, visto que características importantes para a análise do historiador vinculam-se a suas qualidades estéticas.

III. A fotografia enquanto evidência histórica caracteriza-se por sua objetividade, visto que consistem em um reflexo puro da realidade.

IV. As imagens podem fornecer evidências para aspectos da realidade social que os textos passam por alto, pelo menos em algumas situações, como no caso das pinturas rupestres.

V. As imagens são particularmente importantes para historiadores das mentalidades porque podem testemunhar questões que dificilmente são colocadas em palavras.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2093221 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:

Analise o poema abaixo:

Fogo!... queimaram Palmares,

Nasceu Canudos.

Fogo!... queimaram Canudos,

Nasceu Caldeirões. Fogo!...

queimaram Caldeirões,

Nasceu Pau de Colher... E nasceram, e nascerão tantas outras comunidades

Que os vão cansar se continuarem queimando.

Porque mesmo que queimem a escrita

Não queimarão a oralidade.

Mesmo que queimem os símbolos,

Não queimarão os significados.

Mesmo que queimem nosso povo,

Não queimarão a ancestralidade.

(Antônio Bispo dos Santos, Colonização, quilombos, modos e significados).

O poema acima, escrito pelo mestre quilombola Antônio Bispo dos Santos, expõe a luta histórica dos povos chamados contra colonizadores (os povos originários da América e aqueles trazidos à força do continente africano) frente às ondas colonizadoras que incidem continuamente sobre seus territórios. Conforme Bispo nos mostra, estes povos resistem até hoje às investidas coloniais reconstituindo e recriando constantemente os seus modos de vida comunitários. Diante disso, e sob o ponto de vista do ensino de história, analise as competências ou habilidades específicas apresentadas abaixo:

I. A elaboração de questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a contextos históricos específicos valendo-se de diferentes linguagens.

II. A capacidade de visualização de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico.

III. A compreensão da historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais.

IV. A compreensão das contribuições variadas das diversas etnias em contato social durante tempo e espaço variados, assim percebendo os sincretismos, hibridismos e diversidades produzidas dos encontros étnicos.

Textos como o de Bispo – ao expressarem o ponto de vista histórico dos povos ditos contra colonizadores – permitem ao professor desenvolver quais competências ou habilidades específicas em sala de aula?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas